Retrospectiva 2022: Ano de conflito na Rússia e o transe inglês depois da Rainha Elizabeth

Kleber Nunes
By -
0

Seguimos nossa super retrospectiva destacando agora o que foi notícia no cenário internacional extremamente agitado por causa da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia.

A fúria da natureza ataca novamente

Tempestade Ana deixa rastro de morte e destruição no norte da África mostrando mais uma vez porque a natureza é implacável

Começamos nosso giro internacional falando sobre os desastres naturais que agitaram o ano. Logo nos primeiros dias do ano as chuvas castigaram a Malásia deixando 50 pessoas mortas, em Madagascar a tempestade Ana matou 88 pessoas vitimadas pelos deslizamentos de terra, desabamentos e inundações, em fevereiro o país viveu outra desgraça com um ciclone que matou 20 pessoas. Em março foi a vez de Moçambique sofrer com outro ciclone que deixou 53 pessoas mortas. Em abril a tempestade Meg deixou 80 pessoas mortas. No mês de junho o Afeganistão foi alvo de um terremoto que deixou mais de 1000 mortos e milhares de desabrigados e em agosto a região sul da Europa sofre com as tempestades em série que mataram 13 pessoas. Também em agosto no Paquistão as monções deixaram mil mortos e milhares de desabrigados, em setembro a China viu um terremoto matar 46 pessoas e no México um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o país sem vítimas, coincidentemente a data foi a mesma, 19 de setembro, anteriormente em 1985 e 2017 terremotos devastaram o país. No fim do ano nevascas castigam os Estados Unidos e matam mais de 50 pessoas.

O avião que não teve sobreviventes

Bombeiros realizam trabalho no resgate dos destroços de avião chinês que caiu e qne não teve sobreviventes

Em 21 de março uma tragédia aérea deixou os chineses de luto. O Boeing 737 da companhia China Eastern Airlines levava 132 passageiros e ninguém sobreviveu.

O tapa da discórdia no Oscar

Will Smith desfere tapa no rosto de Chris Rock

Na cerimônia do Oscar o que mais chamou a atenção foi o tapa dado pelo ator Will Smith no apresentador Chris Rock. Will Smith não gostou das piadas feitas por Rock à sua mulher, Jada Smith que sofre de alopecia. Will Smith foi escolhido melhor ator e depois se desculpou pelo ato, mas ficará banido por dez anos das cerimônias do Oscar.

Hotel explode e mata em Cuba

No começo de maio em Havana um hotel de luxo foi alvo de uma forte explosão que matou 45 pessoas e deixou 64 feridas.

A morte na estrada: 53 mortos pelo tráfico humano

Memorial das vítimas de tráfico humano nos EUA: 53 mortos na maior tragédia da história

Os americanos assistiram a história mais triste de tráfico humano que resultou em 53 mortes. O caso foi registrado em junho no Texas e os imigrantes estavam dentro de um caminhão sem ventilação e todos morreram sufocados.

Onda de tiroteios abala os EUA



Ataque racista em Buffalo, massacres em Chicago e no Texas deixam população americana em polvorosa

Durante o ano os Estados Unidos sofreram com tiroteios em série. Em abril um atirador abriu fogo no metrô de Nova York deixando 29 pessoas feridas. No mês de maio em um intervalo de 10 dias houve dois casos que mataram 32 pessoas. O primeiro, no dia 14 em Buffalo deixou 10 mortos vitimados por um atirador branco que motivou o crime por racismo, o segundo ocorreu dez dias depois em uma escola de ensino fundamental na cidade de Uvalde no Texas. 22 pessoas, sendo 19 crianças morreram assim como o atirador. Em junho quatro pessoas foram mortas à tiros em Tulsa e o atirador também morreu. No dia da independência americana o atirador Robert Crimo infliltrou disfarçado de mulher e atirou contra as pessoas em meio ao desfile comemorativo de 4 de julho em Chicago e o saldo foi de 6 mortos e 24 feridos. E em agosto o escritor inglês Salman Rushdie foi esfaqueado em uma palestra em Nova York e perdeu os movimentos da mão e o olho esquerdo.

