Retrospectiva 2022: Os reis do planeta bola

Kleber Nunes
By -
0

A retrospectiva entra na sua reta final e agora é hora do futebol. A temporada mostrou a força de Palmeiras e Flamengo que conquistaram os títulos mais importantes.

Quem soltou o grito de campeão nos estados






Brasiliense, Fortaleza, Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras e Fluminense começaram o ano festejando mais uma conquista no estadual

Os campeonatos estaduais deste ano foram curtos terminando no começo de abril. O Candangão foi conquistado pela 11ª vez pelo Brasiliense que foi campeão batendo o Ceilândia na decisão. No Ceará o campeão foi o Fortaleza que ainda levou o título da Copa do Nordeste, na Bahia tivemos um campeão, aliás bicampeão. O Atlético de Alagoinhas se sagrou bicampeão derrotando a Jacuipense, em Pernambuco o Náutico se sagrou campeão, em Goiás o campeão foi o Atlético Goianiense, no Paraná o campeão foi o Coritiba que venceu o Maringá e destaque para o rebaixamento do Paraná Clube que teve um ano negro também sendo eliminado na Série D e não figurará em nenhuma divisão nacional. Em Minas o Atlético Mineiro se sagrou campeão derrotando o Cruzeiro na decisão em jogo único, no Rio Grande do Sul o Grêmio voltou a ganhar mais um estadual derrotando o Ypiranga de Erechim. Em São Paulo o Palmeiras se vingou do São Paulo e conquistou o estadual goleando por 4 x 0 na decisão no Allianz Parque lotado depois de perder o jogo de ida no Morumbi por 3 x 1 e no Rio de Janeiro o Fluminense impediu o tetracampeonato seguido do Flamengo voltando a ganhar o estadual depois de 10 anos com destaque pra Germán Cano, autor de gols decisivos nos dois jogos.

Na Supercopa do Brasil o Atlético Mineiro conquistou o título depois de 24 cobranças de pênalti (12 para cada lado) na decisão contra o Flamengo. No tempo normal o jogo terminou 2 x 2 e depois de quase intermináveis 12 cobranças para cada time o Galo ficou com o título pois Vitinho perdeu o pênalti decisivo.

O lado negro do futebol


Cenas tristes nos gramados: batalha campal no México e superlotação que mata na Indonésia, dois acontecimentos que mancharam de sangue o futebol em 2022

A violência no futebol em 2022 teve episódios lamentáveis que entristeceram as torcidas. No dia 5 de março um jogo do campeonato mexicano entre o Querétaro e o Atlas foi suspenso devido á invasão do gramado e a reação violenta da torcida. 22 pessoas ficaram feridas. Em outubro na Indonésia 125 pessoas morreram durante tumulto num estádio de futebol durante jogo do campeonato nacional. Mas não foi só entre as torcidas que a violência estourou, dentro dos gramados também tivemos casos lamentáveis como os ocorridos nos Grenais. No dia 26 de fevereiro o ônibus da delegação do Grêmio foi alvo de ataques por pedras e barras de ferro deixando o jogador Villasanti ferido, menos de um mês depois Lucas Silva foi atingido por um celular. Na Bahia o goleiro Danilo Fernandes ficou ferido depois do ataque ao ônibus e um atentado à bomba. Outro caso de violência foi relativo ao racismo e envolveu Vinícius Júnior. No mês de setembro um humorista espanhol fez declarações racistas envolvendo o atacante do Real Madrid e da seleção e a resposta ele deu em campo, bailando em meio à cânticos racistas vindos da torcida do Atlético de Madrid. 

Real Madrid soberano na Champions


Vinícius Júnior foi o herói de mais uma conquista do Real Madrid, o rei da Champions

Na Europa o Real Madrid voltou a tomar conta do pedaço com a conquista de sua 14ª orelhuda. O título da Champions teve toque brasileiro. Vinícius Júnior foi decisivo e marcou o gol da vitória sobre o Liverpool na decisão em Paris. Além de conquistar mais uma Champions os merengues levaram também mais uma La Liga. Nos outros países veja quais foram campeões nacionais:

- Alemanha: segue a soberania do Bayern de Munique na Bundesliga

- França: O Paris Saint Germain levou mais um título na Ligue 1

- Inglaterra: O Manchester City foi campeão da Premier League numa última rodada eletrizante

- Itália: O Milan quebrou um jejum de 11 anos e voltou a ganhar a Serie A italiana

No Mundial de Clubes realizado no começo do ano o Palmeiras mais uma vez bateu na trave e o Chelsea foi campeão vencendo a decisão por 2 x 1. O próximo torneio será realizado em fevereiro e o Flamengo estará na briga pra tentar acabar com o domínio dos europeus e terá pela frente o Real Madrid. A edição será realizada no Marrocos e em 2025 o torneio passará a ter 32 times, antes a FIFA havia anunciado o mundial com 24 times, mas a pandemia de Covid-19 forçou a entidade a adiar o torneio.

