A Retrospectiva 2021 prossegue e vamos trazer os principais destaques nacionais do ano. 2021 viu crimes que mexeram com os brasileiros como a morte do menino Henry, chacinas como a do Jacarezinho e uma caçada policial a um serial killer.
O cruel caso Henry
Dr. Jairinho, autor do crime perde o mandato num dos crimes mais chocantes do país nos últimos anos
Henry Borel de apenas quatro anos foi vítima de um crime bárbaro e cruel que mobilizou o país em 2021. Na manhã de 8 de março ele foi encontrado morto dentro do apartamento onde morava junto da mãe Monique Medeiros e do namorado, o vereador Dr. Jairinho. A polícia iniciou as investigações que apontaram que o menino foi vítima de várias lesões graves. O casal seria preso um mês depois do crime acusados de cometer homicídio e por atrapalharem as investigações e depois ficou provado que Jairinho foi o autor das agressões que mataram Henry. O julgamento começou em novembro.
A maior chacina da história do Rio
Ação policial no Jacarezinho recebeu fortes críticas de ONGs e causou a morte de 29 pessoas, a maioria inocentes
6 de maio de 2021. O Rio de Janeiro assiste a maior chacina da história. Uma operação da Polícia Militar carioca na favela do Jacarezinho mata 29 pessoas na operação mais letal da história comparando - se a chacina ocorrida na Baixada em 2005. A operação Exceptis investigava o aliciamento de crianças e adolescentes por traficantes e a ação furou a restrição do STF. A operação se tornou letal em razão da morte de um policial engajado na operação que tinha como objetivo prender acusados. Os mortos foram executados em uma ação considerada despreparada por especialistas internacionais.
E ainda ocorreu outro caso semelhante em novembro. Uma operação do BOPE realizada no Complexo do Salgueiro resultou em nove pessoas mortas. Ainda no Rio em junho houve o brutal caso de Kathlen Romeu que estava grávida e foi atingida por um tiro disparado por um policial militar.
Chacina na creche abala Santa Catarina
As cinco vítimas da creche em Saudades no caso que abalou para sempre o município
O município de Saudades nunca mais será o mesmo depois do massacre que deixou cinco pessoas mortas dentro da creche. O ato foi no dia 4 de maio quando Fabiano Kiper Mai invadiu a creche armado com um facão e promoveu uma barbárie matando duas funcionárias da creche e três crianças. Logo depois do ato ele se automutilou e ficou internado.
Os crimes de Lázaro
Lázaro Barbosa teve sua carreira criminosa finalmente encerrada ao ser morto na troca de tiros depois de uma caçada de 20 dias
Durante 20 dias o país acompanhou a caçada que terminou com a morte do criminoso Lázaro Barbosa. Ele já havia cometido vários crimes desde 2007 e fugiu três vezes da prisão. Sua ficha criminal era extensa pois além de cometer homicídios, estupros, porte ilegal de arma e latrocínios ele voltaria a aprontar mais uma vez. No dia 9 de junho ele invadiu ma casa em Ceilândia, matou membros de uma família e sequestrou uma mulher e levou até um rio onde a torturou e matou. A partir desse crime começava uma operação de busca para capturar o assassino onde foram mobilizados mais de 200 homens das polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros. A polícia encontrou esconderijos e por onde Lázaro passava deixava rastros de medo na população. Na manhã do dia 28 de junho a caçada terminou. Lázaro Barbosa foi localizado pois iria visitar a ex- mulher e a ex- sogra quando os policiais o avistaram e ele tentou se esconder. Houve troca de tiros entre o assassino e os policiais. Lázaro acabou sendo atingido por 38 disparos, foi socorrido mas morreu a caminho do hospital. Terminava ali uma carreira de crimes que acabou inspirando outro caso na mesma região do entorno de Brasília antes do fim do ano. Wanderson Protácio matou a mulher grávida, a enteada e o fazendeiro, depois fugiu da polícia e ficou escondido por uma semana até se entregar em Gameleira de Goiás.
