A retrospectiva continua e começamos o segundo dia falando de como se comportou a televisão no ano. Uma temporada atípica em que as emissoras tiveram de se virar na pandemia.
Band: Ano de trocas na direção e novas tentativas
Zeca Camargo assume a direção artística e Mariana Godoy estreia programa às pressas, o Show do Esporte volta e Masterchef tem ano atípico e episódios com vencedores diferentes
Na Band 2020 foi um ano tumultuado com mudanças inesperadas e troca de diretores. A contratação de Zeca Camargo para ser diretor artístico foi um dos acontecimentos da emissora no ano e o departamento de esportes foi extinto e absorvido pelo jornalismo. O Aqui na Band se perdeu devido às pautas conservadoras demais e no dia 24 de abril parte da equipe incluindo a apresentadora Silvia Poppovic foram demitidos. O programa duraria mais cinco meses quando em 25 de junho Luís Ernesto Lacombe e Nathália Batista foram afastados em função de suposta propaganda em favor do presidente Jair Bolsonaro. Lacombe deixou a emissora e seguiu pra Rede TV!. Em setembro deu lugar ao The Chef de Edu Guedes. A jornalista Mariana Godoy foi contratada em junho e estreou em setembro o Melhor Agora. Mariana chegou a gravar pilotos para o programa da manhã que foi cancelado por problemas nas gravações, estreou a atração às pressas e em novembro acabou contraindo Covid. Ficou no ar até o dia 7 de dezembro, na semana seguinte o programa foi extinto e a equipe pequena acabou sendo demitida. No jornalismo a emissora relança o Primeiro Jornal com JP Vergueiro que abre a faixa matinal e o Bora Brasil. No esporte durante a pandemia a emissora exibe o Você Torceu Aqui, compra os direitos de transmissão dos campeonatos italiano, alemão e russo e em setembro reestreia o Show do Esporte com Glenda Koslowski (ex-Globo) como apresentadora ao lado de Elia Júnior. No fim do ano adquire os direitos de transmissão da Stock Car e contrata o jornalista Reginaldo Leme. O Masterchef, grande sucesso este ano teve exibição aos domingos sem grande sucesso e voltou pras noites de terça com campeões semanais.
Rede TV!: Tudo na mesma
Sikêra Júnior levou seu Alerta para todo o país e Lacombe trocou a Band pela Rede TV com o Opinião no Ar
A Rede TV em 2020 teve poucos motivos para comemorar, pois segue na mesma. Logo no começo do ano a emissora passa a exibir o policial Alerta Nacional apresentado por Sikera Júnior. O apresentador com seu estilo espalhafatoso e irreverente triplicou a audiência do horário que sequer passava do traço, mas aos poucos ele não consegue repetir as grandes audiências. O Rede TV News teve mudanças na apresentação. Mariana Godoy apresentou o telejornal até junho e Bóris Casoy ficou até setembro quando deixou a emissora pois estava afastado da bancada por fazer parte do grupo de risco da Covid-19, falando em Covid as produções foram reduzidas e apresentadores como Nelson Rubens foram afastados em medida de segurança. Luis Ernesto Lacombe chega e estreia em setembro o Opinião no Ar, programa todo voltado em ideias conservadoras. Em outubro Claudete Troiano que fazia parte da lista negra da emissora estreia o Vou te Contar, programa produzido por uma empresa farmacêutica. Em dezembro o cantor Netinho de Paula foi dispensado porque segundo matéria publicada no site Na telinha revelou que ele participou de conversas e intermediava contatos com um grupo interessado na compra da rede.
RecordTV: Ano de novas tentativas e sucesso efêmero da Fazenda
Xuxa pode estar de saída, Sabrina não empolga, jornalismo tem reformulações e A Fazenda vira hit no fim do ano roubando pontos da concorrência
Na RecordTV 2020 teve altos e baixos num ano complicado. Logo em março a emissora lançava uma nova programação aos domingos buscando retomar a vice liderança com Sabrina Sato comandando o Domingo Show e uma versão dominical do Hoje em Dia, mas essas atrações duraram apenas duas semanas pois saíram do ar por falta de audiência. Da mesma forma o The Four apresentado por Xuxa também naufraga e o reality foi pra noite de sexta feira, depois pras quartas feiras. Sem clima na emissora, Xuxa deixará o cast no fim deste ano. Sabrina ainda teve os games Made in Japão e Game dos Clones. No jornalismo o ano teve reformulações: Adriana Araújo deixou a bancada do Jornal da Record e passou a apresentar o Repórter Record Investigação e em seu lugar assumiu Christina Lemos, no Domingo Espetacular Thalita Oliveira e Patrícia Costa deixaram a apresentação e em julho com a estreia de Carolina Ferraz ganha novo pacote gráfico e cenário e em novembro Roberto Cabrini reestreia no programa trazendo grandes reportagens. Veteranos como Celso Freitas e Marcos Hummel ficam afastados retornando em outubro, mas novamente são afastados. O Esporte Fantástico sai da grade em março e sem data prevista pra retornar e a equipe esportiva passa a trabalhar no jornalismo geral e a apresentadora Mylena Ciribelli fica praticamente restrita ao Rio de Janeiro onde ganha quadro no Balanço Geral. No fim do ano a emissora rescinde o contrato com a empresa que detém os direitos de transmissão dos jogos Pan Americanos e acaba sendo processada. Em setembro o Cidade Alerta ganha novo grafismo e cenários. Ainda em setembro estreou mais uma edição da Fazenda e nos três meses que esteve no ar a Record obteve várias vezes o primeiro lugar de audiência graças ao elenco de participantes escolhido neste ano e que teve como vencedora a cantora Jojo Toddynho.
