A semana termina e o país vive um dia histórico com a leitura da Carta pela democracia e nos Estados Unidos Donald Trump se complica ao ser acusado de guardar documentos ultrassecretos.
1 - Atos pela democracia: 45 anos depois da histórica Carta aos Brasileiros um outro 11 de agosto pra história, desta vez uma nova carta em defesa da democracia foi lida na faculdade de Direito da USP. O manifesto ultrapassou 1 milhão de assinaturas no dia que foi lida e houve atos em outras partes do Brasil. O ato a favor do estado democrático de direito foi assinado por 8 dos 9 presidenciáveis, exceção feita a Jair Bolsonaro que ironizou a carta dizendo que é apenas um pedaço de papel.
2 - Golpe contra a própria mãe: Sabine Boghici foi presa esta semana por ter dado um golpe financeiro na própria mãe no valor de R$ 275 milhões. Obras de arte de artistas renomados como Tarslia do Amaral e Portinari foram roubados. Sabine é filha do romeno Jean Bogheci, colecionador de obras de arte.
3 - Atentado contra Salman Rushdie: O escritor Salman Rushdie está internado em estado grave depois de sofrer atentado a faca antes de começar uma palestra. Rushdie foi atacado por Hadi Matar, morador de Nova Jersey e não se sabe qual o motivo do ataque. Salman Rushdie está ameaçado de morte desde 1989 quando o aiatolá Khomeíni decretou a fatwa em razão da publicação do livro Versos Satânicos em que retrata o profeta Maomé de forma ofensiva pelos muçulmanos.
4 - Trump na mira da justiça: O FBI encontrou na casa do ex- presidente Donald Trump em Mar-a-lago na Flórida documentos ultrassecretos e Trump é investigado por suspeita de guardar documentos confidenciais da Casa Branca além de obstrução de justiça.
5 - Economia em deflação: O índice oficial de preços (IPCA)teve queda de 0,68 em julho e depois de 25 meses seguidos o país registra deflação e isso acontece graças ao recuo do preço dos combustíveis e a redução da alíquota de ICMS. Mesmo com deflação a inflação acumulada no ano é de 4,74%.
Imagem da semana
Na foto de Eduardo Knapp da Folha de São Paulo dá - se a dimensão do que foi o ato pela democracia em defesa do estado democrático de direito, pois o que todos queremos é eleição limpa e dentro das regras. O recado das ruas foi dado.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.