Flamengo chega ao tetra da Copa do Brasil

Pedro marcou na final e Flamengo se sagra campeão na Copa do Brasil pela quarta vez na história

A geração mais vitoriosa do Flamengo nos últimos anos ganhou títulos importantes, mas faltava a Copa do Brasil, faltava. O rubro negro chegou ao quarto título na competição e fica perto do Cruzeiro. A competição teve 91 times disputando e nas duas primeiras fases houve surpresas com quedas de times que já foram campeões como o Grêmio e o Internacional eliminados logo de cara, o Vasco caiu na segunda fase. Os times de Brasília chegaram a viver um bom momento. O Brasiliense e o Ceilândia chegaram à terceira fase quando caíram diante dos gigantes Atlético Mineiro e Botafogo. O Cruzeiro, maior campeão do torneio ficou nas oitavas perdendo pro Fluminense. O Flamengo estreou na terceira fase derrotando o Altos do Piauí, nas oitavas encarou o Atlético Mineiro campeão da edição anterior. No jogo de ida vitória do Galo por 2 x 1, na volta no Maracanã lotado Arrascaeta foi o comandante da vitória de 2 x 0 que levou o time à fase de quartas encarando o Athlético Paranaense. Depois de 0 x 0 na ida o rubro negro venceu na volta com Pedro marcando um golaço de meia bicicleta. Na semifinal o São Paulo não foi páreo e o Flamengo venceu os dois jogos: 3 x 1 no Morumbi e 1 x 0 no Maracanã. A final foi contra o Corinthians que também brigava pelo tetra. No jogo de ida em Itaquera nada de gol e a partida ficou no 0 x 0. Na partida de volta no Maracanã lotado o Flamengo saiu na frente com Pedro e Giuliano empatou o jogo pro Corinthians levando a decisão pros pênaltis. Cássio pegou a cobrança de Filipe Luís,mas a vantagem corintiana foi pro espaço quando Fagner chutou na trave. Depois na sétima cobrança alvinegra Mateus Vital isolou a bola e Rodinei marcou decretando a festa da torcida que dez dias depois faria outra festa. 

Frustração são paulina na Sul Americana

Independiente Del Valle leva sua segunda Sul Americana e frustra sonho do São Paulo

Na Copa Sul Americana foram sete equipes brasileiras que brigaram pelo título. Na fase de grupos onde o campeão da chave avança ficaram o Cuiabá e o Fluminense que havia ficado na segunda fase da Libertadores. O tricolor carioca foi responsável pela maior goleada da competição, 10 x 1 no Oriente Petrolero da Bolívia. Internacional, Santos, Atlético Goianiense, São Paulo e Ceará avançaram com o Vozão dono da melhor campanha geral com 100% de aproveitamento. Na fase do mata mata o Santos ficou pelo caminho nas oitavas de final ao ser eliminado pelo Deportivo Táchira, nas quartas tivemos duelo doméstico entre São Paulo e Ceará e o tricolor paulista avançou nos pênaltis, o Atlético Goianiense eliminou o Nacional do Uruguai e o Internacional foi eliminado nos pênaltis pelo Melgar do Peru depois de dois jogos sem gol. Na semifinal mais um duelo brasileiro entre o São Paulo e o Atlético Goianiense. No jogo de ida deu Dragão, na volta o São Paulo buscou o resultado e levou a decisão pros pênaltis e levou a melhor para decidir o torneio contra o Independiente Del Valle. A final em jogo único disputada em Córdoba deixou um gosto amargo pro time paulista. O Independiente Del Valle dominou a partida e venceu o jogo por 2 x 0, um gol em cada tempo marcados por Faravelli e Díaz. Este foi o segundo título da equipe equatoriana no torneio. 

