40 anos de Indy no Brasil: Lembranças das corridas que rolaram no país

Kleber Nunes
By -
0

O capítulo de hoje de nossa série será especial pois vamos relembrar as 9 vezes que a Indy correu aqui no Brasil.

Em 1985 Emerson Fittipaldi iniciou a busca por parceiros para viabilizar a realização de uma etapa da Fórmula Indy no Brasil. Inicialmente foi cogitado o Autódromo de Interlagos em São Paulo e a corrida seria disputada no anel externo do antigo traçado de mais de 7 quilômetros inicialmente prevista pra 1988, mas a ideia não foi em frente. Outra praça que chegou a abrir negociações foi Brasília, mas foi o Rio de Janeiro o local escolhido em 1995. O Autódromo de Jacarepaguá estava abandonado e relegado a corridas locais e Fittipaldi se uniu ao empresário Jorge Cintra. A pista ganharia um circuito oval inicialmente num traçado de 2 quilômetros, mas a CBA interveio e exigiu a construção do traçado em 3 quilômetros. As obras foram feitas as pressas num espaço de três meses. O circuito oval em forma de trapézio foi batizado com o nome de Emerson Fittipaldi.










Em 17 de marco de 1996 a Indy ganhava o Brasil com a realização da primeira corrida de Fórmula Indy no pais, a Hollywood Rio 400 (400 quilômetros). Patrocinada pelo cigarro Hollywood que teve sua marca colada 385 vezes nos muros em toda a extensão da pista e 35 mil pessoas nas arquibancadas a primeira corrida terminou em festa verde amarela com vitória do saudoso André Ribeiro, a primeira depois da morte de Ayrton Senna. Foi também a única vitória do país na prova. O SBT atingiu picos de 29 pontos com audiência média de 23 pontos nessa que foi a maior audiência da história das transmissões.




Nos anos seguintes os gringos levaram a prova. Nos anos de 1997 e 1998 os pilotos canadenses fizeram a festa. Paul Tracy levou a prova de 97 que comecou bem com dois brasileiros na primeira fila e no ano seguinte o inesquecível Greg Moore venceu num show de arrojo. Em 99 o colombiano Juan Pablo Montoya faturou com sobras e nesse ano a prova mudava de nome passando a ser Telemar Rio 200 milhas. No ano 2000 teve a última edição que foi vencida pelo mexicano Adrian Fernández. Esta foi a última corrida do oval, pois o autódromo foi desfigurado em 2002 quando parte do circuito foi destruída e destinada a construção da Arena da Barra e anos mais tarde Jacarepaguá desapareceu de vez devido a criação do Parque Olímpico usado nos Jogos Olímpicos de 2016.

O Brasil esperou dez anos para ter a Indy de volta e em 2010 já com a categoria reunificada São Paulo foi escolhida a sede e em 14 de março foi realizada a primeira São Paulo Indy 300 no circuito desenhado em torno do Sambódromo do Anhembi e uma reta na Marginal Tietê. Ao todo foram quatro corridas disputadas e o australiano Will Power vence três seguidas sendo o maior vencedor em toda a história da corrida brasileira. Em 2013 a Indy corria pela ultima vez aqui e a vitória foi do canadense James Hinchcliffe. 

 

Em 2014 foi anunciado que Brasília seria a sede da etapa brasileira a partir de 2015. O autódromo Nelson Piquet iniciou a reforma, mas veio a ducha de agua fria com o cancelamento da corrida a poucos dias de sua realização e essa frustração não sai da minha memória pois seria a realização de um sonho, de assistir a uma corrida, coisa que talvez nunca mais possa acontecer por aqui, mas quem sabe um dia a Indy volte a correr por aqui.

Amanhã no penúltimo capítulo vamos relembrar das vozes que narraram corridas da Indy na TV brasileira.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!