A semana que termina fica marcada pela ascenção da extrema direita na Itália, do rastro de destruição do furacão Ian e da tragédia no Amazonas que deixou 4 mortos na queda de uma ponte.
1 - A força da extrema direita na Itália: A Itália realizou eleições gerais e Giorgia Meloni liderou a coalizão vencedora Fratelli d'Italia sendo cotada para assumir o cargo de primeira-ministra italiana em 13 de outubro quando o parlamento italiano se reúne. Militante do fascismo de Benito Mussolini Giorgia Meloni não tem papas na língua para criticar o governo de Mario Draghi.
2 - Novo tiroteio: Um tiroteio assustou os moradores do Complexo da Maré no começo da semana e o trânsito ficou confuso com carros tendo de andar na contramão na Linha Amarela. As principais vias expressas foram fechadas e a UFRJ teve de suspender as aulas.
3 - Furacão devastador: O furacão Ian já deixa um rastro de destruição nos Estados Unidos e já são 27 o número de mortos pelo furacão que é considerado pela escala Saffir - Simpson um poderoso furacão na categoria 4 pois os ventos ultrapassam os 240 km/h causando inundações e destelhando casas sendo o estado da Flórida o mais atingido.
4 - Guerra na Ucrânia: De forma ilegal o presidente russo Vladimir Putin anexou quatro territórios ucranianos que correspondem a 15% da área total do país em guerra. Para isso o país realizou referendo e os territórios de Zaporihzia, Donetsk, Kherson e Luhansk passaram a fazer parte da Rússia e por conta disto em Lyman na região de Donetsk tropas do exército russo começaram a deixar o país para não serem capturados pelos soldados inimigos.
5 - Desabamento de ponte: Quatro pessoas morreram no desabamento de uma ponte no km 25 da BR-319 nas proximidades de Manaus. Ao todo 12 veículos caíram no rio que tem profundidade de 20 metros. A ponte havia sido interditada por causa de sua precária conservação na estrutura e segundo o DNIT apenas veículos leves deveriam trafegar na ponte pois a rodovia é a única via de interligação terrestre do estado do Amazonas com o restante do país.
Imagem da semana
No estádio monumental de Santiago no Chile uma marquise que fazia parte da estrutura do estádio cedeu e oito pessoas ficaram feridas e uma delas ficou pendurada num dos outdoors publicitários e caiu de uma altura de 3 metros.
Sábado que vem o quadro será especial com o balanço das eleições no Brasil.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.