A semana que termina fica marcada pela intensificação do conflito militar na Ucrânia e o primeiro efeito da guerra no Brasil com o aumento dos combustíveis.
1 - Guerra na Ucrânia: O conflito chega ao 17º dia e as tropas russas estão cada vez mais perto de Kiev. Nesta semana fracassou por duas vezes os acordos para um cessar fogo e muitos civis foram mortos em ataques na cidade de Mariupol onde uma maternidade foi alvo de bombas onde três pessoas morreram e 17 ficaram feridas. A guerra segue levando a Rússia a sofrer fortes sanções pela comunidade internacional. Os americanos proibiram a importação do petróleo russo e na Rússia segue a debandada das multinacionais. Nesta semana o McDonalds fechou todos os restaurantes da franquia, a Coca Cola e a Pepsi decidiram suspender a venda de refrigerantes e a Starbuck's fechou todos os pontos de venda. Para os brasileiros que estavam na área de conflito alívio com a volta ao Brasil. Um avião da FAB buscou os brasileiros que moram na Ucrânia. E os refugiados que querem fugir da guerra esperam pela abertura de corredores humanitários para fugir dos horrores.
2 - O primeiro impacto: A guerra na Ucrânia produziu no Brasil seu primeiro impacto econômico. A Petrobras autorizou o aumento de quase 25% no preço dos combustíveis, 18% no preço do diesel e o gás de cozinha teve aumento de 16%. Em algumas cidades o preço do litro da gasolina passou dos R$ 10. Ao mesmo tempo a Câmara dos Deputados autorizou o projeto que altera a regra da incidência de impostos e só precisa da sanção presidencial. E é bom preparar nossos bolsos porque nos próximos dias deveremos ter aumento em outros produtos como os pães em razão do aumento do preço do trigo.
3 - Caem as máscaras: A pandemia de Covid- 19 completou 2 anos e em alguns estados brasileiros o uso de máscara começou a cair. Primeiro foi o Rio de Janeiro que decretou o fim do uso de máscaras em ambientes fechados e abertos, depois foi Brasília e São Paulo. Ao mesmo tempo um estudo aponta que a Covid matou 18 milhões de pessoas em todo o planeta, três vezes mais o número de mortos divulgados pela OMS se tornando a doença que mais matou entre 2020 e 2021.
4 - Protesto contra projeto de mineração: O Congresso avançou no projeto de lei que prevê mineralizar as terras indígenas autorizando a criação de garimpos. Na quarta protesto liderado por Caetano Veloso acabou fazendo com que a Câmara aprovasse a urgência para votar a proposta e com isso o projeto de lei irá em votação no plenário.
5 - O sexista: O deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei fez declarações infelizes e sexistas às mulheres ucranianas e isso custou muito caro pois saiu do MBL e se desfiliou do Podemos e corre risco de ser cassado e perder o mandato.
Imagem da semana
Talvez uma das cenas mais tristes dessa guerra aconteceu em Irpin, nas proximidades de Kiev. Na rota de fuga três pessoas de uma mesma família foram mortas e não tiveram tempo de escapar dos horrores de uma guerra que vai causando mais estragos, até onde vai a sanha de Vladmir Putin? O Mundo quer paz.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.