Flamengo é tri em mais um ano de supremacia brasileira na Libertadores


Gabigol voltou a decidir e Flamengo chega ao tricampeonato invicto da Libertadores com a melhor campanha da história

Na Libertadores a supremacia brasileira se consolida. Nos últimos quatro anos só dá times do Brasil e pelo terceiro ano seguido tivemos final brasileira. Oito times do país disputaram o torneio. Nas fases preliminares Fluminense e América Mineiro disputaram vagas na fase de grupos e apenas o time mineiro entrou no seleto rol ao eliminar o Barcelona de Guayaquil, já o Fluminense foi eliminado pelo Olímpia do Paraguai. Na fase de grupos o Palmeiras foi o melhor time com 100% de aproveitamento seguido pelo Flamengo. O Athlético Paranaense, o Atlético Mineiro, o Fortaleza e o Corinthians avançaram. Bragantino e América ficaram no meio do caminho. No chaveamento havia nova possibilidade de final brasileira. A fase de oitavas começou e só o Fortaleza ficou no caminho ao ser derrotado pelo Estudiantes, o Corinthians eliminou o Boca Juniors nos pênaltis depois de dois empates sem gols, o Palmeiras passou sem sustos pelo Cerro Porteño, o Atlético Mineiro tirou o Emelec, o Furacão passou pelo Libertad e o Flamengo atropelou o Tolima com direito a  7 x 1 na partida de volta. Nas quartas de final tivemos dois duelos brasileiros: Atlético Mineiro x Palmeiras e Flamengo x Corinthians. O Palmeiras tirou os mineiros nos pênaltis depois de dois empates, o Flamengo eliminou o Corinthians com duas vitórias e o Furacão foi heroico ao eliminar o Estudiantes com gol de Vitor Roque nos acréscimos. As semifinais tiveram três times brasileiros e o Vélez Sarsfield da Argentina. No novo duelo doméstico o Athlético Paranaense se classificou impedindo a terceira final seguida do Palmeiras com vitória de 1 x 0 na ida e um empate heroico de 2 x 2 na volta depois de estar perdendo de 2 x 0, já o Flamengo atropelou os argentinos na ida com uma goleada de 4 x 0 e na volta vitória de virada por 2 x 1. Flamengo e Athlético decidiriam a Libertadores no duelo de rubro negros em Guayaquil. No dia 29 de outubro a decisão reunia frente a frente o Furacão em sua segunda final e o rubro negro carioca em busca do tri e num jogo equilibrado o Flamengo se sagrou tricampeão com gol de Gabigol, o homem que decide. Segundo título em 10 dias coroando a recuperação do time que começou com Paulo Sousa e sob a batuta de Dorival Júnior que mesmo com esses dois títulos deixaria o clube no fim de novembro e em dezembro o clube acerta a contratação de Vitor Pereira. A campanha invicta com 12 vitórias e 1 empate é uma das melhores da história da competição e Pedro foi o artilheiro do campeonato com 12 gols.

O ano das Brabas corintianas e das palmeirenses


Corinthians chega ao tetra brasileiro com recorde de público e Palmeiras chega ao título na Libertadores feminina

No futebol feminino o Corinthians segue soberano no futebol do país. O Timão conquistou o seu quarto título nacional com uma sonora goleada de 4 x 1 sobre o Internacional numa partida que marcou o recorde de público na história com mais de 41 mil pessoas. As Brabas seguem soberanas aqui, na América o Palmeiras conquistou o título derrotando na final o Boca Juniors por 4 x 1, a seleção feminina seguiu sua preparação visando a Copa do Mundo feminina ano que vem na Austrália e na Nova Zelândia e no sorteio dos grupos realizado em outubro caímos no Grupo F onde vamos encarar as seleções da França, Jamaica e uma seleção a ser conhecida no playoff mundial em fevereiro. O mundial feminino terá acompanhamento aqui do Blog de knunes. 

A luta por um lugar ao sol


Mirassol e América de Natal vencem nas Séries C e D depois de batalhas na luta pra subir de patamar

Na luta por um lugar ao sol equipes que já disputaram a elite tentam reconstruir seus caminhos. É o caso do América de Natal que se sagrou campeão na Série D. Os potiguares venceram na decisão o Pouso Alegre e ambas as equipes subiram pra Série C junto do Amazonas e do São Bernardo. Mais uma vez os times de Brasília falharam na tentativa de saírem do limbo onde está atolado há 10 anos e que jamais saiu desde a criação da Série D. O Ceilândia ficou na fase de grupos enquanto o Brasiliense foi eliminado na segunda fase pelo Nova Venécia do Espírito Santo. Na Série C o Mirassol se sagrou campeão brasileiro ao vencer na decisão o ABC. No novo formato da competição com turno único jogando todos contra todos oito times avançaram para os quadrangulares onde o campeão chegaria à final e os dois primeiros subiriam pra Série B com Mirassol e Botafogo - SP avançando no grupo A e no B avançaram o ABC e o Vitória da Bahia. Na decisão o Mirassol se sagrou campeão ao vencer o jogo da volta por 2 x 0.

