Continuamos nossa série especial sobre as eleições presidenciais pós redemocratização e hoje vamos relembrar a eleição presidencial de 1998.
FHC toma posse em 1º de janeiro de 1995 fundamentado no sucesso do Plano Real e prometeu estabilizar a economia. Inicialmente o Plano Real surtiu efeito e sem choques conseguiu debelar o tão temido dragão da inflação. O governo de FHC conseguiu realizar reformas políticas e econômicas seguindo a cartilha do neoliberalismo dentre as quais destaca-se a quebra do monopólio da Petrobras, por outro lado surgiram críticas à privatização da Vale do Rio Doce e do sistema Telebrás, o desemprego cresceu e a economia dava sinais de recessão e ainda por cima teve crises cambiais em Hong Kong e na Rússia.
Em janeiro de 1997 diante de controvérsias foi aprovada a emenda constitucional da reeleição que permitia aos ocupantes de cargos no Poder Executivo se reeleger. A constitucionalidade do projeto foi discutida e depois da aprovação veio à tona denúncias de parlamentares que eram da base aliada de terem vendido os votos para aprovar a emenda na Câmara dos Deputados. 1998 começou com luto para FHC que perde seus dois pilares: o presidente da Câmara dos Deputados Luís Eduardo Magalhães e o ministro das Comunicações Sérgio Motta.
A campanha foi morna, mas o suficiente para o eleitor acreditar nas palavras do presidente em meio à crise na Rússia insistindo na ideia de a troca no comando do país afetaria a continuidade do Plano Real e a estabilidade econômica. Lula formou chapa com Leonel Brizola e juntos fizeram críticas às políticas neoliberais de FHC. Uma coligação de partidos de centro-direita liderada pelo PSDB e PFL somadas a parte do PMDB formou a maior coligação eleitoral da história das eleições. Por dar atenção à crise internacional FHC se recusou a participar de debates e não tivemos nenhum debate entre os candidatos.
Se a eleição de 98 não teve jingles marcantes pelo menos teve um slogan que pegou: Contra Burguês vote 16, o slogan era do candidato Zé Maria do PSTU e fazia uma dura crítica ás políticas neoliberais do governo.
Lista dos candidatos a presidente na eleição de 1998
- Luís Inácio Lula da Silva (PT)
- Zé Maria (PSTU)
- Thereza Ruiz (PTN)
- Sérgio Bueno (PSC)
- Ciro Gomes (PPS)
- José Maria Eymael (PSDC)
- Vasco Neto (PSN)
- Brigadeiro Ivan Frota (PMN)
- Alfredo Sirkis (PV)
- FHC (PSDB)
- Enéas Carneiro (PRONA)
- Vasco Neto (PT do B)
A votação foi no dia 4 de outubro e pela primeira vez foi usada a urna eletrônica, novidade implantada na eleição municipal de 1996. A urna eletrônica armazena os votos em disquetes e os resultados são apurados bem rapidamente, mas em 98 ela não foi totalmente implantada, ainda tinha localidade que votou na velha cédula de papel. O eleitorado decidiu dar voto de confiança e reelege Fernando Henrique que com 53% dos votos vence de novo em primeiro turno, Lula teve 31%, Ciro 7% e Enéas 2%.
Aqui trago as manchetes de jornais e revistas sobre a notícia.
Na quarta vamos destacar a eleição presidencial de 2002, a primeira deste século.
Olá, tudo bem? O meu primeiro voto para presidente foi para Fernando Henrique Cardoso. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir