Top 10 Olímpico Brasil: A saga árdua do futebol do Brasil antes do bicampeonato olímpico

Kleber Nunes
By -
0

No capítulo de hoje do Top 10 Olímpico Brasil destacaremos a saga árdua do futebol olímpico brasileiro até conquistar o ouro olímpico no Rio. 

O futebol brasileiro penou até chegar aos jogos de 2016 pra conquistar a medalha de ouro. Nossa primeira participação nos jogos olímpicos foi em Helsinque em 1952 quando terminou em quinto lugar, nos jogos de Roma foi sexto, nono colocado em Tóquio e 13º no México. Nos jogos de 1972 em Munique o Brasil colecionou vexames como as derrotas pro Irã e pra Dinamarca e caiu na primeira fase. Em Montreal 1976 o Brasil pela primeira vez chegava à semifinal, perdeu pra Polônia e na disputa pelo bronze caiu diante da União Soviética. Nesse time estiveram jogadores que depois disputariam Copas do Mundo como o goleiro Carlos, titular em 1986, o lateral Júnior,o zagueiro Edinho e o meio campista Batista. O Brasil não disputou os jogos de Moscou pois foi eliminado no Pré Olímpico.

Nossa primeira medalha no futebol veio nos jogos de Los Angeles em 1984. Naquela Olimpíada os países socialistas boicotaram o evento e pela primeira vez a FIFA autorizava a participação de jogadores profissionais já que o torneio então era disputado por amadores. A base do time era o Internacional de Porto Alegre e o treinador era Jair Picerni. O time passou tranquilo pela fase de grupos, nas quartas de final venceu o Canadá nos pênaltis com Gilmar pegando duas cobranças, na semifinal venceu a Itália, mas na final perdeu pra França por 2 x 0 e ficou com a medalha de prata. Naquele time se destacariam dois jogadores que dez anos depois seriam tetracampeões nos Estados Unidos: o goleiro Gilmar Rinaldi e o meio campo Dunga. 

A segunda medalha de prata viria nos jogos de Seul em 1988. Nesse time estavam jogadores que formaram a base do tetra em 1994 dentre os quais o goleiro Taffarel que pegou três pênaltis contra a Alemanha na semifinal e a dupla mortal no ataque: Bebeto e Romário. Na decisão contra a URSS saímos na frente com o gol do Baixinho, mas tomamos a virada na prorrogação e mais uma vez o sonho do ouro foi adiado. Em Barcelona ficamos de fora com um time que tinha a promessa Dener que infelizmente se foi em 1994.

Em Atlanta 96 o futebol brasileiro chegou com toda pompa pra levar o ouro no futebol tendo o saudoso Zagallo no comando e tetracampeões como Bebeto e um jovem e promissor Ronaldo, na época Ronaldinho o Brasil começou mal perdendo na estreia pro Japão, se recuperou e chegou à semifinal contra a Nigéria e o jogo foi dramático. O Brasil chegou a abrir 3 x 1 no primeiro tempo e só precisava administrar o resultado no segundo tempo, mas aí os nigerianos foram com garra buscar o resultado e levar o jogo pra prorrogação com morte súbita e na morte súbita Kanu fez o gol que tirou o Brasil da final, só restou lutar pelo bronze que veio com goleada em cima de Portugal. Tamanha arrogância fez com que os jogadores recebessem a medalha de bronze antes da cerimônia oficial de premiação porque não iriam usar o uniforme da empresa que fornecia os materiais esportivos pro COB. 

Vexame mesmo foi em Sydney 2000. A seleção então treinada por Vanderley Luxemburgo foi eliminada nas quartas de final pela seleção de Camarões que jogou com dois a menos e de novo na morte súbita. Num time que tinha como astro Ronaldinho Gaúcho o Brasil teve a façanha de sucumbir a um adversário que era inferior, mas tinha garra e essa derrota somados à escândalos levou Luxa a ser demitido da seleção depois do fiasco. Ele abriu mão de levar três jogadores acima de 23 anos pois alegava que o plantel seria capacitado pra conquistar o ouro na Austrália. 

Depois do fiasco de não se classificar pra Atenas o Brasil voltava à uma Olimpíada nos jogos de Pequim e de novo caímos na semifinal, desta vez tomamos um baile da Argentina que venceu por 3 x 0 e restou ao time brigar pelo bronze e ganhamos da Bélgica ficando com o bronze. Nos jogos de Londres em 2012 a seleção contou com Neymar e dirigida por Mano Menezes chegou à final pela terceira vez, mas sucumbiu a seleção do México que com dois gols de Oribe Peralta adiava pra 2016 a conquista do ouro olímpico. Agora depois do bicampeonato estamos fora do torneio masculino de futebol, pois perdemos pra Argentina e não vamos pros jogos de Paris onde teríamos Endrick e cia tentando o tri. 

Quinta que vem destacaremos a geração de prata do vôlei e a histórica medalha de prata em Los Angeles 84.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!