O quadro Semana em Resumo está de volta e nessa primeira postagem na temporada destaque para a sequência de dias no aumento de casos e mortes por Covid e a tensão na Rússia.
1 - Pandemia à mil: O Brasil voltou a registrar alta no número de mortes por Covid. Na última quinta feira o número de óbitos diários passou de 600 voltando aos patamares de outubro. A média de novos casos passou de 228 mil. Isso tudo é reflexo do festival de sabotagens do governo e pela variante ômicron. As UTIs voltaram a ficar em situação crítica. No DF a taxa de ocupação dos leitos chegou a 100% na última terça e em outros seis estados a taxa de ocupação chega próximo dos 90% . Soma - se a isso as fortes críticas à patética nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde defendendo o uso da hidroxicloroquina - medicamento ineficaz contra a doença e contrariando a vacina e a Anvisa aprovou a liberação de autotestes de Covid-19 no país onde será permitida a comercialização em farmácias e estabelecimentos de saúde. No mundo o número de mortes passou de 8 mil num só dia, ao mesmo tempo atinge a marca de 10 bilhões de doses aplicadas, mesmo assim existe uma desigualdade gritante entre os continentes, em especial a África.
2 - Presidente investigado: O presidente Jair Bolsonaro não compareceu à sede da Polícia Federal para depor no inquérito que investiga o vazamento de informações sigilosas da Polícia Federal sobre ataques ao sistema eleitoral durante uma transmissão ao vivo em uma rede social. O presidente enviou uma declaração dizendo que exerceu direito de ausência ao não comparecer ao depoimento.
3 - Mais uma vitória de Lula: A justiça do DF arquivou o caso do triplex do Guarujá envolvendo ex- presidente Lula. A decisão da juíza Pollyanna Alves arquiva o caso pois o suposto crime já prescreveu. Lula em entrevista comemorou a decisão enquanto Sérgio Moro disse que Lula não foi absolvido e ainda deve explicações a processos que foram anulados.
4 - Tensão na Rússia: A tensão se eleva na Europa depois que o presidente americano Joe Biden alertou que as tropas russas podem invadir a Ucrânia no próximo mês numa conversa telefônica com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O país tem mais de 8 mil soldados de prontidão para um possível ataque russo.
5 - Ataque de tubarão: Uma menina de 8 anos foi mordida por um tubarão na Praia do Sueste em Fernando de Noronha na manhã de sexta. A menina que é turista de São Paulo foi hospitalizada e transferida para Recife. A praia foi fechada por tempo indeterminado e passará a ser monitorada por drones.
Imagem da semana
O céu do Rio de Janeiro ficou alaranjado ao amanhecer. Isso foi causado pela erupção de um vulcão em Tonga no último dia 15 e o fenômeno deve durar mais alguns dias em razão das partículas que foram expelidas do vulcão.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.