40 anos de Indy no Brasil: A perda de protagonismo e os novos tempos no pós reunificação

Kleber Nunes
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A série especial dos 40 anos da Indy no Brasil traz hoje no terceiro capítulo a fase pós reunificação e a diminuição da participação brasileira.




Em outubro de 2008 Hélio Castroneves foi acusado de sonegar impostos, foi julgado e absolvido em abril de 2009. Um mês depois ele ganhava pela terceira vez a Indy 500 e o Blog de knunes registrou o fato.

Hélio Castroneves enterra drama e vence pela terceira vez em Indianápolis
Hélio Castroneves está de alma lavada. Depois de passar por um drama sendo acusado de sonegar impostos e ser absolvido, o piloto de Ribeirão Preto faz história mais uma vez. Helinho venceu pela terceira vez as 500 Milhas de Indianápolis num roteiro digno de Hollywood. A vitória sepulta de vez o drama pessoal. Ao seu estilo, o Homem Aranha escalou pela terceira vez o alambrado do oval pra delírio do público. A corrida foi marcada por batidas com os outros brasileiros. Mário Moraes bateu no começo, Tony Kanaan bateu sem se machucar. Raphael Matos e Vitor Meira se envolveram em acidente. O piloto brasiliense foi encaminhado para o hospital. Na corrida, Helinho foi o primeiro, Dan Wheldon chegou em segundo e Danica Patrick chegou em terceiro, um resultado histórico para as mulheres em 93 edições disputadas. Foi a sexta vitória brasileira em Indianápolis. Hélio Castroneves já havia vencido em 2001 e 2002, antes Emerson Fittipaldi ganhou em 1989 e 1993. A última vitória brasileira tinha sido conquistada por Gil de Ferran em 2003. A próxima corrida da Indy será disputada no domingo que vem em Milwaukee.

Em julho de 2009 a Indy anunciava sua volta ao Brasil depois de dez anos. A corrida voltou a fazer parte do calendário e passou a ser disputada em um circuito de rua em São Paulo ganhando o nome de São Paulo Indy 300. A primeira edição da prova em 2010 foi marcada por falhas no asfalto e o piso teve de ser concretado durante a madrugada por falta de aderência. O australiano Will Power venceu a corrida e Vitor Meira subia ao pódio chegando em terceiro.

Em corrida caótica, Will Power vence São Paulo Indy 300 e Vitor Meira sobe ao pódio

Num GP caótico e eletrizante o australiano Will Power da equipe Penske levou a São Paulo Indy 300, abertura da temporada da Fórmula Indy. A corrida começou com confusão causada pela rodada do japonês Takuma Sato seguido de um impressionante acidente na largada envolvendo o brasileiro Mário Moraes que subiu em cima do carro de Marco Andretti causando preocupação no público. Felizmente Marco saiu ileso. A pista que estava escorregadia, virou sabão durante a torrencial chuva que caiu no circuito, principalmente na problemática reta do Sambódromo obrigando a paralisação da prova durante meia hora. Com a corrida reiniciada, a liderança ficou com Ryan Hunter Reay que travou boa briga com Ryan Briscoe e Power, mas a três voltas do final, Power assumiu a liderança no final da reta da Marginal para conquistar a vitória. Vitor Meira fez uma bela prova de retorno depois de ficar fora de boa parte da temporada passada e teve como recompensa um lugar no pódio chegando na terceira posição com Raphael Matos chegando logo atrás na quarta posição, Hélio Castroneves foi o nono colocado, Tony Kanaan foi o décimo e Bia Figueiredo chegou na 13ª posição. Mário Romancini abandonou depois de danificar a suspensão. A próxima corrida da temporada da Fórmula Indy acontecerá no dia 28 nas ruas de Saint Petersburg na Flórida

Na edição de 2011 a chuva obrigou a organização a adiar pro dia seguinte o complemento e houve o contraste dos carros de Indy dividirem a pista da Marginal Tietê com os carros comuns em plena segunda feira. Will Power levou a corrida de novo e repetiu o feito em 2012. A edição de 2013 acabaria sendo a última corrida em território brasileiro e a vitória foi do canadense James Hinchcliffe. Em setembro de 2014 era anunciada a nova sede das corridas no Brasil, Brasília. Veja aqui a publicação que fiz para anunciar a prova:

