A história das eleições na redemocratização: FHC é o primeiro presidente reeleito e urna eletrônica estreia no pleito de 1998

Kleber Nunes
By -
1

Continuamos nossa série especial sobre as eleições presidenciais pós redemocratização e hoje vamos relembrar a eleição presidencial de 1998.

FHC toma posse em 1º de janeiro de 1995 fundamentado no sucesso do Plano Real e prometeu estabilizar a economia. Inicialmente o Plano Real surtiu efeito e sem choques conseguiu debelar o tão temido dragão da inflação. O governo de FHC conseguiu realizar reformas políticas e econômicas seguindo a cartilha do neoliberalismo dentre as quais destaca-se a quebra do monopólio da Petrobras, por outro lado surgiram críticas à privatização da Vale do Rio Doce e do sistema Telebrás, o desemprego cresceu e a economia dava sinais de recessão e ainda por cima teve crises cambiais em Hong Kong e na Rússia. 


Em janeiro de 1997 diante de controvérsias foi aprovada a emenda constitucional da reeleição que permitia aos ocupantes de cargos no Poder Executivo se reeleger. A constitucionalidade do projeto foi discutida e depois da aprovação veio à tona denúncias de parlamentares que eram da base aliada de terem vendido os votos para aprovar a emenda na Câmara dos Deputados. 1998 começou com luto para FHC que perde seus dois pilares: o presidente da Câmara dos Deputados Luís Eduardo Magalhães e o ministro das Comunicações Sérgio Motta.

 


A campanha foi morna, mas o suficiente para o eleitor acreditar nas palavras do presidente em meio à crise na Rússia insistindo na ideia de a troca no comando do país afetaria a continuidade do Plano Real e a estabilidade econômica. Lula formou chapa com Leonel Brizola e juntos fizeram críticas às políticas neoliberais de FHC. Uma coligação de partidos de centro-direita liderada pelo PSDB e PFL somadas a parte do PMDB formou a maior coligação eleitoral da história das eleições. Por dar atenção à crise internacional FHC se recusou a participar de debates e não tivemos nenhum debate entre os candidatos.

Se a eleição de 98 não teve jingles marcantes pelo menos teve um slogan que pegou: Contra Burguês vote 16, o slogan era do candidato Zé Maria do PSTU e fazia uma dura crítica ás políticas neoliberais do governo.

Lista dos candidatos a presidente na eleição de 1998

  • Luís Inácio Lula da Silva (PT)
  • Zé Maria (PSTU)
  • Thereza Ruiz (PTN)
  • Sérgio Bueno (PSC)
  • Ciro Gomes (PPS)
  • José Maria Eymael (PSDC)
  • Vasco Neto (PSN)
  • Brigadeiro Ivan Frota (PMN)
  • Alfredo Sirkis (PV)
  • FHC (PSDB)
  • Enéas Carneiro (PRONA)
  • Vasco Neto (PT do B)

A votação foi no dia 4 de outubro e pela primeira vez foi usada a urna eletrônica, novidade implantada na eleição municipal de 1996. A urna eletrônica armazena os votos em disquetes e os resultados são apurados bem rapidamente, mas em 98 ela não foi totalmente implantada, ainda tinha localidade que votou na velha cédula de papel. O eleitorado decidiu dar voto de confiança e reelege Fernando Henrique que com 53% dos votos vence de novo em primeiro turno, Lula teve 31%, Ciro 7% e Enéas 2%. 










Aqui trago as manchetes de jornais e revistas sobre a notícia.

Na quarta vamos destacar a eleição presidencial de 2002, a primeira deste século.

Postar um comentário

1Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

  1. Olá, tudo bem? O meu primeiro voto para presidente foi para Fernando Henrique Cardoso. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
Postar um comentário
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!