A partir de hoje a cobertura das Olimpíadas de Tóquio aqui no Blog de knunes ficará mais intensificada, pois estamos à menos de 35 dias da cerimônia de abertura. Iniciamos hoje uma nova série que vai apresentar ao mesmo tempo os 33 esportes do programa olímpico, os locais de competição e os atletas brasileiros que vão disputar os Jogos Olímpicos no Japão e para começar o esporte mais nobre dos jogos, o atletismo.
* Postagem publicada originalmente em 2016 e republicada agora em 2021 apenas mudando os locais de competição e os atletas do Brasil.
O atletismo reúne três modalidades: corridas, saltos e arremessos. Presente nos Jogos Olímpicos da antiguidade e desde a primeira edição da era moderna o atletismo é o mais nobre esporte dos jogos. As provas são disputadas em estádios, à exceção da maratona que é disputada nas ruas.
Provas de pista
- Rasas: Disputadas em curtas distâncias são as mais velozes. As distâncias são de 100 (a prova mais rápida do mundo), 200 e 400 m. E ainda tem os 110 m com barreiras
- Médio fundo: Estas são provas para quem tem fôlego e as distâncias variam de 800 à 1500 m. As corridas de 3000 metros são feitas com obstáculos.
- Fundo e longas distâncias: São corridas para super homens. Provas mais longas onde a resistência física é fundamental. 5000 e 10000 metros são as provas mais comuns.
- Maratona: A prova que encerra os jogos olímpicos e tem sua origem na Grécia antiga quando o soldado Fidípedes percorreu 42 quilômetros até Atenas para anunciar a vitória grega sobre os persas. A distância oficial é de 42.195 m e vigora desde os jogos de Londres em 1908.
Provas de campo
- Arremessos: São quatro as provas. Arremesso de peso, arremesso de dardo, lançamento de disco e lançamento de martelo. São disputadas em áreas delimitadas por círculos e os competidores tem várias tentativas e vence quem obtiver a melhor marca.
- Saltos: São disputadas em dois tipos: vertical e horizontal. No salto vertical as modalidades são o salto em altura e o salto com vara. As provas horizontais são o salto em distância e o salto triplo. No salto em altura os competidores realizam várias tentativas com o objetivo de saltar mais alto sem encostar no sarrafo, da mesma forma no salto com vara. Nas provas de salto em distância e salto triplo os saltadores pegam impulso e correm até uma faixa delimitadora que delimita o salto. O corredor que passar além da faixa tem seu salto considerado queimado e a aterrissagem é feita em uma caixa de areia. Vence quem saltar mais alto.
Provas combinadas
As provas combinadas existentes são o heptatlo (para mulheres) e decatlo (para homens). Essas duas provas são disputadas em dois dias e apontam o mais completo atleta capaz de correr, arremessar e saltar ao mesmo tempo.
A pista
A pista de atletismo tem oito raias com espaço de 1,22 m entre elas, largura de 10 m e seu comprimento é de 400 metros de extensão com duas retas e duas curvas. Todas as pistas tem de ser feitas com material sintético emborrachado.
O estádio
Inaugurado em 2019 o estádio Olímpico de Tóquio fica localizado no coração da capital japonesa. Com capacidade para 68 mil espectadores o estádio não terá lotação máxima e a presença de público ficará limitada em razão das medidas restritivas da pandemia. Além das disputas do atletismo receberá as cerimônias de abertura e encerramento além de algumas partidas de futebol. A maratona e a marcha atlética serão no Parque Odori em Sapporo na província de Hokkaido.
O Brasil nos jogos
Nossas esperanças de medalhas estão depositadas em Paulo André que tem um dos melhores índices nos 100 m onde espera baixar o recorde brasileiro para menos de 10 segundos e em Darlan Romani, quinto colocado no mundial de 2019 e atual recordista brasileiro e sul americano no arremesso de peso. Não podemos descartar Thiago Braz, o campeão olímpico do salto com vara que neste ciclo olímpico foi muito irregular, mas pode surpreender.
A série prossegue amanhã com o badminton.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.