Shinzo Abe é morto e Japão entra em transe


Shinzo Abe foi morto por um ex- oficial da Marinha num crime que abalou o Japão

No Japão a violência política pôs fim à carreira de Shinzo Abe. O ex-primeiro ministro discursava na cidade japonesa de Nara, na região oeste na tarde de 8 de julho quando o assassino o aproximou e desferiu vários tiros com uma arma improvisada. Abe foi levado ao hospital em estado gravíssimo morrendo horas depois. Apesar da tragédia o partido venceu as eleições parlamentares.

Tragédia em festa abala a Coreia do Sul

Corpos das vítimas de tragédia no halloween: correria e tumulto provocaram a tragédia

Uma festa de halloween terminou em tragédia na Coreia do Sul no fim de outubro matando 156 pessoas. A festa em Itaewon reunia jovens para celebrar o dia das bruxas e houve tunultos e correria e a maior parte acabou morrendo esmagada ou teve parada cardíaca. 

América Latina ferve



Gustavo Petro leva a esquerda ao poder na Colômbia, Gabriel Boric sofre derrota com rejeição em referendo e Cristina Kirchner sofre tentativa de atentado e termina o ano condenada por desvio de dinheiro público

Na América Latina tivemos eleições na Colômbia onde Gustavo Petro, ex- guerrilheiro e ex-prefieto de Bogotá venceu a eleição presidencial derrotando o populista de direita Rodolfo Hernandez, no Chile Gabriel Boric tomou posse, mas enfrentou problemas com a rejeição à nova Constituição em referendo realizado em setembro. Na Argentina a vice-presidente Cristina Kirchner teve um ano atribulado. Em setembro escapa da morte ao sofrer tentativa de assassinato por um brasileiro de 35 anos que possui antecedentes criminais. Ele se aproximou de Cristina Kirchner, mas a arma falhou e foi detido por agentes. No começo deste mês de dezembro foi condenada a 6 anos de prisão por organização criminosa que desviou dinheiro público, mas ela não será presa pois tem foro privilegiado.


Dina Boluarte assume o poder depois da destituição de Pedro Castillo, o sexto presidente a cair no Peru desde 2016

No Peru a crise institucional derrubou mais um presidente, o sexto nos últimos anos. No começo de dezembro Pedro Castillo tentou dar um golpe ao dissolver o Congresso, mas os parlamentares o destituíram e ele sofreu impeachment e acabou preso. Assume o poder a vice-presidente Dina Boluarte que enfrenta uma onda de protestos depois que ocupou a presidência e em razão dos protestos decretou 30 dias de estado de emergência. O Peru vai pro sexto presidente deposto em seis anos desde a renúncia de Pedro Paulo Kuczsnky em 2018 seguido da renúncia de Martin Viscaya e de dois presidentes interinos. 

Extrema-direita triunfa na Itália

Itália: partido pós-fascista de Giorgia Meloni vence eleições | Mundo | G1

Giorgia Meloni vence a eleição e põe a extrema direita no poder na Itália

Na Itália a extrema-direita venceu as eleições parlamentares e pela primeira vez assume o poder. Giorgia Meloni se tornou a primeira mulher a governar o país desde o fim do fascismo de Benito Mussolini e a coalizão de partidos obteve maioria no parlamento sem precisar de acordos com outros partidos. Ainda na Europa teve eleição presidencial na França e Emmanuel Macron assegurou mais um mandato vencendo o pleito.

O annus horribilis no Reino Unido: morre a Rainha e dois primeiros ministros renunciam


Liz Truss ficou menos tempo como primeira-ministra, Boris Johnson caiu devido à escãndalos e  Charles sobe ao trono com a morte da Rainha Elizabeth II se tornando rei

No Reino Unido 2022 foi um ano terrível com trocas no poder e a morte da Rainha. Logo no começo do ano o Príncipe Andrew perdeu poderes dentro da família real ao ser acusado de abusos militares. No começo de junho quando ainda estava viva a Rainha Elizabeth II comemorava o jubileu de platina que durou quatro dias com direito à reaparição, ainda que tímida do casal Harry e Meghan. Em julho cai Boris Johnson. O ex-primeiro ministro renuncia ao cargo de presidente do partido conservador devido aos escândalos, logo depois ele deixa o poder e quem assume é Liz Truss, mas o seu reinado terminou de forma breve, apenas 45 dias no cargo. Liz acabaria sendo a última primeira ministra a ser recebida pela Rainha Elizabeth que morre em 8 de setembro aos 96 anos de causas naturais no castelo de férias de Balmoral. A Rainha ficou 70 anos à frente do trono inglês onde conviveu com 14 primeiros ministros ingleses. Os funerais duraram 11 dias e quem assume o trono é o Rei Charles III. que será coroado em maio próximo. O breve mandato de Liz Truss foi marcado pelo fracasso do plano econômico e em 20 de outubro acabou renunciando sendo substituída por Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças.

