O mês em resumo: Tiranos caem no Oriente Médio e Ronaldo se aposenta

O mês de fevereiro vai terminando e o grande destaque é para a crise no Oriente Médio. A região está no centro do mundo, primeiro com o Egito, e agora com a Líbia. O mês também foi marcado pela aposentadoria de um dos maiores atacantes do futebol mundial.


Nasser Nasser/AP

E o povo se revoltou contra os ditadores. A onda de novos rumos começou primeiro na Tunísia em janeiro e logo chegou ao Egito. Depois de 30 anos no poder, Hosni Mubarak renuncia ao mandato em 11 de fevereiro. A população egípcia festejou a saída de Mubarak. Os militares assumem o governo de transição até as eleições de setembro. A onda se espalhou e chegou ao Bahrein onde a instabilidade cancelou a corrida de abertura da temporada da Fórmula 1. Agora é a vez da Líbia. O ditador Muammar Kadafi enfrenta a revolta da população. Os protestos contra o governo de Kadafi aumentam e o país começa a sofrer com as sanções impostas.


Em fevereiro um incêndio na Cidade do Samba destruiu três barracões a um mês do Carnaval carioca. As escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio foram as mais afetadas. Mais de 90% das fantasias e carros alegóricos viraram cinzas. A Liga Independente das Escolas de Samba decidiu que não haverá rebaixamento este ano e no ano que vem caem duas escolas para o grupo de acesso.


Na política, o Congresso Nacional tomou posse e o governo Dilma obteve sua primeira vitória ao aprovar o novo valor do salário mínimo: R$ 545, 00, mas ao mesmo tempo o governo anunciou um corte de R$ 50 bilhões no orçamento deste ano. Os concursos públicos estão suspensos, dentre eles o do Senado onde tentarei uma vaga, mas paciência.

Personagem do mês:


- Ronaldo: Aos 34 anos, as dores e o excesso de peso fizeram com que o Fenômeno abandonasse os gramados. Ronaldo revelou que sofre de hipotireoidismo.


Em fevereiro a Região Nordeste sofreu com um apagão de mais de 4 horas que deixou oito estados às escuras. Outros fatos tristes revoltaram o brasileiro neste mês: O assassinato da jovem Vanessa Moraes, a morte da menina Crystal no Rio de Janeiro e o covarde motorista que atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre.

Oscar Roberto Godói foi vítima de uma tentativa de assalto em São Paulo no dia 16 de fevereiro

Outro caso que chocou a sociedade foi o assalto ao ex- árbitro e comentarista Oscar Roberto Godói. Ele foi baleado no bairro de Perdizes, levou três tiros e ficou dez dias internado.

Moacyr Scliar (Neco Varella/Folhapress)

Fevereiro teve a morte do escritor Moacyr Scliar, aos 73 anos que em sua obra literária enfocou a imigração judaica no Brasil além de temas como socialismo, medicina e classe média.


No esporte, destaque para a luta do século do MMA que reuniu os brasileiros Anderson Silva, o melhor lutador de vale tudo da atualidade e Vitor Belfort. A luta durou três minutos. Anderson desferiu um poderoso chute no queixo de Belfort que caiu. A luta acabou e Silva comemorou muito. A inspiração para a vitória foi o ator americano Steven Seagal.


O polonês Robert Kubica sofreu um forte acidente durante a disputa de um rali na Itália. O carro bateu em um muro de uma igreja. Kubica sofreu fraturas na mão direita e passou por três cirurgias. Kubica está fora da temporada da Fórmula 1 e quem assume seu lugar na Lotus Renault é o alemão Nick Heidfeld que derrotou o brasileiro Bruno Senna.


Nas 500 milhas de Daytona, um jovem de apenas 20 anos de idade entrou pra história ao ser o mais jovem vencedor da grande corrida americana. Trevor Bayne virou o novo ídolo do automobilismo americano ao ser o mais jovem estreante a vencer a tradicional corrida.



E o Corinthians protagonizou um de seus maiores vexames ao ser eliminado na Pré Libertadores pelo Tolima da Colômbia. A derrota causou revolta dos torcedores que em um treino apedrejaram o ônibus da equipe. Roberto Carlos trocou o Timão pelo futebol russo e Ronaldo parou de jogar.

O Clube dos 13 rachou de vez. A entidade viu a debandada de sete times. Tudo por causa dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nos próximos três anos. A Rede Globo saiu do processo pois a proposta apresentada é inviável economicamente.


E a CBF reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. A entidade recuou na decisão. A polêmica Taça das Bolinhas foi entregue ao São Paulo, mas o Flamengo entrou na justiça para obter a posse do troféu.


Para fechar a retrospectiva do mês, a seleção sub 20 do Brasil carimbou o passaporte para as Olimpíadas de Londres no ano que vem ao conquistar o título sul americano da categoria. Neymar foi o craque do torneio.

Em março tem mais retrospectiva do mês.

Postar um comentário

3 Comentários

FABIOTV disse…
Olá, tudo bem? Realmente vivemos um momento histórico com a crise do Norte da África e Oriente Médio. Lembro da crise da URSS e lá estava Pedro Bial hehe.. Era uma espiadinha na queda do Muro de Berlim. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net
Mês treta esse !!! Que março seja melhor
Lucas disse…
Muitos acontecimentos, uma semana realmente movimentada... Lamento a morte do Sclyar!
Lucas -
www.portalcascudeando.blog.com