A penúltima edição da Semana em Resumo de 2023 destaca o clima tenso que tomou conta do noticiário envolvendo a disputa territorial entre Venezuela e Guiana.
1 - Tensão entre Venezuela e Guiana: Desde o começo da semana o clima esquentou na Venezuela, pois referendo realizado aprovou a anexação da região de Essequibo que pertence a Guiana. O ditador Nicolás Maduro já até mandou fazer um mapa com a região. O caso levou o Conselho de Segurança da ONU a se reunir a portas fechadas. Essequibo, alvo da crise é uma área rica em recursos minerais e a Venezuela quer anexar para ampliar o seu território.
2 - Afundamento do solo em Maceió: Já passa de dois metros o processo de afundamento do solo provocado pelo colapso da mina 18 de propriedade da Braskem. Cerca de 20% do território da capital alagoana já esta comprometido pois a cada dia o solo vai acelerando o processo nesse que pode ser o maior desastre natural urbano dos últimos anos. Na próxima semana uma CPI sera instaurada no Congresso e a Braskem pode ser condenada a pagar indenizações que podem passar dos R$ 14 bilhões.
3 - Avaliação do governo Lula: Pesquisa do IPEC mostra que o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva e considerado ótimo/bom para 38%, já os que acham o governo regular, ruim ou péssimo são 30%. A pesquisa mostra que 51% aprovam a maneira de governar do petista e 43^% desaprovam, crescimento de 5 pontos percentuais em comparação com a avaliação de setembro.
4 - Pessoa do ano: A cantora americana Taylor Swift foi escolhida a pessoa do ano pela revista TIME. Os motivos para a escolha foram os recordes atingidos nas plataformas de streaming e a arrecadação recorde da turnê Eras que caminha pra ser a maior bilheteria global em todos os tempos.
5 - Fim: A banda brasileira Sepultura anunciou o fim das atividades em 2024 e uma turnê de despedida vai passar por 40 paises. Criada em 1984 em Belo Horizonte a banda Sepultura é considerada uma das bandas de destaque no gênero heavy metal em todos os tempos.
Imagem da semana
Centenas de palestinos fazem fila por ajuda humanitária no centro de distribuição da agencia da ONU na Faixa de Gaza. A guerra entre Israel e o Hamas dura dois meses e Israel voltou a bombardear de forma intensa a região.
Hoje faz exatamente um mês que estou sem internet no PC e tenho o TV Box como solução. Sou brasileiro, não desisto nunca e espero que isso seja resolvido o mais rápido possível. Sábado que vem tem a última edição do quadro na temporada, se possível no PC.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.