A série sobre os esportes do programa dos jogos olímpicos de Tóquio prossegue e hoje é a vez da canoagem.
A canoagem é um esporte náutico praticado em canoa ou caiaque e está presente nos Jogos Olímpicos desde Berlim 1936. Sua origem vem dos povos nativos da América do Norte.
Nos Jogos Olímpicos são disputados em dois tipos: canoagem sprint ou de velocidade e canoagem slalom. A canoagem de velocidade ocorre em canais construídos artificialmente com 2000 metros de extensão e profundidade de 3 metros. As competições são disputadas com caiaques de 1, 2 e 4 pessoas e as distâncias variam de 200 à 1000 m para homens e 200 a 500 metros para mulheres. A canoagem slalom é praticada em corredeiras artificiais e os canoístas tem de passar por portas sem cometer faltas e no menor tempo possível.
Tipos de caiaques
- K1: Peso de 9,1 kg, comprimento de 3,5 m e largura de 0,6 m
- C1: Peso de 10 kg, comprimento de 3,5 m e largura de 0,65 m
- C2: Peso de 15 kg, comprimento de 4,1 m e largura de 0,2 m
Os locais de competição
As disputas da canoagem slalom serão no Kasai Rinkai Park localizado em Edogawa na Baía de Tóquio e as provas da canoagem de velocidade serão disputadas no Sea Forest Waterway também na Baía de Tóquio.
O Brasil nos jogos
Dono de três medalhas conquistadas no Rio Isaquias Queiroz pode fazer história em sua segunda Olimpíada da carreira igualando os feitos de Robert Scheidt e Torben Grael. Ele competirá em duas categorias: C1 1000 m e C2 também 1000 m ao lado de Erlon Souza, prata no Rio. Ana Sátila e Pedro Gonçalves que no Rio foi sexto colocado representarão o país no slalom: ela no C1 e K1 e ele apenas no C1.
Amanhã o caratê.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.