Semana em Resumo Especial: O balanço da eleição no primeiro turno

Kleber Nunes
By -
0

Hoje o quadro Semana em Resumo será em dose dupla, primeiro um balanço do primeiro turno da eleição e na sequência a edição normal.





1 - Segundo turno entre Lula x Bolsonaro: O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro voltarão a se enfrentar no segundo turno no dia 30. O petista venceu o primeiro turno com 48% contra 43% do adversário numa mostra da força do bolsonarismo, mas a missão do presidente não será fácil pois precisará de 6 milhões de votos para virar o jogo. Na luta por apoios Lula conta com o PDT e Ciro Gomes, a senadora Simone Tebet do MDB, terceira colocada e políticos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a turma de economistas que criou o Plano Real enquanto Bolsonaro tem apoio de governadores eleitos em primeiro turno como Romeu Zema, Cláudio Castro, Ratinho Júnior, Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado.

2 - Um Congresso conservador: A onda bolsonarista chegou ao Congresso onde foram eleitos parlamentares ligados ao presidente Jair Bolsonaro. No Senado estarão ex-ministros como Marcos Pontes (SP), Damares Alves (DF), Tereza Cristina (MT), Sérgio Moro (PR) e o atual vice Hamilton Mourão (RS). Na Câmara o mais votado em todo o Brasil foi um deputado da base de apoio do presidente, Nikolas Ferreira que ajudou a puxar votos para outros candidatos. Na composição do Congresso o PL elegeu oito senadores e 99 deputados compondo a maior bancada na Câmara dos Deputados.

3 - A derrocada tucana: O PSDB sai menor que entrou na eleição. O partido dos tucanos não elegeu um governador no primeiro turno e de quebra perdeu o controle do estado de São Paulo onde governava desde 1995. Rodrigo Garcia ficou fora do segundo turno e resolveu apoiar o candidato do Republicanos Tarcísio de Freitas que disputa a eleição com o candidato do PT Fernando Haddad. 

4 - O triunfo da continuidade: Dos 15 governadores eleitos em primeiro turno 11 se reelegeram garantindo a continuidade dos mandatos. Foi assim em Minas Gerais com Romeu Zema (Novo), Cláudio Castro (PL) no Rio, em Goiás com Ronaldo Caiado (União Brasil), Paraná com Ratinho Júnior (PSD) e no Distrito Federal com Ibaneis Rocha (MDB) que pela primeira vez reelegeu governador em primeiro turno na história. 

5 - A comprovação da segurança das urnas eletrônicas: Mais uma vez ficou provado que o sistema eleitoral brasileiro funciona. A urna eletrônica é segura e confiável. O único porém foi as longas filas motivadas pelo atraso na coleta da biometria, que segundo o TSE foi normal. Só espero que no segundo turno a votação seja bem rápida até porque aqui no DF votarei para presidente.

A seguir a edição normal desta semana.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
Jornalismo esportivo perde a voz marcante de Léo Batista

Jornalismo esportivo perde a voz marcante de Léo Batista

O Blog de knunes iria começar os trabalhos oficialmente na próxima sexta, mas por dever jornalístico abro os trabalhos …

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!