A semana que passou teve como grande destaque o terremoto que matou e destruiu na Turquia e na Síria.
1 - Terremoto: O tremor de magnitude 7.8 devastou a Turquia e a Síria no começo da semana e até agora já passa de 22 mil o número de mortos, mas a OMS alertou que o número pode passar dos 40 mil. Várias cidades dos dois países foram devastadas pelo tremor que é o pior e mais mortal terremoto dos últimos 80 anos. Vários países entre eles o Brasil enviaram equipes de ajuda humanitária na busca por desaparecidos e a corrente de salvação se formou. Várias imagens de bebês e crianças que sobreviveram correm o mundo nessa que é a pior tragédia da história.
2 - O primeiro encontro: Os presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Joe Biden se encontraram ontem na Casa Branca e marcou a reaproximação de Brasil e Estados Unidos. Lula e Biden prometeram estabelecer uma governança global na questão do clima e do Fundo Amazônia. Lula ainda defendeu a criação de uma instância internacional para solucionar o conflito entre Rússia e Ucrânia e reforçou o compromisso com a democracia, já que os dois países tiveram ataques antidemocráticos nos dois últimos anos.
3 - Livre de uma vez: O STF libertou o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral que deixa a prisão domiciliar podendo circular com tornozeleira e sendo obrigado a comparecer mensalmente à justiça. Condenado na Lava Jato a penas que passam dos 400 anos de prisão Cabral passou seis anos na prisão até ser libertado em dezembro do ano passado e era o último preso da Lava Jato.
4 - Fim de feira: A Livraria Cultura teve sua falência decretada pela justiça mesmo depois de entrar com pedido de recuperação judicial desde 2018. As dívidas passavam dos R$ 285 milhões e o plano foi descumprido motivando a decisão judicial. A livraria tinha duas lojas físicas em São Paulo e Porto Alegre e funcionava nos canais digitais.
5 - Recordista de pontos: O jogador de basquete LeBron James do Los Angeles Lakers se tornou nesta semana o maior pontuador da história da NBA ao ultrapassar Kareem Abdul- Jabbar e agora tem 38.390 pontos anotados na carreira e a marca anterior durou quatro décadas.
Imagem da semana
A imagem desta semana é triste e simboliza muito bem a dor de um pai. O fotógrafo turco Adem Altan fotografou um homem sentado no meio dos escombros segurando a mão da filha de 15, morta no terremoto em Karamamaras, epicentro do tremor. A cena correu o mundo e é o mais puro retrato da tragédia que devastou turcos e sírios.
Sábado que vem o quadro retorna.
E mais uma notícia triste dessa tragédia devastadora na Turquia. Morreu a mulher que ficou 100 horas soterrada nos escombros numa das cenas mais impactantes desse desastre.
ResponderExcluir