O último Semana em Resumo de 2020 destaca como vai funcionar o plano de vacinação brasileiro contra a Covid e a pandemia voltando a crescer no país.
1 - Brasil atrasado em seu plano de vacinação: Nesta semana o governo brasileiro lançou o Plano nacional de Vacinação contra a Covid - 19 e na coletiva o ministro da Saúde Eduardo Pazuello anunciou que as primeiras doses da vacina estarão disponíveis em fevereiro e ainda questionou porque essa ansiedade? Ora, sr. ministro, a população quer ser imunizada, não dá mais pra compactuar com negacionismo e politicagem enquanto os casos e mortes voltaram a subir. As vacinas da AstraZeneca, Sinovac/Butantan e Oxford terão disponibilidade no SUS e para vacinar será necessário um termo de responsabilidade apenas para quem tomá - la em uso emergencial. O presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória que destina R$ 20 bilhões para as vacinas, o STF decidiu que a vacinação será obirgatória, o que é mais importante pois salvará muitas vidas pois já perdemos mais de 185 mil pessoas e Bolsonaro mais uma vez demonstrou negacionismo,o que foi marcante no combate à pandemia e disse que não vai tomar a vacina dando mais uma vez mau exemplo. E em São Paulo chegaram mais dois milhões de doses da vacina Coronavac. O governador João Dória reafirmou que a vacinação começará em 25 de janeiro e convidou ex- presidentes para tomá -la. Aceitaram o convite os ex- presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. Fernando Collor, Lula e Dilma Rousseff acabaram não aceitando. Enquanto isso a pandemia segue em vias de crescimento preocupante no Brasil pois o número de casos e mortes segue subindo e nesta semana voltaram a ter mil mortes diárias, tudo isso fruto do relaxamento das medidas de distanciamento social. Uma das consequências é o cancelamento da festa oficial de reveillón na Praia de Copacabana. Já no mundo Estados Unidos e Canadá iniciaram esta semana suas campanhas de vacinação e na noite de ontem a FDS aprovou a utilização da vacina da Moderna. Na Europa os 27 países da União Europeia iniciarão no dia 27 a vacinação em massa da população. No Reino Unido novas medidas restritivas foram adotadas e o país voltou a viver o regime de lockdown, na Alemanha foi anunciado um confinamento severo com o intuito de diminuir a agressiva velocidade de contágio e na França o presidente Emmanuel Macron testou positivo e se afastou do cargo.
2 - Temporal que mata em SC: Uma forte chuva atingiu o estado de Santa Catarina e deixou o saldo de 14 pessoas mortas. O temporal provocou alagamentos e deslizamento de terra em várias regiões do estado.
3 - Já era Trump: O Colégio Eleitoral Americano confirmou a vitória de Joe Biden na eleição presidencial. A etapa é mais uma formalidade até a posse no dia 20 de janeiro e com isso acaba as tentativas de Donald Trump tentar reverter o resultado. No dia seguinte à ratificação o presidente jair Bolsonaro enviou uma mensagem reconehcendo a vitória do democrata. Da mesma forma o presidente da Rússia Vladimir Putin e o presidente do México Lopez Obrador também reconheceram a vitória de Biden e agora só falta o líder da Coreia do Norte que virou amigão de Trump reconhecer.
4 - Importunação sexual na Assembleia: Um vídeo gravado pelas cêmeras da Assembleia legislativa de São Paulo mostram o deputado estadual Fernando Cury passando a mão nos seios da colega Isa Penna durante uma sessão ordinária. A parlamentar registrou boletim de ocorrência e o deputado foi afastado pelo partido e pediu desculpas.
5 - Novo salário mínimo: O governo revisou e o salário mínimo passa a valer a partir de janeiro R$ 1088,00. O aumento só foi possível graças ao crescimento da inflação nos últimos meses. Ainda na economia o ministro Paulo Guedes disse que o Brasil deve encerrar o ano sem perdas no emprego e reforçou que a economia se recupera em V de forma acelerada da crise provocada pela pandemia.
Imagem da semana
Em Queensland na Costa Dourada da Austrália um fenômeno natural impressionou a todos. Uma grossa camada de espuma cobriu as praias da região e já são cinco dias que isso ocorre, mas com pequenas tréguas os australianos aproveitaram e mergulharam já que a espuma não é tóxica.
E assim terminamos a temporada do quadro que substituiu o Top 5 desde 7 de março e que volta para a nova temporada no dia 16 de janeiro.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.