Brasília é confirmada como nova sede da Indy no Brasil

A Indy vai acelerar na capital do Brasil a partir de 2015. Brasília foi confirmada e será a nova sede da etapa brasileira da categoria e já tem data marcada: dia 8 de março de 2015. O Autódromo Nélson Piquet vai passar por uma grande reforma que será iniciada ainda este ano e que durará três anos. Para a corrida do ano que vem está prevista a instalação de seis arquibancadas móveis e a extinção do kartódromo na primeira etapa da reforma. O acordo firmado entre o GDF e a Indy Car prevê a realização de cinco corridas até 2019. O investimento previsto gira em torno de R$ 300 milhões. Brasília será a terceira cidade brasileira a receber corridas da categoria. Entre 1996 e 2000 o Rio de Janeiro sediou provas na antiga CART no extinto Autódromo de Jacarepaguá, depois São Paulo recebeu a categoria entre 2010 e 2013. Então que venha a Brasília Indy 300. Desde já fico na ansiedade pra comprar meu ingresso e ver de perto os carros andarem a 300 km/h.

No fim do texto dizia que eu já estava ansioso para comprar meu ingresso e assistir a corrida, mas tudo isso foi por água abaixo em janeiro de 2015 quando foi anunciado o cancelamento da prova.

Etapa da Indy em Brasília é cancelada 

Depois de quase 30 dias de férias o Blog de knunes está de volta para iniciar a temporada, mas para falar de uma notícia triste pros fãs da velocidade. A etapa brasileira da Fórmula Indy que seria realizada no dia 8 de março em Brasília foi cancelada. Nesta quinta feira a organização do evento soltou um comunicado avisando o cancelamento da prova por parte da Terracap, a Agência de Desenvolvimento do DF. Agora cabe aos organizadores devolver o valor pago pelos ingressos sendo que cinco dos dez setores já tinham ingressos esgotados. É de doer e lamentar. Um evento que eu esperava tanto não será mais realizado por pura politicagem. O Autódromo Nélson Piquet estava em obras para receber a prova, mas as obras foram suspensas depois que foram constatadas irregularidades na licitação e duplicidade de preços além do mais a crise financeira que o GDF atravessa também ajudou no cancelamento da prova, pois segundo o site Grande Prêmio houve desvio de dinheiro para outros fins. E eu que esperei 19 anos para ver ao vivo a IndyCar terei de esperar um pouco mais se é que a prova será realizada em 2016, pois o que temo é a Bandeirantes tomar uma multa por causa desse cancelamento. A verdade é que o governo anterior deixou Brasília na penúria e por isso mesmo o atual governo vem poupando esforços para equilibrar as contas mesmo tendo de deixar de pagar salários e teve de abrir mão de realizar a Universíade em 2019. Agora mais essa. Por isso mesmo não dá pra confiar em políticos. E assim nosso automobilismo caminha para um triste destino. Só tenho de lamentar por essa atitude.

No texto dizia que teria de esperar um pouco mais pra ver a corrida de Indy. Claro que fiquei frustrado demais, comprei os ingressos e acabei sendo ressarcido, olhe minha cara de tacho e frustração no dia que fui devolver os ingressos e ser reembolsado.



Sem sua corrida o Brasil começava a perder espaço e protagonismo na categoria. Em 2013 Tony Kanaan vencia finalmente a Indy 500, em 2014 o país vencia pela última vez e amargaria um enorme jejum até a etapa de Iowa de 2017 que foi vencida por Hélio Castroneves que no fim daquele ano deixa a categoria para correr nos protótipos. Tony Kanaan ficou correndo na equipe Foyt que era a pior do grid na época com Matheus Leist como companheiro de equipe. Em 2019 a Band anunciava a desistência das transmissões, ai veio 2020 e a pandemia de Covid -19 paralisou tudo e o campeonato começou em junho. Tony Kanaan correu pelo ultimo ano em tempo integral e de ultima hora a Band transmite o campeonato. 



2021 marca uma nova fase nas transmissões da Indy no Brasil com os direitos de transmissão sendo repassados à TV Cultura e em 30 de maio Helio Castroneves fazia historia vencendo a Indy 500 pela quarta vez. Helinho então correria as temporadas seguintes sem repetir o desempenho e no fim de 2023 deixa a categoria para se tornar sócio na Meyer Shank e este ano vai correr apenas a Indy 500 onde tentará se tornar o maior vencedor da prova já que ele está empatado com Rick Mears, Al Unser que faleceu em 2021 e AJ Foyt com quatro vitórias cada. 

Para 2024 o Brasil terá Pietro Fittipaldi que terá a honra de manter o país em evidência e esperamos que ele obtenha resultados satisfatórios com o carro da equipe Rahal/Letterman.

Amanhã vamos relembrar as corridas disputadas no Brasil.

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