Notinhas Olímpicas: Delegação brasileira começa a ganhar forma e Thiago Braz consegue liminar voltando a competir

Kleber Nunes
By -
0

Hora de mais um quadro Notinhas Olímpicas pois estamos a menos de um mês pro início das Olimpíadas.

A delegação brasileira vai sendo fechada e nesta semana vieram vagas às pencas. Começamos falando do skate que fechou sua equipe e o Brasil terá 12 atletas na disputa: no skate street teremos Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto no feminino e no masculino Kelvin Hoeffler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo, no skate park nosso time será composto por Dora Varella, Raicca Ventura e Isadora Pacheco pelas mulheres e pelos homens Pedro Barros, Luigi Cini e Augusto Akio. E um alento pra nossa fadinha: Momiji Nishiya, campeã olímpica em Tóquio não se classificou e portanto o caminho pra medalha de ouro fica mais aberto que nunca. 

Na ginástica o Brasil também fechou equipe. Serão sete atletas no time com destaque para Rebeca Andrade, dona de duas medalhas em Tóquio. A campeã olímpica no salto está no time junto de Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares. Os homens serão representados por Arthur Nory, bronze no solo na Rio 2016 e Diogo Soares. A ausência será Arthur Zanetti que operou o bíceps rompido e não vai disputar sua quarta olimpíada da carreira. A equipe de ginástica será a primeira a embarcar pra França pois a viagem será no dia 6 de julho para o período de aclimatação em Troyes, a 160 km de Paris. As competições se iniciam no dia 27.

O judô também fechou equipe. Serão 13 atletas e os últimos nomes da lista foram anunciados esta semana, antes 11 nomes haviam sido convocados em abril na primeira chamada, agora foram chamadas Natasha Ferreira (48 kg) e Ketleyn Quadros (63 kg), medalhista de bronze em Pequim, ambas via cota continental. O número é o mesmo de Tóquio e o Brasil só fica atrás do Japão e da França, o país sede que vão competir em todas as categorias. 

 

No tênis mais uma vaga foi confirmada: Thiago Wild jogará na chave masculina de simples e nas duplas femininas Bia Haddad e Luísa Stefani será a dupla do país na chave de simples. No ciclismo BMX teremos como representantes Paola Reis e Gustavo Oliveira, o Bala Loka.  A delegação chega a 259 atletas.

O vôlei feminino terminou a Liga das Nações em quarto lugar. A seleção depois de permanecer 13 jogos invicta perdeu a semifinal pra seleção do Japão por 3 sets a 2 e a disputa do terceiro lugar pra Polônia pelo mesmo placar. As duas seleções são as adversárias do Brasil na fase de grupos, aliás foram divulgadas as datas e os horários dos jogos do torneio feminino. O Brasil estreia no dia 29 contra o Quênia às 8 da manhã, no dia 1º de agosto novo encontro com as japonesas no mesmo horário e no dia 4 de agosto às 4 da tarde enfrentaremos as polonesas, já a seleção masculina terá pedreira pela frente. O sorteio dos grupos colocou o time de Bernardinho no grupo B com Polônia que ontem eliminou a seleção da Liga das Nações, Itália e Egito. Os jogos de vôlei serão disputados na Arena Paris Sul 1.

Reviravolta no caso Thiago Braz: A Corte Arbitral do Esporte concedeu liminar atendendo recurso do advogado do atleta e o saltador foi liberado pra competir no Troféu Brasil que começou ontem em São Paulo e vai até domingo e precisa atingir o índice acima de 5,82 m pra se classificar pra Paris. Thiago havia sido flagrado no exame antidoping pelo uso de ostarina e suspenso por 16 meses. Thiago Braz tem no currículo duas medalhas olímpicas, a de ouro nos jogos do Rio em 2016 e a de bronze nos jogos de Tóquio. 

Crise no basquete feminino. Depois da demissão de Diego Falcão que era preparador físico motivada por postagens defendendo a proibição do aborto tardio que pode virar lei no Congresso agora foi a vez de José Neto pedir demissão. Ele decidiu sair em solidariedade a Diego Falcão. Uma nova comissão técnica será formada visando o pré qualificatório pro mundial da Alemanha, lembrando que a seleção feminina não se classificou pra Paris. 

Lembram daqueles dois remadores, Evaldo Mathias e Piedro Xavier que abriram mão de disputar o pré olímpico de remo da Suíça pra se transformarem em voluntários e ajudarem as vítimas da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul mês passado? Pois é, a Confederação brasileira de remo enviou uma carta à federação internacional da modalidade reivindicando a vaga no skiff duplo, só que a entidade negou o pedido alegando não poder abrir uma exceção. A prova do skiff duplo está fora a partir da próxima edição em Los Angeles e isso pode ter significado a última oportunidade.  

Falando em Los Angeles que é a próxima edição daqui a quatro anos tem uma mudança histórica. O atletismo que tem suas provas realizadas na segunda semana do evento vão ocorrer na primeira semana dos jogos de 2028. A mudança é significativa, pois geralmente as provas da natação são sempre na primeira semana e o atletismo ocorre na segunda semana. A intenção é atrair mais audiência, mais uma inovação que a cidade traz pra Olimpíada, pois foi em 1932 na primeira vez que sediou que foi adotado o formato de disputa que permanece desde então com duas semanas de disputa. A terceira edição das Olimpíadas na Califórnia começará em 14 de julho de 2028.


A menos de 30 dias Paris começa a entrar no clima e nesta semana foi feito um evento teste na pista de atletismo do Stade de France. O evento testou as condições dos equipamentos e foi considerado sucesso, já o Rio Sena vira motivo de preocupação. As mudanças climáticas dos últimos meses atrapalharam a limpeza do rio que segue impróprio pra banho e os testes sequer foram feitos, tudo culpa das chuvas que entre janeiro e março deste ano chegaram à média de precipitação recorde de 250 mm superando a marca de 1995 com 230 mm. Um outro motivo de preocupação é em relação ao calor e esta pode ser a olimpíada mais quente da história devido à série de anomalias climáticas no planeta principalmente ano passado causadas pelo fenômeno climático El Niño.

Sexta que vem tem mais uma edição do quadro. Faltam 28 dias pro início da Olimpíada de Paris.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
Semana em Resumo: As primeiras polêmicas do novo mandato de Donald Trump e o momento histórico do cinema nacional

Semana em Resumo: As primeiras polêmicas do novo mandato de Donald Trump e o momento histórico do cinema nacional

O quadro Semana em Resumo está de volta e na primeira edição de 2025 destaque para as primeiras medidas do novo governo…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!