A semana que passou teve a crise diplomática entre Brasil e Israel e a condenação de Daniel Alves por estupro.
1 - Crise diplomática: Uma fala do presidente Lula no começo da semana causou mal estar entre Brasil e Israel. Em sua visita a Etiópia o presidente falou sobre a guerra comparando a ação israelense com o holocausto judeu falando em genocídio. O primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu não gostou de nada disso e o ministro de Relações Exteriores chamou Lula de Persona Non Grata. O embaixador do Brasil em Israel foi chamado de volta. No meio da semana Lula se reuniu com o secretário de estado americano Anthony Blinken que no encontro do G20 discorda fortemente da fala de Lula que por sua vez voltou a falar em genocídio em discurso ontem.
2 - Dados do Censo: O Censo de 2022 do IBGE mostra evolução no saneamento básico, mas um em cada 4 brasileiros ainda vive sem esgoto, ou seja 1 milhão de brasileiros ainda moram em casas sem banheiro, de forma precária.
3 - Fim da saidinha: O Senado aprovou nesta semana o fim da saidinha de presos. O projeto que extingue benefícios para detentos foi aprovado por 62 votos a favor e 2 contra. O projeto ainda terá de passar por votação na Câmara dos Deputados.
4 - Dois anos de guerra: Hoje faz dois anos que começou o conflito entre Rússia e Ucrânia e que segue sem solução. Neste sábado vários líderes ocidentais foram até Kiev prestar solidariedade ao presidente ucraniano Volodmyr Zelensky que em discurso prometeu derrotar Putin.
5 - Daniel Alves condenado: A justiça espanhola condenou o ex-jogador Daniel Alves a pena de quatro anos e meio de prisão por estupro. A sentença comprovou que Daniel agrediu e abusou de uma mulher dentro do banheiro de uma boate em Barcelona no final de 2022. Preso desde o começo do ano passado o ex-jogador pode ter liberdade condicional em maio de 2025.
Imagem da semana
No bairro da Liberdade em São Paulo um festival celebra o ano novo chinês marcando a chegada do ano do Dragão. As celebrações começaram no dia 10 e terminam neste domingo.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.