Retrospectiva 2011: Um ano agitado no Brasil

A Retrospectiva 2011 continua e hoje é dia de trazer o que foi notícia no Brasil durante o ano. Um ano marcado por mais uma tragédia causada pela natureza, pela pacificação de uma das principais favelas cariocas, mas marcado pela maior tragédia dentro de uma escola na história do país.

Lágrimas pelos mortos de janeiro




A presidenta Dilma e o governador Sérgio Cabral foram ver de perto o drama de famílias que perderam tudo por conta das chuvas na Região Serrana

Mal o ano de 2011 começou e as chuvas voltaram a fazer muitas famílias chorarem. A Região Serrana do Rio de Janeiro foi palco da maior tragédia natural da história do país. Ao todo, 900 pessoas perderam a vida nas enchentes que assolaram o Rio de Janeiro. As cidades mais atingidas foram Petrópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio e Teresópolis. Nova Friburgo foi a cidade que mais sofreu com as perdas humanas. Foram ao todo 400 vidas perdidas em meio à lama e o caos. Mais de 250 mm de chuvas em dois dias foram suficientes para causar a tragédia. Minas Gerais e São Paulo também sentiram os efeitos das enchentes. Em Minas, mais de 100 cidades entraram em estado de emergência, mais de 37 mil ficaram desalojadas, quatro nil ficaram desabrigadas e 23 pessoas morreram. Em São Paulo a cidade de Franco da Rocha ficou isolada depois de fortes chuvas que duraram dois dias.

Samba triste no carnaval carioca


Barracão de uma das escolas arde em chamas: prejuízo de R$ 9 milhões

No dia 7 de fevereiro um incêndio de grandes proporções destruiu barracões de três das 12 escolas de samba do Grupo Especial. As mais atingidas foram Portela, Grande Rio e União da Ilha. Os prejuízos somaram R$ 9 milhões. A LIESA decidiu que não haveria rebaixamento e assim o carnaval carioca teve seu samba tristemente atravessado.

Covardia de um louco motorista


Saldo da loucura: dez feridos e bicicletas destruídas

Um ato insano de um motorista chocou o país. Foi em Porto Alegre. Um motorista irresponsável atropelou um grupo de 100 ciclistas de um movimento que percorre a bicicleta as ruas do centro da cidade. 10 pessoas ficaram feridas. O autor da insanidade, Ricardo Neris espera julgamento e responde ao processo em liberdade.

FATO DO ANO: A Columbine Brasileira: Terror e morte em Realengo





Irmã de uma das vítimas de Wellington se desespera. Wellington morto e em imagem da Internet aponta uma arma: crime entra pra história do país como o maior e assassino alegou ter sofrido bullying, motivo pelo qual cometeu o ato insano

O dia 7 de abril de 2011 entrou pra história do Brasil como o dia em que um insano promoveu o maior massacre dentro de um recinto de estudo. Às 8:30 da manhã daquela quinta feira, Wellington Menezes de Oliveira, um ex- aluno entrava na escola municipal Tarso da Silveira em Realengo e alegava que iria dar uma palestra. Ele invadiu a escola armado com dois revólveres, um de calibre 38 e outro de 32 e iniciou o maior massacre de alunos. Ao todo 12 crianças morreram. O clima era de horror e pânico. A sala de aula virou poço de sangue. Alunos e professores entraram em desespero e avisaram a um grupo de agentes que faziam fiscalização. Policiais militares adentraram a escola. Wellington foi atingido por um disparo do PM Márcio Alves. O tiro atingiu a perna. Wellington então se suicidou atirando contra a própria cabeça. O crime chocou a sociedade. O jovem, misterioso deixou cartas e vídeos detalhando como planejou o assassinato alegando ter agido em nome dos humilhados. Ele alegou ter sofrido bullying. Logo foi localizado o homem que vendeu as armas ao assassino. Sob comoção, as crianças foram enterradas: quatro delas doaram seus órgãos. O crime teve imediata repercussão da mídia mundial e foi comparado com o caso que ocorreu em Columbine nos Estados Unidos em 1999 quando dois alunos mataram 13 pessoas e depois se suicidaram.

Homossexuais podem ter união estável

Em maio, decisão histórica do STF aprovou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Assim,os companheiros homossexuais tem os mesmos direitos dos heterossexuais. Em outubro, foi aprovado o casamento gay.

