Com o prazo final das convenções encerrando neste domingo conheça os nomes e a composição das 14 chapas para a disputa presidencial:
- Álvaro Dias: Candidato pelo partido Podemos concorre pela primeira vez à Presidência da República está no seu quarto mandato como senador. Começou carreira no PMDB, passando por PST, PP, PSDB e agora no Podemos. Foi governador do estado do Paraná entre 1987 e 1991. Seu companheiro de chapa é Paulo Rabelo de Castro que chegou a ser lançado candidato pelo PSC, mas o partido abriu mão.
Partidos que apoiam a chapa: PSC, PRP e PTC
- Cabo Daciolo também disputará a presidência pela primeira vez e será candidato pelo Patriotas. Atualmente exerce mandato de deputado federal e sua companheira de chapa é a pedagoga Suelene Balduíno Nascimento
- Ciro Gomes: Candidato pelo PDT disputará pela terceira vez a Presidência da República. Nas eleições de 1998 e 2002 sequer chegou ao segundo turno. Foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado estadual e federal foi filiado em sete partidos. Foi ministro da fazenda no governo Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no primeiro mandato do ex- presidente Lula. Sua companheira de chapa será Kátia Abreu. A decisão será confirmada nesta segunda feira.
Partido que apoia a chapa: Avante
- Geraldo Alckmin: Disputará pela segunda vez a Presidência da República pelo PSDB pois foi derrotado em 2006 no segundo turno. Médico começou sua carreira política como vereador, depois foi prefeito, deputado estadual e deputado federal por dois mandatos. Assumiu o posto de governador do estado de São Paulo depois da morte de Mário Covas em 2001 e exerceu mais três mandatos. É o presidente nacional do PSDB. A senadora Ana Amélia do PP será a candidata á vice - presidente.
Partidos que apoiam a chapa: PTB, PSD, SD, PRB, PRB, DEM, PP, PHS, PPS e PR
- Guilherme Boulos: O candidato do PSol tem 36 anos e disputará a eleição presidencial pela primeira vez. Foi militante estudantil e é coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. A ativista indígena Sônia Guajarara é a candidata à vice na chapa.
Partido que apoia a chapa: PCB
- Henrique Meirelles: Candidato pelo MDB foi presidente do Bank of Boston durante 12 anos, foi eleito deputado federal por Goiás em 2002, mas sequer exerceu o mandato. Foi presidente do Banco Central no Governo Lula e ministro da fazenda no Governo Temer. O candidato à vice será o ex- governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto.
Partido que apoia a chapa: PHS
- Jair Bolsonaro: Candidato do PSL e líder das pesquisas é militar da reserva. Está em seu sétimo mandato consecutivo como deputado federal e seu candidato a vice será o general Hamilton Mourão.
Partido que apoia a chapa: PRTB
- João Amoedo: Candidato do Partido Novo é empresário e fez carreira como executivo. Foi vice presidente do Unibanco e membro do conselho de administração do Itaú. Seu companheiro de chapa é o professor universitário Christian Lombauer.
- João Goulart Filho (PPL): Filho do ex- presidente deposto João Goulart é fundador do instituto João Goulart e autor do livro Jango e eu: memórias de um exílio sem volta. O candidato à vice na chapa é o professor Léo Alves.
- José Maria Eymael: Candidato pela Democracia Cristã já disputou quatro eleições presidenciais perdendo todas. Foi deputado federal constituinte e exerceu dois mandatos na Câmara entre 1987 e 1995. Seu candidato à vice é o pastor Hélvio Costa.
- Luiz Inácio Lula da Silva: Candidato pelo Partido dos Trabalhadores concorrerá pela sexta vez. Metalúrgico e líder sindical ocupou a presidência entre 2003 e 2010. Está preso desde abril em Curitiba condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tripléx do Guarujá e de acordo com a lei da ficha limpa está inelegível até ser julgado o caso no Supremo Tribunal Federal.
Partido que apoia a chapa: Pros
- Manuela D'Ávila: Candidata pelo PC do B terá como vice o sindicalista Adilson Araújo. Jornalista iniciou carreira no movimento estudantil, foi vice presidente da UNE, vereadora, exerceu dois mandatos como deputada federal e atualmente é deputada estadual pelo Rio Grande do Sul. Disputou duas eleições para prefeito de Porto Alegre perdendo ambas.
- Marina Silva: Candidata pela Rede Sustentabilidade terá como candidato à vice Eduardo Jorge do Partido Verde. Foi filiada ao PT de 1986 à 2009. Foi deputada estadual e senadora pelo estado do Acre. Foi ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008 no Governo Lula. Foi candidata em 2010 pelo PV e em 2014 assumiu a chapa depois da morte de Eduardo Campos pelo PSB.
Partido que apoia a chapa: PV
- Vera Lúcia: Candidata pelo PSTU Vera Lúcia foi militante do PT sendo expulsa em 1992. Foi candidata à prefeita em Aracaju e é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Seu candidato à vice é Hertz Dias.
Os partidos PMN, PSB e PMB não formaram coligação e estarão neutros. Na próxima quinta acontece o primeiro debate entre os candidatos na TV Bandeirantes, no dia 15 os partidos enviarão o registro das candidaturas ao TSE e no dia seguinte começa oficialmente a campanha e no dia 31 começa o horário político no rádio e na TV.
Atualização: No final da noite de ontem o PT anunciou Fernando Haddad como vice na chapa e o PC do B retirou a candidatura de Manuela D'Ávila que será a futura candidata à vice pois o partido fez acordo.
Atualização: No final da noite de ontem o PT anunciou Fernando Haddad como vice na chapa e o PC do B retirou a candidatura de Manuela D'Ávila que será a futura candidata à vice pois o partido fez acordo.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.