Chega a CNN Brasil
CNN Brasil causa rebuliço nos canais de notícias e entre os destaques Gabriela Prioli, Márcio Gomes e Monalisa Perrone
Em 2020 os brasileiros ganharam um novo canal de notícias. A CNN Brasil estreou em 15 de março cercada de expectativas. A emissora entrou no ar com a pandemia estourando e no primeiro dia houve muitas falhas no áudio. Logo nos primeiros dias a advogada Gabriela Priolli foi sensação no Grande Debate mas ao ser interrompida por Reinaldo Gottino deixou a atração, mas depois passou pelo programa O Mundo Pós Pandemia e atualmente no CNN Tonight, talk show que estreou em julho ao lado de Leandro Karnal e Mari Palma. Evaristo Costa havia aparecido na estreia e só em maio estreou o Séries Originais. Nos telejornais o destaque é para o ágil 360 comandado por Daniela Lima que teve como parceiros Reinaldo Gottino, Carol Nogueira e Glória Vanique que chegou em novembro junto de Carla Vilhena que apresenta o Visão e Márcio Gomes que assumiu o Prime Time. O Jornal da CNN é comandado por William Waack de sua casa. Mesmo no seu primeiro ano de operação o canal teve baixas como as de Gottino que acabou voltando pra Record, Cris Dias que deixou de lado o hard news e Taís Lopes que decidiu deixar o canal por ter pouco espaço.
SBT: Um ano de surpresas e baixas
Sem poder gravar Silvio Santos só apareceu em reprises, por outro lado o canal teve muitas baixas no entretenimento e sem grifes no jornalismo surpreende comprando os direitos da Libertadores reativando o esporte
No ano da pandemia o SBT acabou sofrendo com os efeitos que levaram a emissora a perder a vice liderança pra RecordTV, mas ainda surpreendeu com alguns fatos. Com os programas de auditório paralisados a solução foi exibir reprises. Silvio Santos praticamente não gravou nada e ficou recluso em sua residência por fazer parte do grupo de risco e nem mesmo teve homenagens nos seus 90 anos que foram comemorados com a família numa festa do pijama. Outro que também não gravou praticamente nada foi Raul Gil que chegou a ficar internado algumas semanas atrás. Em maio as gravações dos programas de auditório foram retomadas mas com plateia virtual. Em outubro o Programa do Ratinho foi o primeiro a ter plateia, só que por pouco tempo devido ao teste de Ratinho dar positivo. Só que a pandemia fez com que o canal iniciasse uma onda de demissões com o intuito de corte de gastos para cobrir o prejuízo: as novelas tiveram as gravações suspensas e o departamento de dramaturgia foi fechado com a dispensa de todo o elenco que gravaria Poliana Moça, continuação de As Aventuras de Poliana. No jornalismo saíram Roberto Cabrini, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade. Cabrini deixou a emissora pois o Conexão Repórter era considerado caro pros padrões da emissora, já Sheherazade depois que deixou de emitir opinião virou mera locutora de notícias e sua saída foi através de email e Nascimento que estava desde 2006 e afastado do telejornal desde abril por fazer parte do grupo de risco da Covid deixou a emissora em comum acordo pois não teve seu contrato renovado. Por falar em jornalismo no dia 23 de maio o SBT Brasil não é exibido por decisão de Silvio Santos e por razões políticas entrando no ar sem nenhum aviso o Triturando. Na área do entretenimento parte da equipe dos programas e artistas que faziam parte do Triturando como Leão Lobo, Lívia Andrade e Mamma Bruschetta deixaram a emissora assim como Maísa Silva, tudo com o intuito de equilibrar as finanças e diminuir o prejuízo causado pela pandemia. Em julho depois de 36 anos de exibição Chaves e Chapolin deixaram de ser exibidos pois o impasse entre os detentores dos direitos autorais e a Televisa levou ao fim da exibição. Mas a grande surpresa foi o retorno da emissora ao esporte e começou em julho com a transmissão da final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense graças à MP 984/2020, a chamada lei do mandante e a cobertura alcança a liderança em várias capitais. Em setembro a emissora surpreende o mercado e compra os direitos de transmissão da Taça Libertadores por três anos e em outubro lança no lugar do Conexão Repórter o Arena SBT, mesa redonda de debates comandada por Benjamin Back que deixa o canal Fox Sports que sofre um processo de desmanche rápido imposto pela Disney. O canal esportivo teve mais de 30 demissões e fechou a sede do Rio de Janeiro.
