A série especial sobre os esportes olímpicos prossegue e hoje vamos falar da esgrima.
A esgrima é um esporte de luta em que o principal objetivo é tocar o adversário com a lâmina ao mesmo tempo sem ser tocado. Sua origem vem da era antiga e na Idade Média foi aperfeiçoada.
As armas
Na esgrima são três as armas utilizadas nas competições internacionais:
- Florete: Arma mais comum por ter uma lâmina mais flexível e mais leve que a espada. Exige postura, agilidade, equilíbrio e flexibilidade;
- Espada: Por ser uma arma que pode atingir o corpo do adversário a espada é uma arma para esgrimistas mais altos e o toque da lâmina é forte e pontiagudo.
- Sabre: Arma de duelo mais violento e ágil o sabre tem lâmina flexível e exige muita rapidez e bom preparo físico.
A pista e a roupa
A pista tem 14 metros de comprimento e de um metro e meio a dois metros de recuo. As roupas são tradicionalmente brancas e a vestimenta é composta por uma jaqueta, luvas, fios elétricos, calça, máscara e protetores especiais.
O local de competições
A Arena Carioca 3 no Parque Olímpico da Barra será palco das lutas da esgrima. Construído para os jogos depois virará um ginásio experimental.
O Brasil nos jogos
O Brasil terá 13 atletas na delegação, a maior da história. Teremos equipe no florete masculino com os esgrimistas Guilherme Toldo, Ghislan Perrier, Henrique Marques e Fernando Scavazin. Na espada feminina teremos a italiana naturalizada brasileira Nathalie Moellhausen e no sabre a representante será Marta Baeza. Renzo Agresta, líder do ranking das Américas vai para sua quarta participação olímpica e disputará o sabre e a espada.
Amanhã a série fala sobre o futebol.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.