A semana que passou foi agitada na política com o fim da polêmica do voto impresso e de duas prisões além do alerta vindo da ONU que preocupa as futuras gerações.
1 - Agitos na política: Esta semana foi totalmente agitada no lado político. Começou com a derrota do governo devido à rejeição da Câmara arquivando a emenda do voto impresso. Foram 229 votos favoráveis contra 218 e 1 se absteve além de 64 ausências. Horas antes da votação um desfile militar foi considerado uma intimação do governo segundo parlamentares e partidos políticos, ainda sobre o sistema eleitoral a Cãmara rejeitou a emenda do distritão e aprovou em primeiro turno a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A emenda precisa ainda passar por mais um turno e depois no Senado.
2 - Prisão dupla: A sexta feira 13 foi agitada com duas prisões. A primeira foi a do ex- deputado e presidente do PTB Roberto Jefferson por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Jefferson é alvo de inquérito no caso das fake news e no mandado expedido pelo ministro Jefferson faz parte de uma organização criminosa que busca desestabilizar as instituições, horas depois foi a vez da ex- deputada Flordelis. Ela perdeu seu mandato de deputada pois é acusada de mandar matar o marido Anderson do Carmo em 2019 e ela acabou sendo cassada na quarta feira e dois dias depois da cassação foi presa por decisão da justiça.
3 - Caso Joice: Relatório da Polícia Civil concluiu que a deputada Joice Hasselmann não foi agredida e sim sofreu uma queda ocasionada pelo uso de remédios para dormir. Ela teve cinco fraturas na face e na coluna e chegou a denunciar uma suposta agressão.
4 - Um planeta mais quente: Relatório da ONU alertou que as mudanças causadas pela ação do homem no clima são irreversíveis e registros apontam que a temperatura durante a era pré - industrial ficou 1,07º mais quente e para os próximos 20 anos haverá um aumento da temperatura em 1,5º se não houver redução na emissão de gases causadores do efeito estufa.
5 - Caos no Afeganistão: O Talibã avança de forma rápida e se aproxima da capital Cabul. Os insurgentes avançaram e conquistaram cidades como Kandahar, Herat e outras províncias. O governo afegão diz ter tropas disponíveis e suficientes para conter o avanço do grupo radical islâmico que pretende voltar ao poder. O regime talibã foi destronado em 2001 pelos americanos pois deu guarda ao terrorista Osama bin Laden, responsável pelos atentados de 11 de setembro e que foi morto em 2011.
Bônus: Como bônus registramos que o Haiti sofreu novo terremoto neste sábado. Segundo agências internacionais o terremoto registrou magnitude de 7.2 na Escala Richter. Até agora 227 pessoas morreram. O forte tremor foi sentido em localidades próximas como Jamaica, República Dominicana e Cuba. Em janeiro de 2010 um tremor de magnitude 7 deixou 300 mil pessoas mortas e mais de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.
Imagem da semana
Na praia de Teahuppo no Taiti onde serão realizadas as disputas do surfe na próxima edição dos Jogos Olímpicos daqui a três anos um francês surfou a maior onda da história no local com mais de 15 metros de altura. Kauli Vaast aproveitou um swell gigante e surfou. A última etapa do circuito mundial foi cancelada devido ao aumento de casos de Covid-19.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.