Tragédia no Lago Paranoá


Bombeiros tentam içar a embarcação que naufragou matando nove pessoas no lago Paranoá

O Lago Paranoá foi palco de uma tragédia sem precedentes. Na noite do dia 22 de maio a lancha Imagination com 122 pessoas a bordo naufragou em apenas três minutos. Nove pessoas morreram, dentre elas um bebê de 6 meses. Inquérito concluído em agosto apontou superlotação e os donos da lancha foram indiciados por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O barco tinha capacidade para 92 pessoas e no momento do acidente acontecia uma festa.

Caixas pretas são encontradas dois anos depois

As caixas pretas do avião da Air France que fazia o voo 447 que caiu no Oceano Atlântico em maio de 2009 foram encontradas. Segundo o relatório divulgado pelo BEA, as conversas entre o piloto e o co - piloto indicaram confusão nas informações. O acidente matou todos os 228 ocupantes do jato.

Rebelião de bombeiros 

Os bombeiros do Rio de Janeiro se revoltaram em junho e foram às ruas para reivindicar aumento de salário e melhores condições de trabalho. Depois da invasão, 400 bombeiros foram presos. O governador Sérgio Cabral sanciona no fim do mês projeto de anistia e a antecipação do reajuste de 5,8% á toda a categoria.

Animal enjaulado e solto


Edmundo deixa o flat algemado para ir à delegacia no momento de sua prisão

O ex - jogador Edmundo ficou 24 horas preso em junho. Preso em um flat, o agora comentarista de TV era considerado procurado pela justiça graças a um mandado de prisão. Em dezembro de 1995, o ex- jogador se envolveu em acidente que matou três pessoas. Edmundo foi julgado e condenado em 1999 à quatro anos e meio de prisão em regime aberto. Só que um habeas corpus de seus advogados o liberaram e o processo foi extinto.

Morto pela polícia


Faixa deixada por uma ONG lembra a morte de Juan, morto por PMs

O menino Juan Moraes de 11 anos foi morto pela Polícia por engano. O caso acontece no dia 20 de junho. Juan voltava pra casa junto com um amigo quando foi atingido por um tiro disparado por policiais que faziam uma operação militar em Nova Iguaçu. Quatro PMs foram presos preventivamente por serem suspeitos de matar o menino.

Velocidade e morte com carros de luxo


O saldo de uma tragédia: não sobrou nada do Tucson de Carolina que morreu no local

Duas mortes com carros de luxo chocaram a sociedade em julho. No dia 2, um motorista de um Porsche se choca com outro carro que estava com o sinal vermelho em uma rua da Zona Sul de São Paulo. A advogada Carolina Menezes Cintra, que dirigia o Tucson morreu no local. No dia 23, um outro caso choca a sociedade. Uma jovem que dirigia uma picape Land Rover perde o controle, bate no muro e atropela o administrador de empresas Victor Gurman que morre dois dias depois.

Bueiros que voam ao ar livre


Um dos bueiros que explodiu durante o ano: empresa foi apenas multada

Em 2011 o carioca teve que conviver com explosões misteriosas de bueiros. Num único dia, quatro bueiros explodiram em pleno centro financeiro do Rio de Janeiro. Três pessoas ficaram feridas. Os bueiros pertencem à Companhia de Energia Light que foi multada. Durante o ano vários casos se sucederam e há quatro mil bueiros. Você carioca, tome cuidado ao andar pela rua para não ser atingido por uma tampa de bueiro.

Tragédia em Recife


Destroços do avião da empresa aérea que caiu matando todos os ocupantes

No dia 13 de julho um avião da empresa aérea NoAr caiu em um terreno baldio entre a praia de Boa Viagem e o bairro de Piedade. O avião de pequeno porte caiu devido à falha mecânica. Ao todo, 16 pessoas morreram.

Ônibus tomado por bandidos

Na noite de 9 de agosto, um ônibus passava pela Avenida Presidente Vargas e foi cercado pela Polícia. Felizmente todos os reféns foram salvos e os bandidos presos.

Juíza linha dura é executada


Patrícia Acioli foi executada por ser uma juíza linha dura

Na noite do dia 11 de agosto, a juíza Patrícia Acioli foi morta à tiros quando se aproximava de sua casa em um condomínio na cidade de Niterói. O crime contra a juíza foi feito à mando de policiais. O mandante do assassinato, tenente - coronel Cláudio Luiz Oliveira foi detido junto de outros cinco policiais que participaram da ação.

Tragédia com bonde em Santa Teresa


Peritos analisam bonde que caiu matando cinco pessoas

No dia 27 de agosto, um bonde caiu no bairro carioca de Santa Teresa matando cinco pessoas. Segundo laudo feito pelo CREA apontou a falta de manutenção no equipamento como a causa provável do acidente. Os parentes das vítimas apontaram excesso de passageiros.

