Dando continuidade à série sobre os esportes olímpicos seguimos com o levantamento de peso.
* Postagem publicada em 2016 e republicada em 2021 com adaptações
Também conhecido como halterofilismo o levantamento de peso surgiu na Grécia antiga e tem como principal objetivo levantar a maior quantidade de peso possível do chão até a cabeça.
As modalidades de disputa são duas: arranque e arremesso. Em ambas o objetivo é desenvolver a potência e exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
No arranque os competidores tem de realizar num único movimento levantar a barra direto do chão até a cabeça, o arremesso é feito em duas etapas: na primeira os atletas erguem a barra do chão até a altura dos ombros e em seguida levantam acima da cabeça. Cada atleta tem três tentativas e o resultado final é a somatória de cada tentativa.
O peso é determinado através de anilhas colocadas nas laterais da barra. O aumento de peso deve ser entre uma e outra tentativa de 1 kg. A barra mede 2,20 m de comprimento e pesa 20 kg no masculino, já no feminino as medidas são 2,01 de comprimento da barra e peso de 15 kg.
As categorias em disputa são oito no masculino e sete no feminino e sua classificação varia de acordo com o peso. No feminino as categorias são: até 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg e acima de 75 kg, já no masculino os pesos são de até 56, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e acima de 105 kg.
O local de competições
O Tokyo International Forum, centro de convenções da cidade sediará as disputas do levantamento de peso.
O Brasil nos jogos
O país terá dois representantes na disputa: Jaqueline Ferreira (87 kg) será a representante feminina e Fernando Reis, tricampeão pan americano e quinto colocado na Rio 2016 é nosso representante na categoria até 109 kg.
Amanhã a luta olímpica.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.