A semana que passou fica marcada pela tragédia causada pela chuva que foi a maior registrada na história do Brasil.
1 - Tragédia das chuvas: A população do litoral norte de São Paulo sofreu com as fortes chuvas que castigaram a região e que já mataram 57 pessoas. As áreas mais afetadas foram a Vila do Sahy e o município de São Sebastião. As buscas por desaparecidos prosseguem e foram mobilizadas forças especiais e navios da marinha brasileira que viraram hospitais de campanha. A prefeitura de São Sebastião pediu para que os turistas não frequentem a praia neste fim de semana e nos mercados as prateleiras seguem vazias e surgiram relatos de venda de produtos sendo cobrados de forma absurda, pra que você tenha ideia o litro de água foi vendido a R$ 93 e ainda houve agressão aos repórteres Renata Cafardo e Tiago Queiroz do jornal O Estado de S.Paulo. O índice pluviométrico registrou 682 mm em Bertioga nessa que é a maior chuva da história do país.
2 - Chacina em Sinop: Uma aposta de R$ 4 mil foi o que motivou uma chacina que matou sete pessoas em um bar na cidade de Sinop no interior do Mato Grosso. Dois homens armados com espingarda calibre 12 mm e uma pistola calibre 38 dispararam contra as pessoas em imagens flagradas pelas câmeras de segurança. Seis homens e uma adolescente de 12 anos morreram na chacina e Ezequias Souza Ribeiro foi morto em confronto com policiais enquanto Edgard foi preso ao se entregar.
3 - Guerra na Ucrânia: O conflito completou um ano com o saldo de milhares de mortos e 18 milhões ucranianos em fuga. Os dois países envolvidos seguem no impasse para estabelecer o cessar-fogo. Nos próximos dias o presidente Lula irá se encontrar com Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia para tentativas de se chegar a um acordo de paz.
4 - A deputada mais jovem: Chiara Biondini completou esta semana 21 anos e tomou posse como a parlamentar mais jovem do país a assumir uma cadeira. Ela é deputada estadual em Minas Gerais e não pode tomar posse no dia 1º de fevereiro.
5 - Caso Robinho: O STF abriu processo de homologação para que o governo da Itália extadite o jogador para cumprimento da pena sentença no país de origem. Como o Brasil não extradita nativos o governo italiano pediu para que ele cumpra a pena no Brasil. Robinho foi condenado em 2022 a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo.
Imagem da semana
Em El Salvador os primeiros dois mil detentos foram transferidos para o novo presídio batizado de Centro de Confinamento do Terrorismo. A megaprisão foi inaugurada este mês e conta com 10 pavilhões e celas que podem receber até 100 presos por pavilhão e com capacidade total para 40 mil detentos.
O quadro retorna no sábado que vem.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.