A Retrospectiva 2021 prossegue e agora falaremos sobre o que foi notícia nos bastidores da televisão que aos poucos retoma a produção mesmo na pandemia mas que fica marcado por mudanças de impacto no entretenimento da emissora líder.
Fim da era Faustão marca ano conturbado na Globo
Fausto Silva encerrou 32 anos do Domingão do Faustão e retorna à Band
2021 foi um ano pra lá de conturbado na Rede Globo com queda constante na audiência e a saída tumultuada de um dos ícones da história da emissora. O fato que ocasionou tudo isso na Globo foi a saída de Fausto Silva. O apresentador anunciou em janeiro sua saída da emissora e tudo indicava que o Domingão do Faustão teria um ano especial em razão do fim de um ciclo de 32 anos com edições especiais, mas em abril foi anunciada a contratação do apresentador pela Band. O acerto com a emissora paulista caiu como uma bomba na alta cúpula da Globo que resolveu agir. A última apresentação de Fausto Silva foi no dia 6 de junho, no domingo seguinte Tiago Leifert assumia o Domingão que foi o último pois quatro dias depois saiu o anúncio da saída de Faustão de forma antecipada e sem direito a se despedir do público. Estava encerrado o ciclo de Faustão na Rede Globo.
Fausto Silva estreará seu programa na Band no dia 17 de janeiro e terá 2h15 de duração de segunda à sexta. A equipe e as bailarinas que o acompanhavam também se mudaram pra Band. Para co-apresentar o programa Faustão tirou da Globo a ex- moça do tempo Anne Lottermann que assume o lugar de Júlia Gama, ex- Miss Brasil que não pôde aceitar por incompatibilidade de agendas.
Luciano Huck deixou o projeto político de lado e assumiu o Domingão enquanto Marcos Mion assumiu o Caldeirão depois da passagem de Tiago Leifert na Super dança dos Famosos
Com a saída de Faustão Tiago Leifert assumiu o programa que passou a se chamar Super Dança dos Famosos em 20 de junho e a Globo então teve pressa para convencer Luciano Huck a se mudar pros domingos cancelando o projeto de entrar pra política e Huck acaba aceitando e para o seu lugar no Caldeirão a Globo contrata Marcos Mion que no início do ano deixou a RecordTV. No dia 4 de setembro estreou o Caldeirão repaginado com Marcos Mion imprimindo seu estilo e no dia seguinte estreava o Domingão com Huck. O Caldeirão vem bem e Marcos Mion que ficaria até o final do ano acabou efetivado, já o Domingão será todo reformulado para 2022.
Tadeu Schmidt deixou o Show da Vida que agora é totalmente feminino na apresentação e será o novo apresentador do BBB
Mas outra bomba estourou no entretenimento da emissora. No dia 9 Tiago Leifert anuncia que deixaria a Globo para ficar mais perto da família e criou - se outro problema: quem iria assumir o Big Brother Brasil? Nomes foram ventilados até que se chegou ao escolhido que foi Tadeu Schmidt. O ex- apresentador do Fantástico foi o escolhido e assume ano que vem a nave do BBB depois de 14 anos no Show da Vida onde imprimiu um estilo e inovou ao falar de futebol no tradicional Gols do Fantástico além da interatividade com os cavalinhos. O jornalístico passou a ser apresentado por duas mulheres: Poliana Abritta e Maju Coutinho que deixou o Jornal Hoje após dois anos sendo substituída por César Tralli. Pela primeira vez na história do quase cinquentenário programa dominical duas mulheres conduzem a atração que neste ano comemorou 2500 edições e lançou uma nova abertura celebrando a diversidade. A saída de Leifert foi após a fase de audições às cegas do The Voice sendo substituído por André Marques.
Falando em BBB a 21ª edição foi vencida pela advogada paraibana Juliette Freire e revelou Gil do Vigor que ganhou quadro no Mais Você de Ana Maria Braga. Juliette depois do reality virou cantora e ganhou 32 milhões de seguidores além de demonstrar bom desempenho como apresentadora. O No Limite voltou a ser exibido, mas sem a mesma repercussão de anos anteriores. O projeto Uma Só Globo segue causando demissões e este ano vários jornalistas deixaram a emissora dentre eles José Raimundo, Francisco José, Ari Peixoto, Renato Machado, Isabela Assumpção e outros se aposentaram como Tino Marcos e Marcos Uchôa.
Um lugar ao sol com Cauã Reymond e Andréia Horta marcou a volta das novelas inéditas no horário nobre depois de três reprises
A dramaturgia retomou a produção de novelas e séries em março e as novelas que foram exibidas em 2020 foram concluídas, primeiro foi Amor de Mãe que retomou em 15 de março e terminou em 9 de abril, já Salve - se quem puder voltou em maio e terminou em julho. Em agosto finalmente foi exibida uma novela no horário das 6 da tarde com a estreia de Nos Tempos do Imperador. Em novembro vieram as estreias de Quanto mais vida melhor e Um Lugar ao Sol, mas todas as três novelas sofrem com os baixos índices de audiência mesmo totalmente gravadas. Em setembro a emissora anuncia o fim de Malhação depois de 27 temporadas e a Globo lançou neste mês um novo horário de reprises de novelas antigas e a escolhida para ocupar o horário é O Cravo e a Rosa. Em novembro a atriz Camila Queiroz deixou Verdades Secretas 2 antes do final das gravações devido à demandas inaceitáveis e as gravações tiveram de ser feitas sem a presença da atriz.
