A semana que termina mostra o cenário desolador do Rio Grande do Sul que volta a sofrer com as chuvas, o drama na sucessão no Irã e dois políticos sendo absolvidos da acusação de abuso de poder econômico.
1 - Chuvas no Rio Grande do Sul: As cheias no Sul já mataram 165 pessoas e o que se vê é um cenário devastador com toneladas de lixo misturadas com animais mortos e lama, muita lama. O nível do Rio Guaíba segue baixando lentamente, mas continua acima do limite máximo de inundação. A prefeitura colocou sacos de areia para conter o avanço da cheia e com a volta das chuvas os bueiros voltaram a ficar entupidos dificultando o escoamento da água. Também com as cheias vem as doenças como a leptospirose que já matou quatro pessoas.
2 - Brasileiro morto na guerra Israel x Hamas: O brasileiro Michel Nisembaum se tornou o quarto brasileiro morto nos ataques do Hamas em 7 de outubro do ano passado. Ele era o único refém dos terroristas e seu corpo foi encontrado em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza junto de outras duas pessoas. No ato os terroristas do Hamas invadiram o sul de Israel e mataram 1200 pessoas e sequestrando 250. Nesta semana Espanha, Noruega e Irlanda reconheceram a existência do Estado da Palestina.
3 - Tensão no Irã: O presidente Ebrahim Raisi morreu em acidente de helicóptero no começo da semana e elevou a tensão na sucessão presidencial no Irã. A eleção presidencial está marcada pra junho e Raisi era apontado como sucessor do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país. O acidente foi ocasionado por uma falha técnica provocando a morte de Raisi que estava no poder desde 2021.
4 - Absolvidos: Nesta semana dois políticos foram absolvidos em julgamentos. O senador e ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro foi absolvido no TSE de forma unânime da acusação de abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022. Todos os sete ministros votaram à favor da absolvição, já o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro escapou da cassação no TRE carioca sob acusação de abuso de poder econômico. Por 4 votos favoráveis a absolvição e 3 contra Cláudio Castro segue no governo do estado do Rio de Janeiro.
5 - Milei ataca novamente: O presidente argentino Javier Milei voltou a causar esta semana devido à crise diplomática com a Espanha. Em sua primeira viagem como dirigente do país Milei acusou a primeira dama espanhola de corrupção e a resposta da Espanha foi convocar o embaixador do país sair da Argentina e exigiu retratação pública.
Imagem da semana
No Irã a multidão se reúne nos funerais do presidente Ebrahim Raisi tomando as ruas de Teerã. Com sua morte a sucessão no país vai ficar mais tensa a partir de agora.
O quadro retorna sábado que vem.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.