A retrospectiva de 2020 segue e agora vamos falar de um evento que de tão esperado terá de esperar um pouquinho mais, culpa da pandemia.
A Olimpíada que não aconteceu
Olimpíada de Tóquio é adiada frustrando os fãs de esportes, tudo culpa da pandemia
O mundo esperava neste ano mais uma festa do esporte, mas o Covid-19 como um penetra indesejável fez todo o estrago e pela primeira vez fora guerras não tivemos os Jogos Olímpicos que seriam realizados este ano em Tóquio e por conta disso a Olimpíada ficou pro ano que vem e o ciclo olímpico até os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 será menor com apenas três anos. Os mais de 10 mil atletas tiveram de parar os treinos e a preparação final e esperar um ano para competir nos Jogos Olímpicos.
Seleção de futebol masculino obtém classificação e tentará o bi em Tóquio
O Time Brasil tinha até antes da pandemia estourar 178 atletas classificados pros Jogos. O futebol masculino conseguiu sua classificação no Torneio Pré olímpico ficando em segundo lugar atrás apenas da Argentina e vai pra Tóquio defender o título conquistado no Rio de Janeiro, já o basquete feminino foi desclassificado e não vai pro Japão. A equipe treinada por José Neto esbarrou na seleção de Porto Rico que tirou o time do último mundial e de novo tirou o Brasil de um evento importante. Com a pandemia vários torneios classificatórios e pré olímpicos foram adiados ficando pra junho de 2021 a definição e um deles é o pré olímpico de basquete masculino onde os campeões dos grupos garantem vaga e o Brasil terá uma parada dura pela frente. Atletas como a judoca Rafaela Silva, campeã olímpica em 2016 não vão competir, pois Rafaela não conseguiu reverter a punição por doping e está fora da Olimpíada não podendo defender o título olímpico. Os atletas do Time Brasil passaram a fazer treinos de adaptação em Portugal numa bolha montada para esse fim.
Governo japonês e COI anunciam o adiamento e agora faltam 208 dias pra Olimpíada ser realizada e esperamos, com vacina
O Japão, por ser vizinho da China sofreu com o surto de coronavírus no começo do ano com a explosão de casos e mortes, mesmo assim recebeu o fogo olímpico que foi aceso em Olímpia na Grécia um dia depois do anúncio da pandemia feito pela OMS. Imediatamente o revezamento da tocha teve de ser suspenso. Ao mesmo tempo o COI e o governo japonês ainda afirmaram e insistiam na realização do evento enquanto comitês olímpicos nacionais começaram um movimento para adiar diante do quadro grave que o planeta atravessava, até que no dia 24 de março COI e o então primeiro ministro Shinzo Abe entraram em consenso e decidiram adiar os Jogos Olímpicos quando faltavam quatro meses pra começar o evento se não fosse a pandemia. A Olimpíada de Tóquio acontecerá entre os dias 23 de julho e 8 de agosto do ano que vem e as Paralimpíadas serão realizadas entre 24 de agosto e 5 de setembro. No fim do ano o COI anuncia que nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 entram novos esportes como o break dance e saindo o caratê e o softbol. Na cobertura da TV brasileira a Rede Globo chegou a anunciar a equipe que iria cobrir o evento se a pandemia não atrapalhasse. No fim do ano ficou decidido que somente uma equipe de repórteres vai ao Japão cobrir os jogos, não terá estúdio especial e narradores e comentaristas vão narrar as provas daqui do Brasil.
No começo do ano lancei o Missão Tóquio 2020, o terceiro blog olímpico aqui na plataforma Blogger. O espaço onde falaria da preparação final e as notícias olímpicas teve sua última atualização no dia 24 de março, mas ele voltará a ser atualizado a partir de janeiro com o nome Missão Tóquio 2021. Aqui no blog de knunes teríamos uma série especial sobre os 100 anos de participação olímpica do Brasil, mas ficará pro ano que vem além de apresentar os atletas que vão integrar a delegação brasileira no aquecimento pros Jogos e quando ocorrerem as competições faremos aquela cobertura que todos estão acostumados desde Pequim sempre enfatizando a participação brasileira, a agenda do dia seguinte lembrando que Tóquio está 12 horas à frente do horário brasileiro devido ao fuso horário a maior parte das competições será de madrugada portanto notívagos preparem - se para duas semanas de fôlego intenso e os destaques dos Jogos.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.