Cruzeiro leva a Série B e gigantes sofrem, mas conseguem subir

Cruzeiro leva com sobras e depois de três anos volta à elite e Vasco sofre até o fim, mas consegue o acesso

A Super Série B foi gigantesca com seis equipes que já foram campeões brasileiros e quatro vagas estavam em jogo. Ao final de 38 rodadas os gigantes obtiveram o acesso com o Cruzeiro sendo o grande campeão. Depois de três anos de sofrimento a Raposa foi a melhor equipe da competição assumindo a liderança na sétima rodada de onde não mais saiu e o acesso de volta à Série A veio de forma antecipada na 31ª rodada vencendo o Vasco no Mineirão lotado por 3 x 0. O título veio na 32ª rodada sem ter entrado em campo numa combinação de resultados nesta que foi a mais antecipada conquista na história e logo no primeiro ano administrado por Ronaldo Fenômeno, dono da SAF numa campanha de 23 vitórias, 9 empates e 6 derrotas com 57 gols marcados, o melhor ataque e a melhor defesa com 26 gols sofridos. O Grêmio foi o segundo time a obter o acesso na 36ª rodada, já Bahia e Vasco tiveram de sofrer um pouquinho mais, poderiam ter comemorado o acesso na penúltima rodada, mas sofreram reveses dentro de casa: o Vasco perdeu de virada pro Sampaio Correa em pleno São Januário e o Bahia empatou com o Guarani e na última rodada dependiam de suas forças para subir. O Bahia venceu o CRB e o Vasco em confronto direto com o Ituano conseguiu o retorno com gol de pênalti logo no começo do jogo marcado por Nenê. 766 gols foram marcados nos 380 jogos com média de 2,02 por partida. Gabriel Poveda do Sampaio Correa foi o artilheiro com 19 gols marcados. Foram rebaixadas as equipes do CSA, Operário, Brusque e Náutico. 

Avante Palestra! Palmeiras chega a 11 títulos no Brasileirão

Palmeiras domina Brasileirão e vence com Gustavo Scarpa sendo eleito o melhor jogador do campeonato

Na Série A o Brasil foi alviverde. Pela 11ª vez na história o Palmeiras foi campeão brasileiro numa campanha brilhante dos comandados de Abel Ferreira. Nos 38 jogos o Verdão obteve 23 vitórias, 12 empates e apenas 3 derrotas, o menor número de reveses na história dos pontos corridos. O time marcou 66 e sofreu 27. Líder desde a 10ª rodada o Palmeiras mostrou ser uma equipe sólida tendo como grande destaque Gustavo Scarpa, eleito o melhor jogador do campeonato, líder em assistências com 13 passes para gols. A conquista alviverde veio na 35ª rodada sem entrar em campo devido à derrota do Internacional pro América Mineiro fora de casa. O Colorado ficou com o vice campeonato num grande trabalho de Mano Menezes. O Fluminense dirigido por Fernando Diniz terminou em terceiro graças aos gols de Germán Cano. O argentino marcou 44 gols na temporada e 26 no Brasileirão terminando como artilheiro, o maior desde 2006 quando o campeonato passou a ser disputado por 20 equipes. 


Germán Cano foi o artilheiro com recorde de gols na temporada e Fortaleza sai do inferno e encontra luz no fim do túnel classificando - se para a fase preliminar da Libertadores com grande campanha no returno

Corinthians, Flamengo e Athlético Paranaense obtiveram as vagas pra fase de grupos sendo que o Flamengo entra como campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Atlético Mineiro e Fortaleza vão jogar as fases preliminares sendo que o Leão do Pici fez um campeonato espetacular no returno. O time dirigido por Juan Pablo Vojvoda chegou a ficar 14 rodadas na lanterna do campeonato e virar o turno condenado ao rebaixamento, mas no returno uma arrancada de cinema com uma campanha semelhante a time de G4 não só tirou o time do sufoco como também assegurou a vaga pra disputa da Pré Libertadores onde pegará o Deportivo Maldonado enquanto o Galo encara o Carabobo. A média de público foi de 21.700 pessoas por partida, com os estádios voltando a ficar lotados e tendo o Flamengo o time que levou mais público aos estádios com média de 44 mil pagantes por partida. 905 gols foram marcados numa média de 2,38 por jogo. Houve 23 trocas de técnico ao longo do torneio. Foram rebaixadas as equipes do Ceará, Atlético Goianiense, Avaí e Juventude que teve apenas 3 vitórias e aproveitamento de 19% na quarta pior campanha dos pontos corridos. Em 2023 tudo indica que teremos uma Série A fortíssima como há muito não se via com o retorno dos gigantes.

Nossa retrospectiva será fechada com o melhor da Copa do Mundo no Catar.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!