Tóquio em detalhes: o judô

Kleber Nunes
By -
0
Hoje a série sobre os esportes olímpicos traz o judô.

* Postagem publicada originalmente em 2016 e republicada em 2021 com adaptações.


O judô é uma arte marcial criada por Jigoro Kano no Japão e significa caminho suave. Esporte praticado por homens, mulheres e crianças está nas Olimpíadas desde Tóquio 1964 e em Barcelona 1992 com as mulheres.

Regras e pontuação

As lutas tem duração de quatro minutos para as mulheres e cinco minutos para os homens. Caso termine empatada haverá a decisão no golden score, ou seja quem pontuar primeiro leva.

As pontuações variam de acordo com a técnica aplicada:

Yuko: passou a ser a menor pontuação e acontece quando o oponente cai de lado ou é imobilizado por 10 segundos.
Wazari: é o meio ippon, acontece quando o oponente cai com as costas sem bater totalmente no chão ou quando é imobilizado por 15 segundos. Dois wazari equivalem a um ippon.
Ippon: é o nocaute do judô. Isso acontece quando o oponente cai totalmente com as costas no chão, é imobilizado por 20 segundos ou por desistência por chave de braço ou estrangulamento. O golpe perfeito reúne técnica, velocidade e força.

O árbitro tem o total controle da luta podendo interromper à qualquer momento. No judô é proibido dar socos e chutes, caso isso aconteça o infrator é desclassificado. Caso o oponente evite fugir do combate é caracterizado como falta de combatividade e as infrações são punidas com shido e quatro acumuladas caracteriza um hansokumake (desclassificação).

O uniforme


O quimono é o uniforme oficial dos judocas e são compostos por casaco e calça. As cores são branca e azul.

O tatame


A área de luta do judô, o tatame é feito de material sintético especial com material absorvente de impacto, pois o esporte é de força e velocidade. A área de combate é pintada de amarelo e a faixa de segurança de cor verde envolve a área.

As categorias variam de acordo com o peso. São elas:

Ligeiro: varia de 48 kg para mulheres à 60 kg para os homens.
Meio leve: varia de 52 kg (mulheres) à 66 kg (homens);
- Leve: varia de 57 kg (mulheres) à 73 kg (homens)
Meio médio: varia de 63 kg (mulheres) à 81 kg (homens)
Médio: varia de 70 kg (mulheres) à 90 kg (homens)
- Meio pesado: varia de 78 kg (mulheres) à 100 kg (homens)
Pesado: acima de 78 kg para mulheres e 100 kg para homens.

A partir de Tóquio haverá a competição por equipes mistas 

O local de competições


O Nippon Budokan inaugurado em 1964 sediou as lutas de judô que estreou nos jogos olímpicos na primeira olimpíada de Tóquio e agora volta a sediar as lutas da modalidade.

O Brasil nos jogos




Por ser um país de tradição pode se esperar um grande desempenho de nossos atletas que desde os jogos de Los Angeles vem trazendo medalhas. Serão 13 representantes na briga. Nossas grandes chances estão com Mayra Aguiar, duas medalhas de bronze na categoria até 78 kg, Rafael Silva, o Baby, também com dois bronzes nos pesados, Maria Suelen Altheman, quinta colocada em Londres e Ketleyn Quadros, medalhista de bronze em Pequim que volta na categoria até 63 kg. A grande ausência é Rafaela Silva, suspensa por doping não poderá defender a conquista do Rio. 

Amanhã o levantamento de peso.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!