Segue o problema da violência contra mulher
O DJ Ivis foi preso ao agredir a ex- mulher e perdeu contratos artísticos
A violência contra a mulher continuou dando das caras em 2021. Novos casos de agressões e feminicídios continuaram a ocupar os noticiários. Um caso que deu o que falar foi o que envolveu o DJ Ivis. Imagens filmadas por um celular flagraram o DJ agredindo a ex- mulher Pâmella Holanda. As agressões viralizaram nas redes sociais e Ivis acabaria sendo preso, perdeu contratos e foi demitido da gravadora. A deputada Joice Hasselmamm durante dias alegou ter sido agredida, mas o que ocorreu foi que ela teve uma queda.
O descaso com a cultura brasileira
Incêndio na Cinemateca Brasileira é mais uma prova do descaso do governo com a cultura
A cultura nacional voltou a sofrer com má conservação de seus arquivos em 2021. O caso mais notório foi o incêndio em um dos galpões da Cinemateca Brasileira em 29 de julho. O incêndio foi causado por uma autocombustão sofrida em filmes de nitrato de celulose, um material altamente inflamável. Mais de 1 milhão de arquivos da extinta Embrafilme como roteiros, arquivos de papel, cópias de filmes e equipamentos antigos viraram cinzas. Mais de mil rolos foram perdidos pelo fogo pra sempre. Em abril um ataque virtual feito por hackers afetou o acervo digital da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional que por 15 dias ficou fora do ar. Os acervos voltaram à sua totalidade quatro meses depois. Por conta dos ataques tive de suspender as postagens de grades antigas no blog TV em Brasília, mas elas retornaram em agosto.
Crise do ENEM escancara descaso com a educação
Debandada no INEP e críticas ao ENEM marcou o ano na educação
A educação segue sofrendo com a destruição que vem passando no atual governo e em 2021 o ENEM foi de novo alvo de críticas do governo. O exame foi criticado por Bolsonaro durante viagem ao Oriente Médio e o presidente disse que o exame é a cara do governo, uma semana antes houve debandada no Inep com a demissão de 37 servidores. O exame registrou número recorde de abstenção onde mais da metade dos inscritos não fizeram o teste.
Uma madrugada de terror em Araçatuba
Um dos veículos usados pelos criminosos é queimado: Araçatuba vive um dia de cão
A madrugada de 30 de agosto de 2021 foi de terror em Araçatuba. Uma quadrilha de 20 bandidos fortemente armados espalhou terror na cidade onde queimaram carros, explodiram caixas eletrônicos de três bancos e acabaram trocando tiros com os policiais. Duas pessoas morreram na ação dos criminosos e várias pessoas ficaram feridas.
A fúria da natureza
Chapada dos Veadeiros voltou a sofrer com o fogo e os incêndios que devastaram a área
A natureza seguiu implacável e o país passou por vários contratempos climáticos. Em junho uma forte onda de frio na Região Sul deixou 13 pessoas mortas. A onda de frio foi causada por uma combinação de fenômenos climáticos. Os incêndios florestais continuaram em 2021. Mais uma vez a Chapada dos Veadeiros pegou fogo. Em setembro um incêndio devastou o Vale da Lua e atingiu uma área de 36 mil hectares. No fim do ano os estados da Bahia e Minas sofrem com as fortes chuvas que castigaram a região deixando o saldo de 17 mortos e milhares de famílias desabrigadas.
Garimpo ilegal na Amazônia
Garimpeiros invadiram o Rio Madeira e deram trabalho para a polícia
Em novembro um grupo de garimpeiros invadiu o Rio Madeira para a prática ilegal de garimpo. Os garimpeiros deram trabalho pra Polícia Federal que teve de incendiar as balsas para dispersar os invasores.
Réus da Kiss são condenados
Os quatro réus ouvem a sentença: condenados pelo incêndio na Boate Kiss
Quase 9 anos depois do incêndio na Boate Kiss os réus tiveram um encontro com a justiça. No começo de dezembro os quatro acusados da tragédia foram à julgamento: os sócios Elisandro Spohr e Marcelo Hoffmann, o músico Marcelo Jesus e o produtor Luciano Bonilha foram ouvidos junto de testemunhas e sobreviventes do incêndio que matou 242 pessoas. Após dez dias os quatro réus foram condenados com penas que variam de 18 a 22 anos e só não foram presos imediatamente devido à um habeas corpus, mas o ministro Luiz Fux derrubou a liminar.
A retrospectiva prossegue com os destaques internacionais do ano.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.