Povo vai às ruas na China e no Irã


Protestos contra a morte de Mahsa Amni levam milhares às ruas do Irã e na China o povo protesta contra a política da covid zero que fracassa

Na China uma onda de protestos em razão do fracasso do plano de Covid zero levou milhares de pessoas às ruas cansadas de tanto lockdown que os chineses foram forçados desde 2020 e nos últimos dias de dezembro explodem o número de casos e de mortes que passam de 5 mil. No Irã a onda de protestos foi ocasionada pela morte em setembro de Mahsa Amni de 22 anos. Ela foi detida pelo mau uso do hijab sendo agredida até morrer e a truculência levou milhares às ruas em protestos nos dias que se seguiram levando a uma onda de protestos em favor da liberdade feminina. 300 pessoas morreram nesses protestos e o governo iraniano decidiu extinguir a polícia moral no começo desse mês.

Joe Biden ganha sobrevida e Trump se enrola no caso dos documentos secretos


Joe Biden e o partido democrata garante maioria no Senado enquanto Trump anuncia que quer de novo a Casa Branca, mas se enrola no caso dos documentos secretos

Nos EUA o segundo ano da administração de Joe Biden teve como ponto alto as eleições de meio de mandato onde o seu partido, o democrata manteve maioria no Senado afastando a onda republicana, já o ex-presidente Donald Trump foi acusado pelo FBI de cometer o crime de obstrução de justiça por ter levado documentos confidenciais para a mansão de Mar-al Lago após o fim de seu mandato. No fim do ano ele anuncia sua pré-candidatura pelo partido republicano com o intuito de tentar voltar a ocupar a Casa Branca na eleição presidencial de 2024.

Rússia x Ucrânia: A guerra insana que aterrorizou o mundo





Vladimir Putin invadiu a Ucrânia de Zelensky que resiste bravamente em meio à episódios tristes que só uma guerra é capaz de fazer

O fato mais impactante no cenário internacional foi o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O conflito foi motivado pelo avanço da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte no leste europeu e ainda teve questões geopolíticas. A Rússia invadiu o território ucraniano nas primeiras horas do dia 24 de fevereiro com as primeiras tropas atacando em várias frentes, por outro lado a Ucrânia se defendia bravamente sob o comando firme de Volodmir Zelensky. Dez países entre eles o Brasil votaram a favor da resolução que condenava a invasão da Ucrânia. O mundo reagiu e impõe a Vladimir Putin uma série de sanções econômicas com efeitos imediatos. Logo surgiram imagens de refugiados ucranianos tentando fugir da guerra. Os ataques seguiram e os russos tomam a cidade portuária de Mariupol e a usina de Zaporija. O conflito que a Rússia iria resolver rapidamente segue por intermináveis semanas e em setembro são divulgadas imagens de uma vala comum encontrada por autoridades ucranianas com mais de 400 mortos configurando crime de guerra e em novembro a Ucrânia comemorou a retomada de Kherson, um importante ponto estratégico. Estima-se que desde o começo do conflito mais de 100 mil soldados russos e 100 mil soldados ucranianos morreram. Por liderar a resistência Zelensky foi eleito o homem do ano pela revista Time e esteve visitando a Casa Branca no mês de dezembro sendo recebido pelo presidente Joe Biden. A guerra se arrasta e não há vencedores, só perdedores e os efeitos dessa guerra nefasta são imensos prejudicando economias no mundo e entre eles está a crise no abastecimento de gás enfrentada por países europeus e o aumento de combustíveis em vários países entre eles o Brasil. O mundo espera que em 2023 o conflito se resolva da forma mais pacífica possível.

A retrospectiva prossegue com os destaques da televisão.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!