O maior engavetamento da Imigrantes


Caminhão destruído: um dos 300 carros destruídos na Imigrantes

No dia 15 de setembro, um mega engavetamento na Rodovia dos Imigrantes deixou um morto e 300 carros envolvidos. A colisão de um caminhão que transportava produtos inflamáveis e vários carros fizeram o maior engarrafamento que superou o engavetamento que deixou 68 pessoas mortas em 1977.

Shopping construído em meio à bomba relógio e restaurante vai pelos ares no Rio


Cenário de horror: Rua onde ficava o restaurante que explodiu virou entulho 

O Shopping Center Norte de São Paulo correu sérios riscos de explodir em setembro. O prédio construído nos anos 80 na área de um antigo lixão  onde está concentrado gás metano, um gás inflamável e explosivo foi parar na lista das áreas críticas da Cetesb. Depois de ficar interditado por alguns dias o shopping voltou a funcionar. Em outubro, um restaurante foi literalmente pelos ares no bairro do Centro do Rio matando quatro pessoas. O restaurante operava ilegalmente, sem alvará de funcionamento e segundo o Corpo de Bombeiros não tinha autorização para usar gás.

Menino comete loucura dentro da sala de aula


Rosicleide é levada pro hospital e escapou ilesa, já David não teve a mesma sorte

Menos de seis meses da tragédia de Realengo, a sociedade assistiu a mais um caso de tiro dentro da escola. David Nogueira, que era aluno do 4º ano atirou na professora Rosicleide Queiroz, de 38 anos e logo depois se matou com um tiro na cabeça. A arma pertencia ao seu pai, que é PM.

Mais um vexame do ENEM


Estudantes protestam contra mais uma irregularidade no ENEM

Pelo terceiro ano seguido, o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio é vítima de irregularidades. desta vez, a fraude foi o vazamento de 14 questões da prova por um colégio do Ceará. O MEC e o Colégio Christus confirmaram que as perguntas que estavam no exame foram aplicadas em um pré teste no ano de 2010. O MP do Ceará tentou invalidar o exame, mas o MEC determinou a anulação das questões apenas pros cearenses.

Estudantes ocupam a USP


Policiais tiveram trabalho para expulsar os estudantes da reitoria da USP

No começo de novembro, a USP foi invadida pelos estudantes. A reitoria foi tomada pelos alunos que protestaram a prisão de três alunos que fumavam maconha dentro do Câmpus. A Polícia chegou para retirar os alunos à força. Somente no dia 8, a Tropa de Choque da PM retirou os manifestantes. Ao todo, 72 alunos foram detidos e soltos depois de pagamento de fiança.

Cai o império de Nem e Rocinha é pacificada



A prisão do traficante Nem, que ousou desafiar a Polícia foi fundamental pra pacificação da favela que ganhou uma UPP

Novembro de 2011 entra pra história como o mês que acabou com o domínio de traficantes na Favela da Rocinha, a maior favela do Rio, só que antes no dia 6 houve a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Gélson Domingos, morto por um tiro disparado por traficantes enquanto cobria a operação militar na Rocinha. No dia 10 é preso o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na região, o homem mais procurado dentro do estado. Nem chegou a oferecer R$ 1 milhão aos PMs para não ser preso, mas não adiantou. A prisão de Nem foi feita no bairro da Lagoa e ele foi encontrado no porta malas.

Quatro dias depois a Polícia ocupa as favelas da Rocinha e Vidigal sem dar um único tiro sequer. A ação contou com forças das Polícias Civil, Federal e Militar com apoio das Forças Armadas. A Favela ganhou uma Unidade Pacificadora Policial. A ação contou com 20 mil homens e durou cerca de duas horas e meia.

Óleo vaza no Oceano Atlântico



Chevron perde o direito de explorar o Oceano depois de deixar vazar petróleo na Bacia de Campos.

Um vazamento de óleo no Campo de Frade em um poço da empresa americana Chevron acabou resultando em multas, informações desencontradas e um inquérito policial. Mais de 2,4 mil barris de petróleo vazaram no oceano Atlântico e a empresa foi proibida de realizar perfurações em poços e terá de pagar R$ 260 milhões em multas.

Amanhã a retrospectiva segue com os destaques internacionais num ano que virou de cabeça pra baixo.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
Se eu fosse dar destaque a uma das notícias, eu colocaria a tragedia de Realengo, que marcou o Brasil.
Mas outras como a prisão de Nem, marcaram este ano com coisas boas e infelizmente coisas ruins.