No próximo domingo 10 de março vai começar a temporada 2024 de Fórmula Indy e num ano especial pois há 40 anos o Brasil descobria a categoria americana através de Emerson Fittipaldi e o Blog de knunes apresenta uma série especial em seis capítulos falando sobre as quatro décadas da Indy no país e no primeiro capítulo vamos trazer aqui os primeiros dez anos da categoria.
Emerson Fittipaldi havia encerrado carreira de piloto na Fórmula 1 e vinha atuando como chefe de equipe na Fittipaldi, antiga Copersucar e corria provas de superkart e no início de 1984 chegou a pensar em voltar a correr na categoria, fez testes de pneus em Jacarepaguá com o carro da Spirit, mas o motor era fraco e sem ser competitivo ele desistiu da volta, dias depois disputou uma prova de carros protótipos em Miami e logo depois pintou o convite para correr na Fórmula Indy, até então uma categoria tipicamente americana de pilotos em fim de carreira. A estreia foi no GP de Long Beach em 1º de abril de 1984 e o Rato correu com um carro de pintura rosa da GTS, largou em 12º e numa prova consistente terminou a corrida em quinto. No dia 27 de maio ele participava pela primeira vez das 500 milhas de Indianápolis, mas ele não terminou a prova devido à quebra de seu carro. O Brasil viu essa corrida na semana seguinte em compacto transmitido pela TV Record com narração do Barão Wilson Fittipaldi. Emerson terminou a temporada de 84 correndo em 9 etapas tendo um quarto lugar em Mid-Ohio como seu melhor resultado ficando na 15ª posição na classificação geral.
Contratado no final de 84 pela Patrick Racing Emerson Fittipaldi começou muito bem a temporada de 85 chegando em segundo lugar no GP de Long Beach. Sua segunda participação na Indy 500 foi um pouco melhor, pois liderou boa parte da corrida e no fim abandonou com problemas na alimentação. Não demoraria muito para que Emerson chegasse à primeira vitória que veio em 28 de julho nas 500 milhas de Michigan, primeira de 22 vitórias na carreira. Graças ao feito a Rede Bandeirantes transmitia no dia 4 de agosto pela primeira vez ao vivo para o Brasil uma prova da categoria no circuito de Road America em Elkhart Lake. No final da temporada Emerson ficou em sexto lugar e ainda tivemos Chico Serra correndo uma prova e Roberto Pupo Moreno participando de cinco corridas. Em 1986 a Band passa a transmitir todas as provas do campeonato e Emerson vence uma corrida em Road America terminando o campeonato na 7ª posição, Raul Boesel fez sua estreia na categoria e terminou o campeonato na 13ª posição e Moreno foi o 16º. Em 1987 a Band chegava a Brasília e vi pela primeira vez no Canal 4 as provas da categoria já com narração de Luciano do Valle. Nesse ano Emerson vence duas corridas: Cleveland e Toronto e termina o campeonato na décima posição. No ano de 1988 Emerson vence de novo duas corridas em Mid-Ohio e Road America e termina o campeonato na sétima posição, atrás de Emerson veio Raul Boesel que voltava depois de ser campeão mundial de marcas.
1989 marcou definitivamente a carreira de Emmo como já era conhecido entre os americanos. O brasileiro fez história na temporada conquistando o título sendo o primeiro não americano a ganhar o campeonato. Foram ao todo cinco vitórias dentre elas a inesquecível vitória na Indy 500, uma corrida que liderou até ser ultrapassado por Al Unser Jr e pelo duelo nas voltas finais decidido a duas voltas pro fim quando Emmo se aproveitou do tráfego de retardatários e ultrapassou Little Al no final da reta oposta. Os dois carros se tocaram e Al Unser Jr foi pro muro e quem não se lembra da narração de Luciano do Valle: Bateu Al Unser! Bateu Al Unser! Emerson vai ganhar, o Brasil ganhou!. O título veio com a vitória em Nazareth.
Na temporada de 1990 Emerson deixou a Patrick se mudando pra Penske e venceu uma corrida terminando o campeonato na quinta posição e Boesel foi o 12º. Em 1991 Emerson foi novamente o quinto colocado vencendo uma prova e Boesel não disputou a temporada. Em 1992 Emerson começou bem vencendo na Austrália, depois venceria mais três provas terminando em quarto lugar, Raul Boesel voltava terminando na nona posição, mas a temporada pro Brasil é marcada pelo acidente grave com o tricampeão de Fórmula 1 Nélson Piquet. Durante os treinos pra Indy 500 Piquet bate no muro da curva 4 e teve os pés esmagados com o impacto da batida. No fim de 92 Ayrton Senna testou pela única vez um carro de Indy a convite de Emerson. O brasileiro testou um Penske na pista de Firebird.
A temporada de 1993 marcou um novo momento para a categoria no Brasil em relação às transmissões de TV. Saía a Band e entrava a Manchete e surgia uma nova voz, a do goiano Téo José que passou a ser conhecido em rede nacional. Na pista a atração maior foi a chegada de Nigel Mansell, então campeão mundial de Fórmula 1 que chegou chegando. O leão ganhou o campeonato no ano de estreia e Emmo ficou com o vice campeonato vencendo três provas dentre elas a Indy 500 pela segunda vez. Raul Boesel ficou em quinto lugar, Nélson Piquet voltava a Indianápolis um ano depois e tivemos as estreias de Marco Greco e Maurício Gugelmin que disputou as últimas provas pela equipe Dick Simon. Em 1994 a Penske sobrou e dominou toda a temporada. Emerson Fittipaldi foi vice campeão ficando atrás de Al Unser Jr. Marco Greco, Raul Boesel e Maurício Gugelmin disputaram a temporada e a Manchete se juntou à CNT formando a Rede da Velocidade pois foi o último ano da Manchete transmitindo a categoria. E nos EUA começavam a surgir rumores da criação de uma categoria de monopostos que causaria um grande impacto nos anos seguintes, a Indy Racing League, proposta de Tony George.
No capítulo de amanhã o boom brasileiro e a cisão que marcou a história da categoria e os efeitos no Brasil.
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