O quadro A Bela do Domingo de hoje é especial, pois nossa homenageada de hoje é a eterna rainha dos baixinhos que faz aniversário amanhã e vamos comemorar os 60 anos de Xuxa Meneghel.
Amanhã, 27 de março Maria da Graça Meneghel, ou simplesmente Xuxa Meneghel completa 60 anos. Nascida em Santa Rosa começou carreira aos 16 anos e em abril de 1980 estampou a capa da revista Carinho da Bloch Editores, em dezembro do mesmo ano estampou a capa da extinta revista Manchete ao lado de Luiza Brunet, Adeline Delgado e do saudoso rei Pelé, logo depois os dois engataram romance que durou de 1982 até 1986. Em dezembro de 1982 posou nua para a Playboy e em 1983 aos 20 anos estrelou o filme Amor Estranho Amor ao lado do saudoso Tarcísio Meira e Vera Fischer. No mesmo ano debutou na televisão graças à Maurício Sherman.
Em 6 de junho de 1983 ela estreava como apresentadora infantil na então novata Rede Manchete no comando do Clube da Criança. Durante a semana ela trabalhava em Nova York e gravava nos fins de semana e a agência onde trabalhava exigiu que fizesse uma escolha entre a carreira de modelo ou a de apresentadora e ela optou pela TV. O formato era inovador com desenhos intercalados por brincadeiras e era exibido à tarde (Em Brasília a Manchete foi exibida pelas TVs Nacional - até junho de 85 e TV Brasília - de julho de 85 até 1999). O seu desempenho foi elogiado por Mário Lúcio Vaz que ofereceu um salário três vezes maior e a levou pra Rede Globo e em 30 de junho de 1986 estreava o Xou da Xuxa que se tornou um marco na televisão e na carreira. O programa teve mais de 2000 exibições e marcou gerações de crianças que hoje são quarentões e eu sou um deles (idade detectada) e dentre as marcas registradas a nave onde ela entrava e saía do programa, a marquinha de batom, as xuquinhas (aparatos para prender o cabelo) e a participação de assistentes de palco como Praga e Dengue e as paquitas, quem era a menina que passou dos 40 e que foi adolescente que não sonhava em ser uma paquita? O programa liderou o horário nos mais de 6 anos que ficou no ar. Em paralelo Xuxa ainda lançou outros projetos para atingir outros públicos, como o Bobeou Dançou que ficou no ar na temporada de 1989, O Paradão da Xuxa a partir de 1991 e em 1992 iniciou carreira internacional lançando o El Show de Xuxa na Telefe e exibido para 17 países latinos e para a comunidade hispânica nos Estados Unidos. Também fez programa na Espanha, o Xuxa Park. Com o fim do Xou ficou cinco meses fora do ar e voltou em maio de 1993 com o programa que leva o seu nome e que ficou seis meses no ar. No mesmo ano de 1993 Xuxa foi pros Estados Unidos e lançou seu programa em inglês.
Voltou ao Brasil em 1994 quando lançou o Xuxa Park, atração que ia ao ar nas manhãs de sábado, em 1995 estreou o Xuxa Hits que era um quadro do Xuxa Park. Em 1997 estreia o Planeta Xuxa que foi inicialmente exibido nas tardes de sábado, depois passou pro domingo. Em 2001 o Xuxa Park saiu do ar devido ao incêndio no Projac onde era gravado o programa e no mesmo ano lançou o álbum Só pra baixinhos destinado à crianças de 0 a 10 anos. Em 2002 veio a fase de amadurecimento ainda motivada pelo rompimento da parceria de quase 20 anos com Marlene Mattos e em outubro estreia o Xuxa no Mundo da Imaginação que fica no ar até 2004. Em abril de 2005 estreia o TV Xuxa que fica no ar até 2007, retornando em 2008 remodelado e mais voltado à família. A atração fica no ar até 2014 quando enfrenta problemas de saúde e Xuxa deixava a Globo de forma amigável em dezembro.
Em março de 2015 assina contrato com a RecordTV e em 17 de agosto estreou o programa Xuxa Meneghel inspirado na atração comandada pela americana Ellen DeGeneres ficando no ar até dezembro de 2016, estreou depois o reality Dancing Brasil e em 2019 o The Four Brasil. Xuxa deixou a Record em 2020, em 2021 firma parceria com a plataforma de streaming Globoplay para a produção de um documentário e recentemente foi homenageada no Altas Horas de Serginho Groismann.
Na sua vida pessoal além de namorar com o rei também namorou o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o ator Luciano Szafir que é pai de Sasha, nascida em 28 de julho de 1998 que rendeu matéria longa de 10 minutos no Jornal Nacional e que teve sua gravidez anunciada no extinto Domingão do Faustão em 7 de dezembro de 1997 e desde 2012 namora o cantor Junno Andrade que abriu a temporada de 2013 do extinto quadro daqui O Belo do Sábado. No cinema fez filmes com Os Trapalhões e outros filmes como Super Xuxa contra Baixo Astral, Lua de Cristal, Xuxa Requebra, Xuxa e os Duendes e Abracadabra entre outros. Além disso gravou 36 álbuns de estúdio com discos detentores de recordes de vendagens sendo o disco Xou da Xuxa 3, de 1988 o mais vendido com mais de 3 milhões de cópias vendidas tendo como carro chefe a música Ilariê. Meu pai comprou os dois primeiros discos, o Xou da Xuxa 1 e 2 e meu saudoso tio Luiz quando trabalhava na Globo trouxe pra gente o disco 3, ainda tive o Xou da Xuxa 4 mas se perdeu. Outros álbuns de sucesso foram Sexto Sentido de 1994 e Tô de bem com a Vida de 1996. A apresentadora tem uma fortuna estimada em US$ 160 milhões e já foi homenageada duas vezes no Carnaval carioca em 1992 e 2004.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.