Globo: Ano de saídas e prêmios
BBB 20 entra pra história pelo recorde de votações e a vitória da médica Thelma, Angélica volta depois de dois anos e Silvio de Abreu deixa a direção da dramaturgia com Waddington assumindo o entretenimento no ano em que a Globo ganha mais um Emmy Internacional
A Rede Globo por sua vez seguiu líder e durante a pandemia virou alvo de críticas, mas mostrando profissionalismo. O Big Brother teve um ano histórico. A 20ª edição do reality atingiu recordes na votação e na audiência e se tornou a grande opção de entretenimento em meio à quarentena e a vencedora foi Thelma Assis. Durante a pandemia programas foram suspensos como o Mais Você que só voltou em outubro, o Encontro com Fátima Bernardes que voltou em abril e o Se Joga que não voltará diariamente e sim aos sábados. Angélica voltou à programação com o Simples Assim, o jornalismo teve seus momentos de destaque na cobertura da pandemia e de outros acontecimentos. No fim do ano a emissora ganha mais um Emmy com a novela Órfãos da Terra. O ano teve também muitas demissões: artistas de peso como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Vera Fischer, Antônio Fagundes, Miguel Falabella, Renato Aragão e outros não renovaram contratos e passam a assinar por obra. A emissora também passa por reformulações na área operacional com Silvio de Abreu deixando a direção do departamento de dramaturgia, Ricardo Waddindgton assumindo o entretenimento no lugar de Carlos Henrique Schroeder e no jornalismo houve muitas saídas. Teve ainda o caso de assédio envolvendo o então diretor de humor Marcius Melhem. Ele foi acusado por Dani Calabresa de cometer crimes de assédio que foram divulgados em dezembro pela revista Piauí.
Como se comportou a TV no terrível ano da pandemia
No ano da pandemia os programas de auditório se reinventam sem plateia, Bonner e Renata se destacam no Jornal Nacional batendo forte em Bolsonaro e nas novelas gravações suspensas e retomadas seguindo os protocolos com a Record conseguindo terminar Amor sem Igual
2020 impôs às emissoras de TV o enorme desafio de se reinventar, ainda mais no ano que completou 70 anos o veículo de comunicação durante a pandemia levou pro telespectador diversão e entretenimento em meio à quarentena, por outro lado a capacidade de produção de programas e novelas foi limitadíssima e para isso programas foram obrigados a usar o improviso para produzir conteúdos originais. No caso dos programas de auditório plateias virtuais tiveram de ser adaptadas e se reinventaram como o Altas Horas, o Caldeirão do Huck e o Domingão do Faustão. O jornalismo ganhou enorme espaço principalmente quando a pandemia chegava ao auge e a Globo lançou o excelente Combate ao Coronavírus na época apresentado por Márcio Gomes. A emissora derrubou as atrações matinais para se dedicar ao jornalismo durante o período que o programa ficou no ar e durante o ano a Globo foi alvo de bolsonaristas e William Bonner que no Jornal Nacional ao lado de Renata Vasconcellos leram editoriais contundentes e fortes no apogeu da pandemia e confessou no Conversa com Bial que foi alvo de ataques, falando no talk show Pedro Bial conduziu as melhores entrevistas do ano de sua casa com artistas que ajudaram a fazer a história da TV e com o ex- presidente americano Barack Obama além de fazer um discurso em dezembro chamando de acéfalo o presidente Bolsonaro numa dura crítica ao comportamento dele durante a pandemia. Outras emissoras também fizeram o mesmo, o mais próximo que chegou ao nível da Globo foi o Plantão da Saúde exibido pela TV Gazeta que entrou no lugar do Gazeta Esportiva durante três meses e meio. Falando em esportes com a suspensão dos campeonatos o torcedor passou a assistir jogos antigos do seu time tanto na Globo como na Band com o Você Torceu Aqui e na Globo o Globo Esporte ficou mais de quatro meses fora do ar sendo incorporado nos telejornais locais voltando com edições normais em agosto. Na dramaturgia as gravações das novelas foram suspensas, em especial no Projac e no Recnov as gravações só voltaram em agosto seguindo todos os protocolos sanitários e a Record ainda em 2020 conseguiu colocar no ar a novela Amor sem igual sendo gravada com todos os cuidados, já na Globo Amor de Mãe e Salve - se quem puder estão totalmente gravadas e retornam em 2021 e a novela Nos Tempos do Imperador havia começado as gravações, mas retornou no fim deste ano e estreará em fevereiro. Para matar a saudade a emissora recorreu à tramas um pouco recentes na memória do telespectador, casos de Fina Estampa e A Força do Querer no horário das 21, Totalmente Demais e Haja Coração no horário das 19 e no horário das 18 Novo Mundo e Flor do Caribe.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.