A semana que passou trouxe a sequência do drama das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul e a reconstrução levará meses.
1 - Cheias no Rio Grande do Sul: As cheias já mataram 156 pessoas e aos poucos o nível do Rio Guaíba vai baixando e a última medição registrou o nível atingindo 4,54 m. Nesta semana o governo federal sancionou medida que suspende as dívidas do estado por três anos liberando R$ 11 bilhões do caixa para investimento em medidas de resgate e contenção e o governador Eduardo Leite prometeu a criação de quatro cidades provisórias para os desabrigados. Com as águas baixando de nível já aparecem mostras de destruição e os estragos foram muitos, além disso podem haver casos de contaminação por leptospirose. O aeroporto Salgado Filho ficará fechado até setembro pois parte das pistas de pouso e decolagem está submersa e há problemas no setor elétrico.
2 - Demitido: Jean Paul Prates foi demitido da presidência da Petrobras e em seu lugar foi nomeada Magda Chambriard que no governo de Dilma Rousseff foi presidente da ANP. A saída de Prates depois de longos meses de fritura é uma vitória da ala intervencionsta do governo. No dia seguinte à demissão de Prates a empresa teve queda nas ações e perdas no valor de R$ 35 bilhões.
3 - Analfabetismo no Brasil: Pesquisa do IBGE via censo de 2022 registra que o Brasil chegou ao menor índice de analfabetos da história, 7% da população, já o número de pessoas que não sabem ler e escrever é de 11 milhões e a concentração de analfabetos é maior no Nordeste e nas populações indígenas.
4 - Tony Ramos: O ator Tony Ramos recebeu alta da UTI e está no CTI depois de passar por uma cirurgia intracraniana motivada por um sangramento. Tony Ramos tem 75 anos e ele vinha queixando de dores de cabeça durante as gravações da novela Terra e Paixão ano passado.
5 - Atentado na Eslováquia: Robert Fico, premiê da Eslováquia continua internado em estado grave após ser vítima de tentativa de assassinato na última quarta-feira. Cinco tiros foram disparados contra ele e um atingiu o abdômen. Ele foilevado ao hospital e segue internado.
Imagem da semana
O Cristo Redentor ganhou neste sábado uma proteção virtual de flores amarelas e laranjas para celebrar o Maio laranja, uma campanha de combate ao crime e hoje é dia da conscientização ao abuso infantil
O quadro retorna no sábado que vem.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.