Hora de mais um resumo semanal sobre os preparativos pros Jogos Olímpicos de Paris. Na quinta edição do quadro destaque para mais uma instalação inaugurada e os nomes da equipe de judô do Brasil.
A Confederação Brasileira de Judô anunciou ontem a primeira lista de convocados para os Jogos de Paris antes do fechamento do ranking. Dez nomes foram anunciados dentre eles a campeã olímpica no Rio Rafaela Silva que compete na categoria até 57 kg. Rafaela volta pra sua terceira Olimpíada depois de ficar fora dos jogos de Tóquio devido à suspensão por doping. Os medalhistas Daniel Cargnin (-73 kg), bronze em Tóquio, Rafael Silva (+100 kg), bronze em Londres e no Rio e Mayra Aguiar (-78 kg), bronze em Londres, Rio e Tóquio também estão na lista. William Lima (-66 kg), Guilherme Schmidt (- 81 kg), Rafael Macedo (- 90 kg), Leonardo Gonçalves (+100 kg), Larissa Pimenta (-52 kg) e Beatriz Souza (-78 kg). Restam quatro vagas pra fechar o time, pois o ranking olímpico fecha em 23 de junho.
E o país ganhou mais uma vaga no tiro esportivo com Geovana Meyer que ficou em segundo lugar no pré-olímpico da Argentina na prova de carabina em três posições 50 m. Como a campeã já estava classificada ela obteve a vaga automaticamente. O país já tem 181 atletas classificados e confirmados pra disputa.
Nossos atletas obtiveram no último fim de semana resultados expressivos subindo ao pódio várias vezes. Na ginástica o país conquistou quatro medalhas na etapa da Copa do Mundo na Turquia. Ouro para Jade Barbosa na prova do solo apresentando uma nova coreografia ao som da cantora americana Britney Spears, Rebeca Andrade foi prata nas barras assimétricas, Flávia Saraiva foi prata na trave e Diogo Soares também ficou com a prata na barra fixa, no judô o Brasil conquistou duas pratas na etapa do Grand Slam também na Turquia: Jéssica Lima foi prata na categoria até 57 kg, mas não o suficiente pra roubar a vaga de Rafaela Silva e Guilherme Schmidt foi bronze na categoria até 81 kg e no tênis de mesa Hugo Calderano obteve um resultado histórico sendo vice campeão no torneio WTT de Incheon na Coreia do Sul ao perder para o chinês Liang Jinkgun, antes ele derrotou o número 2 do ranking, o também chinês Fan Zhendong. Hugo Calderano é o sétimo do ranking.
O COB fez semana passada uma última visita de ajustes às instalações do Time Brasil no Chatéau de Saint Ouen que será a casa da delegação brasileira durante os Jogos Olímpicos. A construção histórica servirá de QG para o comitê e conta com serviços de fisioterapia, nutrição e apoio mental além de uma área de treinamento para cinco equipes. A base de apoio fica a dois quilômetros da Vila Olímpica e os investimentos custaram 400 mil euros (R$ 2,2 milhões) com metade vinda do COB e a outra metade da prefeitura de Saint Ouen.
E mais uma instalação foi inaugurada esta semana em Paris. O Centro Aquático que fica perto do Stade de France em Saint Denis foi inaugurado com a presença do presidente francês Emmanuel Macron e demais autoridades. A estrutura é permanente e a única construída pros jogos recebendo até 5 mil espectadores e nesse local serão disputadas as provas de saltos ornamentais, nado artístico e as partidas do pólo aquático. As provas de natação serão realizadas na Paris La Defense Arena.
E não poderíamos fechar esse quadro dando uma excelente notícia. A triatleta Luísa Baptista recebeu alta da UTI depois de ficar internada mais de 100 dias. Em 23 de dezembro do ano passado Luísa foi atropelada por uma motocicleta e teve fraturas múltiplas, chegou a estar em estado gravíssimo e passou por várias cirurgias. Ela segue em recuperação agora no Centro de Reabilitação Lucy Montoro em São Paulo.
Semana que vem tem mais resumo pré olímpico pra você. Faltam 112 dias pro início dos Jogos Olímpicos de Paris.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.