O quadro Semana em Resumo está de volta e na primeira edição de 2025 destaque para as primeiras medidas do novo governo de Donald Trump e pela histórica indicação tripla de Ainda estou aqui.
1 - Governo Trump II: Donald Trump tomou posse esta semana e suas primeiras medidas já causaram polêmica. No clima retirou os EUA do Acordo de Paris, abandonou a OMS na saúde e perdoou 1,5 mil pessoas envolvidas na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Outras medidas polêmicas são na questão da imigração com o envio de tropas até a fronteira com o México que já prendeu mais de 500 pessoas e um grupo de brasileiros deportados voltaram ao país, a retomada do controle do Canal do Panamá e o decreto que determinou a existência de dois gêneros: masculino e feminino.
2 - Cessar fogo no Oriente Médio: Depois de 15 meses Israel e Hamas interromperam o conflito com a libertação dos primeiros reféns que estavam na mão dos terroristas. Milhares de palestinos atravessaram a Faixa de Gaza e voltam a um cenário destruído tentando recomeçar suas vidas.
3 - Caso Moro: A Justiça do Paraná condenou oito pessoas pelo planejamento do sequestro do senador, ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro. As investigações apontam o envolvimento com o PCC e todos foram condenados a penas que variam de 5 a 14 anos de reclusão nos crimes de organização criminosa e tentativa de extorsão mediante sequestro.
4 - Tragédia por envenemamento: Morreu a quinta vítima de envenenamento no Piauí. Identificada como Maria Gabriela da Silva ela não resistiu às complicações. O caso ocorreu nos primeiros dias deste ano quando a família ingeriu arroz contaminado com terbufós, produto químico similar ao chumbinho e estava presente no baião de dois que foi preparado na noite anterior. Cinco pessoas da mesma família morreram entre eles a mãe, dois irmãos e o tio.
5 - Indicação histórica: Ainda estou aqui, filme de Walter Salles foi indicado em três categorias do Oscar: melhor filme, fato inédito, melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Torres. O feito é histórico e prova de que o cinema nacional tem sim condições de trazer um Oscar. A cerimônia será dia 2 de março.
Imagem da semana
Donald Trump já começou causando polêmica com suas medidas e numa missa a bispa de Washington Marian Edgar Budde deu um sermão no presidente americano que não gostou e pela cara dele dá pra ver. Ela pediu a Trump misericórdia às minorias LGBTQIA+ e Trump retrucou, claro dizendo que ela foi desagradável.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.