A semana que passou foi marcada por novos ataques do presidente ao STF e a polêmica discussão do voto impresso.
1 - Bolsonaro x STF: Com constantes ataques ao sistema eleitoral e as urnas eletrônicas o presidente Jair Bolsonaro acabou virando alvo de inquérito e seu nome foi incluído na investigação sobre as fake news por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Na quinta feira o presidente voltou a intensificar os ataques à Corte e isso levou o ministro Luiz Fux a cancelar a reunião dos chefes dos três poderes. Na sexta o presidente voltou a subir o tom contra os ministros xingando o presidente do TSE ministro Luís Roberto Barroso enquanto Fux foi cobrar mais ação do procurador - geral Augusto Aras.
2 - A polêmica do voto impresso: Na quinta feira a Comissão especial da Câmara dos Deputados rejeitou a PEC do voto impresso por 23 x 11 e mesmo com a derrota o presidente da Câmara Arthur Lira quer levar ao plenário a proposta e ao mesmo tempo deu o recado à insistente ideia de modificar o sistema eleitoral. Ele disse que a ideia foi longe demais.
3 - Pandemia de Covid: Seguem caindo as médias de casos e mortes graças ao avanço da vacinação, mas a temida variante Delta que insiste em atrapalhar as coisas só no estado do Rio de Janeiro tem metade dos casos registrados. Quanto à vacinação mais da metade da população já tomou a primeira dose das vacinas e quase 22% completou a imunização. Nos Estados Unidos metade da população já foi completamente vacinada e no Japão mesmo com as Olimpíadas rolando já são 1 milhão de infectados e a boa notícia é que a vacinação começa a acelerar.
4 - Privatização dos Correios: A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o texto que abre caminho para a privatização dos Correios e a proposta segue para apreciação do Senado.
5 - Protestos por toda parte: Neste sábado vários países protestaram por razões distintas: na Tailândia os protestos pedem a renúncia do governo que é acusado pelos manifestantes de má condução nas ações de combate à pandemia, na Argentina os protestos foram motivados pelo desemprego e na França os atos foram contra o passaporte sanitário que deverá ser apresentado pelos residentes no país para ter acesso a locais fechados como bares e restaurantes.
Imagem da semana
Outro dia coloquei aqui uma imagem de um peixe com a figura de um pênis. Se você não se surpreendeu irá se surpreender com a imagem de um peixe com dentes humanos. A criatura capturada na Califórnia do Norte é chamada de sargo de dentes ou peixe- ovelha. Um pescador compartilhou o feito.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.