A última edição do ano do quadro Semana em Resumo traz o rescaldo do pós eleição e a soltura de Sérgio Cabral.
1 - Pós-eleição: Lula e Geraldo Alckmin foram diplomados no começo da semana presidente e vice-presidente eleitos em cerimônia no TSE oficializando o fim do processo eleitoral habilitando ambos a tomarem posse no próximo dia 1º de janeiro. Nesta semana Lula anunciou novos nomes dentre os quais a cantora Margareth Menezes como nova ministra da cultura e Aloízio Mercadante como presidente do BNDES. Já no lado de Bolsonaro começaram a movimentação de caminhões de mudança no Palácio da Alvorada e no Palácio do Planalto onde pertences são levados. O mandato de Bolsonaro termina no dia 31 de dezembro.
2 - Baderna em Brasília: Horas depois da diplomação Brasília virou inferno. Revoltados com a prisão do líder indígena José Acácio Tsere Xavante bolsonaristas resolveram fazer o inferno depredando edifícios e queimando carros e ônibus. O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão dos arruaceiros, dias depois houve uma operação que prendeu quatro pessoas que são acusadas de financiar os atos antidemocráticos.
3 - Solto: O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi solto e deverá cumprir prisão domiciliar a partir de segunda feira. A sua soltura foi determinada pelo ministro do STF Gilmar Mendes que revogou a prisão preventiva. Ele está preso desde 2016 quando foi condenado a penas que somam mais de 400 anos de prisão por um processo gerado por um desdobramento da Lava Jato.
4 - Marco da ciência: O departamento de energia dos Estados Unidos anunciou esta semana o avanço em um método de fusão nuclear que gera energia limpa sem impactar as usinas nucleares. O processo é chamado de ignição da fusão nuclear e consiste em ter ganho de energia líquida, ou seja extrair mais energia que o necessário para alimentar o sistema.
5 - Twitter em polvorosa: Um dia depois de ter suspensas oito contas de jornalistas americanos no Twitter o bilionário e dono Elon Musk teve de reativar as contas depois de uma avalanche de críticas vindas de vários governos e entidades. Musk publicou uma enquete perguntando que as contas deveriam ser recuperadas e a maioria decidiu pela reativação imediata.
Imagem da semana
Um aquário em Berlim na Alemanha virou notícia esta semana. A redoma de vidro se rompeu com mais de 1 milhão de litros d'água que segundo a prefeita da capital alemã gerou um verdadeiro tsunami. Mais de 1500 peixes de 100 espécies diferentes morreram e duas pessoas ficaram feridas devido aos estilhaços de vidro lançados com o impacto.
A temporada do quadro em 2022 termina aqui e retornará em 28 de janeiro de 2023.
Olá, tudo bem? Estou indignado com essa decisão da Justiça com Sergio Cabral... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir