A semana que passou marcou a onda de protestos com o resultado das eleições que dividiram o país, mas começou a transição.
1 - O pós-eleição: As urnas deram a vitória à Luís Inácio Lula da Silva que venceu Jair Bolsonaro por uma diferença de mais de 2 milhões de votos e no dia 1º de janeiro do ano que vem iniciará seu terceiro mandato, mas quem pensa que foi fácil aceitar a derrota no lado perdedor. Assim que Lula foi eleito começou a revolta de apoiadores de Bolsonaro que não aceitaram a derrota e iniciaram uma série de atos golpistas bloqueando rodovias impedindo o direito de ir e vir da população. Foram quatro dias de bloqueios e paralisações que provocaram desabastecimento, falta de produtos e caos. Teve um atropelamento que deixou feridos e acreditem, teve também protesto com saudação nazista. Bolsonaro só se pronunciou 45 horas depois do resultado e fez um protesto tímido reconhecendo a derrota e assim autorizou ao ministro da Casa Civil Ciro Nogueira iniciar a transição que será coordenada por Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito na chapa com uma equipe de 50 pessoas.
2 - O início da era Musk no Twitter: O bilionário Elon Musk iniciou a sua administração no Twitter demitindo metade dos colaboradores e a demissão foi feita via e-mail. E em meio á tudo isso muitos usuários estão preocupados com o futuro do aplicativo devido à rumores de moderação de conteúdo e acesso pago, ai ai ai. A resposta começou a ser dada por anunciantes que se afastaram do aplicativo em represália às demissões.
3 - A pandemia que não quer acabar: Um dado que preocupa. O número de testes positivos feitos em farmácia aumentaram 15% e os especialistas alertam que nas próximas duas semanas haverá um aumento no número de casos devido a subvariante BA5 Ômicron. Eu tomarei no fim deste mês a quarta dose pois fui o único a não ter essa doença que dá pinta de querer testar nossa paciência, não vejo a hora da OMS dizer que a doença passe a ser uma endemia.
4 - Morte na Argentina: O turista brasileiro Dennis Cosmo Martins de 37 anos acabou morrendo ao ser atingido por uma pedra de gelo dentro da caverna no Parque Nacional da Tierra del Fuego em Ushuaia. O local é de acesso proibido e a pedra acabou rompendo do teto e caiu em cima dele. Um vídeo registrou o momento exato do acidente. Dennis viajava pela América do Sul a bordo de uma kombi junto de sua gata de estimação.
5 - Tensão na Ásia: Neste sábado a Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos de curto alcance no mar do Ocidente e os disparos provocaram sérias críticas dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. Segundo especulações o disparo desses mísseis pode ser o estopim para o retorno dos testes nucleares que haviam sido suspensos em 2017.
Imagem da semana
Em Amsterdã um grupo de ativistas se reuniram no pátio de um dos aeroportos do país para protestar contra a poluição gerada pelas aeronaves. Os ativistas se concentraram nas pistas de pouso impedindo a decolagem dos aviões de pequeno porte. Apesar dos protestos o aeroporto não registrou nenhum atraso nos voos comerciais.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.