O Mês em Resumo: Ministro é demitido por denúncia de assédio, Brasil sofre com seca e incêndios florestais e esporte paralímpico figura no Top 5 em Paris

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de setembro.

Denúncias de assédio sexual derrubam Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos. As denúncias partiram da ONG Me Too e da ministra da Igualdade Racial Anielle Franco. Em seu lugar assumiu Macaé Evaristo.

A campanha eleitoral pra prefeito de São Paulo chega ao nível mais baixo no debate entre os candidatos na TV Cultura no dia 15. O candidato José Luiz Datena agride Pablo Marçal com uma cadeira depois de ser provocado por Marçal devido a um caso de assédio moral, oito dias depois em debate no Flow Marçal exagera nas provocações e é expulso do debate e um de seus assessores dá um soco em um membro da equipe do candidato à reeleição Ricardo Nunes. 

O app X fica próximo de voltar a funcionar pois foram pagas as multas relativas ao bloqueio no valor de R$ 10 milhões além de bloquear perfis de bolsonaristas da extrema direita e indicar representante legal que é escolhida, é a advogada Rachel Villa Nova Conceição.

O esquema das bets leva a influenciadora Deolane Bezerra à prisão no início do mês. Ela é acusada de integrar o esquema de lavagem de dinheiro e apostas ilegais. Quem também se envolveu no esquema foi o cantor sertanejo Gusttavo Lima que teve sua prisão decretada e depois revogada.

O Brasil sofre com os efeitos da seca com um festival de incêndios florestais que castigam 14 capitais do país. Brasília sofre com a estiagem que chega a 157 dias sem uma gota de chuva e no dia 3 a umidade relativa do ar chega ao mais baixo índice da história, 7%, no dia 16 um incêndio no Parque Nacional de Brasília causa grandes estragos e a fumaça deixa o ar irrespirável e no dia 28 chove em pontos isolados pondo fim à segunda maior estiagem da história desde 1963 que segue como o ano mais seco da história.

Na Venezuela a tensão aumenta com a prisão de Edmundo González, opositor de Nicolás Maduro e dias depois deixa o país pra se exilar na Espanha.  

Donald Trump escapa de um novo atentado em um tiroteio em um campo de golfe. Há dois meses Trump escapou de um atentado durante comício na Pensilvânia.

A guerra no Oriente Médio ganha novos capítulos com uma série de ataques do exército de Israel no Líbano contra o grupo terrorista Hezbollah. No dia 17 pagers explodem simultaneamente matando 9 pessoas, depois ataques com walkie talkies agravaram ainda mais a situação. No dia 27 um bombardeio mata 37 pessoas entre eles o líder do Hezbollah Hassan Nassaralah. 

Pela primeira vez o Brasil recebe um jogo da NFL, a liga de futebol americano e o Green Bay Packers venceu de virada o Philadelphia Eagles.

O espanhol Álex Palou se sagra tricampeão da Fórmula Indy ao chegar na 11ª posição na etapa final em Nashville em mais um título da equipe Chip Ganassi.

O Corinthians é hexacampeão brasileiro feminino ao vencer o São Paulo na decisão e mantém a dinastia que vem desde 2017 disputando oito finais seguidas do campeonato brasileiro de futebol feminino.

 

Três jogadores do Coritiba Crocodilers, time de futebol americano morrem em acidente com o ônibus que viajava até o Rio de Janeiro onde jogariam com o Flamengo.

O Brasil bate o recorde de medalhas de Tóquio e fica no Top 5 das Paralimpíadas de Paris conquistando 89 medalhas sendo 25 de ouro atingindo a meta estabelecida pelo Comitê paralímpico brasileiro. Destaque para Gabriel Araújo, o Gabrielzinho e Carol Santiago, estrelas da natação. 

Sérgio Mendes foi um dos maiores nomes de nossa música que brilhou lá fora. Pianista, compositor e arranjador ajudou a difundir a bossa nova nos Estados Unidos e ganhou 1 Grammy e 2 Grammy latino além de ser recordista de indicações na Billboard One 100. Sérgio Mendes morre no dia 5 aos 83 anos devido à problemas respiratórios. 

Alberto Fujimori surgiu na política do Peru como um fenômeno e em 1990 venceu a eleição presidencial e governou o país até 2000 quando renunciou e no período que esteve no poder conseguiu reabilitar a economia e derrotou o grupo terrorista Sendero Luminoso, ao mesmo tempo esteve envolvido em uma sucessão de escândalos de corrupção e acusações de cometer crimes contra a humanidade sendo condenado a 25 anos de prisão. Fujimori vinha tratando um câncer na língua descoberto recentemente e morre no dia 11 aos 86 anos.

Outras mortes do mês: Fabio Arruda (7 de setembro), consultor de etiqueta que se destacou participando de programas na Record, Rede TV!, Gazeta e SBT, James Earl Jones (9 de setembro), ator e dublador norte americano que deu voz a Darth Vader nos filmes da saga Guerra nas Estrelas e de Mufasa no filme O Rei Leão, Tito Jackson (15 de setembro), irmão de Michael Jackson e integrante da banda Jackson 5 junto de Jermaine, Marlon e Randy além de Michael, Flávio Araújo (17 de setembro), radialista e locutor esportivo que narrou cinco Copas do Mundo pela rádio Bandeirantes e encerrou carreira em 2002,  Salvatore "Totó" Schilacci (18 de setembro), atacante que jogou pela seleção da Itália e foi artilheiro na Copa do Mundo de 1990 sediada no país marcando seis gols, Sebastião Nery (23 de setembro), jornalista político que exerceu mandato de deputado federal entre 1983 e 1987 e trabalhou em órgãos como Diário Carioca, Folha de S.Paulo e Band, Armando Freitas Filho (26 de setembro), poeta considerado como um dos mais importantes poetas modernos da literatura brasileira escrevendo obras voltadas pra poesia, Maggie Smith (27 de setembro), atriz inglesa de carreira marcante no teatro, televisão e cinema atuando em 60 filmes e 70 peças de teatro e Kris Kristofferson (28 de setembro), ator e cantor de música country e que atuou no filme Nasce uma estrela junto de Barbra Streisand.

O quadro volta em outubro.

Postar um comentário

0 Comentários