Semana em Resumo: Inglaterra inicia vacinação histórica enquanto no Brasil reina a politicagem que só atrapalha

Kleber Nunes
By -
0

Na penúltima edição do quadro Semana em Resumo de 2020 destaque para o começo da vacinação no Reino Unido e a politicagem brasileira na indefinição do plano de vacinação.

1 - Vitória da ciência: Começou nesta semana no Reino Unido a vacinação em massa contra a Covid -19 com a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela Biontech. É o primeiro país do mundo a vacinar sua população. A primeira britânica a ser imunizada foi Margaret Keenan e o segundo William Sheakespere, não o autor famoso e sim o homônimo. O governo inglês garantiu 800 mil doses e encomendou mais 40 milhões. Nos estados Unidos a Pfizer recebeu da FDA, a agência É uma vitória da ciência e quem sabe o começo da virada contra a desgraça que causou tanta dor em 2020


2 - Politicagem na corrida pela vacina: Por aqui reina a politicagem que atrapalha e muito, ainda mais quando o governo deveria já disponibilizar um plano de vacinação decente. O presidente Jair Bolsonaro em um evento no Rio Grande do Sul disse que a pandemia está no fim, o que não é verdade, pois segue preocupante o crescimento de casos e mortes nesse final de ano o que foi ratificado pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello que disse que a pandemia não acabou. E pra piorar surgiu o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Rio Grande do Norte. Na questão do plano a Anvisa aprovou as regras de autorização temporária para o uso emergencial da vacina, mas até agora a agência não recebeu nenhum pedido de uso emergencial nem o registro, já o governador de São Paulo João Dória divulgou o plano de imunização que começará no dia 25 de janeiro no estado e na primeira fase 9 milhões de pessoas serão imunizadas e o governo entregou neste sábado ao STF o plano de imunização do governo com previsão de 108 milhões de doses para quatro grupos. E neste sábado duas figuras do meio artístico receberam alta depois de contraírem Covid: a atriz Marieta Severo e Palmrinha Onofre.

3 -  Disputa no comando da Câmara: No começo da semana o STF vetou a possibilidade de Rodrigo Maia e David Alcolumbre se reelegerem para presidirem a Câmara e o Senado. Na quarta feira o deputado Arthur Lira que é líder do PP e do Centrão lançou sua candidatura e deve disputar a presidência com Rodrigo Maia, já que ele é aliado do presidente.


4 - A mulher mais poderosa do planeta: A revista Forbes elegeu as 100 mais poderosas de 2020 e pela décima vez a chanceler alemã Angela Merkel ficou com o posto de mais poderosa seguida de Christine Lagarde, presidente do Banco Central europeu e por Kamala Harris, vice presidente eleita e que foi escolhida ao lado do presidente eleito Joe Biden como as personalidades do ano pela revista americana Time. 

5 - O planeta mais quente: O mês de novembro acabou tendo as mais altas temperaturas em um só mês emtoda a história mundial, é o que aponta um estudo feito pelo Serviço de Mudanças climáticas Copernicus da UE. Segundo o estudo as temperaturas foram 0,77º C mais elevadas que a média dos últimos 40 anos. O resultado aproxima o planeta do primeiro limite estabelecido pelo Acordo de Paris sobre o clima assinado por 200 países que completou 5 anos esta semana. 

Imagem da semana

Nossa imagem desta semana é uma imagem de esperança para que nos próximos meses a pandemia esteja sob controle. A imagem do primeiro ser humano vacinado contra a Covid - 19, o que é um grande passo da ciência para conter o vírus. 

Sábado que vem tem o último Semana em Resumo de 2020.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!