Audiência do JN caiu e emissora lançou novos formatos como o The Masked Singer que ganhará nova temporada ao contrário do Zig Zag que sai do ar sem deixar saudades
No mais o grande problema foi a audiência que já não é mais aquela. As quedas foram constantes em quase todos os horários, seja nas novelas, no Jornal Nacional ou em outras atrações. Novos programas foram testados mas acabaram flopando e entre eles o Zig Zag Arena apresentado por Fernanda Gentil que não decolou na audiência chegando a amargar um humilhante quarto lugar num dos episódios e já saiu do ar bem antes do previsto e sem chance de uma segunda temporada. Por outro lado o reality The Masked Singer Brasil apresentado por Ivete Sangalo passa a ocupar as tardes dos domingos já em janeiro no lugar dos estaduais. A primeira temporada teve como vencedora Priscilla Alcântara, fantasiada de unicórnio. A emissora lançou em dezembro sua nova logomarca mais colorida aposentando de vez a era Hans Donner.
Ano com pouco a ser comemoradoO SBT completou 40 anos, mas com pouco a comemorar. A estrela maior Silvio Santos chegou a gravar novamente seu programa, mas acabou contraindo Covid, mesmo tendo sido vacinado com duas doses e decidiu voltar só ano que vem. A atração dominical passou a ser comandada por Patrícia Abravanel que em março estreou o Vem pra cá, programa feminino das manhãs. A emissora comprou um lote de 35 filmes antigos dos Trapalhões e exibiu alguns nas noites de sexta, no esporte comprou os direitos de transmissão da Champions League e obteve boas audiências na Libertadores e nas duas finais vencidas pelo Palmeiras além de mostrar a Copa América com exclusividade.
Sucesso da Fórmula 1 permitiu a Band trazer novos produtos como o Duelo de Mães e o Perrengue que triplicou a audiência nas noites de domingo
2021 para a Band marcou uma nova fase principalmente no esporte. A emissora comprou os direitos de transmissão por duas temporadas do campeonato mundial de Fórmula 1 e os índices comprovam o sucesso da empreitada. A emissora foi vice líder na média e em duas corridas obteve o primeiro lugar num trabalho bastante elogiado pelo grupo Liberty Media. Mas o fato que marcou o ano da emissora é a volta de Fausto Silva depois de 33 anos. O novo programa só estreia em janeiro no lugar do Show da Fé do missionário R.R Soares que deixa o horário após 18 anos e sua contratação foi muito elogiada num trabalho brilhante de Antonio Zimmerle. E os investimentos não pararam por aí. O canal trouxe de volta Ticiana Villas Boas para comandar o reality Duelo de Mães, os integrantes do Encrenca que lançaram em novembro o Perrengue na Band que em pouco tempo no ar triplicou a audiência no horário, Adriana Araújo assumirá um novo telejornal que estreia ano que vem e Zeca Camargo estreia o game show 1001 perguntas além do MasterChef diário.
Gênesis salva ano sem brilho
A RecordTV não teve muito que comemorar em 2021, perdeu apresentadores e não houve quase nada de novo a não ser adquirir os dois campeonatos estaduais mais importantes: o Cariocão e o Paulistão. No mais perdeu Xuxa e Marcos Mion. A edição da Fazenda não chegou a empolgar mesmo com Adriane Galisteu na apresentação e a novela bíblica Gênesis ficou ali sempre entre o segundo e terceiro lugar na audiência, mas no geral obteve a vice liderança. O elenco numeroso e as diversas fases ajudaram a Gênesis quebrar a onda de reprises.
Mais um ano tumultuado com polêmicas
A Rede TV! teve um ano tumultuado em razão de baixos índices de audiência e saídas. Uma delas foi no TV Fama onde o programa foi totalmente reformulado: saiu Flávia Noronha que iria estrear no Galera FC, mas o programa foi cancelado, deixando logo depois a emissora se transferindo pro programa Raul Gil e entrou Aline Prado, Lígia Mendes e Júlio Rocha, só que o público não gostou da reformulação e em junho nova reformulação no quadro de apresentadores com as entradas de Marcelo Zangrandi e Flávia Vianna com Nelson Rubens mantido e meses mais tarde inverteu horário com o Rede TV News. A emissora ainda lançou os programas Me poupe com Nathália Arcuri, Foi Mau com Maurício Meirelles, Desvendando cozinhas e o Extreme Fighting. O Encrenca foi todo reformulado com as saídas de Tatola e sua turma que foram pra Band e novos integrantes foram contratados.
Mas o que mais chamou a atenção foram as polêmicas. Uma delas envolveu Sikêra Jr do Alerta Nacional. Em junho ele fez um comentário homofóbico gerando revolta de grupos que defendem as causas LGBTQIA+ e perdeu anunciantes. No dia 31 de agosto funcionários entraram em greve por tempo indeterminado e retornam no dia 15 de setembro. O motivo da greve foi a falta de acordo para reajustes salariais que não vem desde 2018 e o canal ofereceu aumento de 3,78% quando o exigido pelos radialistas é de 18%.
Alexandre Garcia deixou a CNN e foi contratado pela Jovem Pan News que ainda não decolou na audiência
Nos canais de notícias teve novidade com o lançamento em outubro da Jovem Pan News com praticamente a mesma programação da rádio. O canal não vem bem na audiência e teve dias que o canal chegou a dar traço e para reverter o quadro contratou o jornalista Alexandre Garcia que foi demitido da CNN em setembro por causa de comentários negacionistas no quadro Liberdade de Opinião que terá Bóris Casoy a partir de janeiro. Ainda na CNN Evaristo Costa foi demitido em setembro. O jornalista que mora em Londres era o apresentador do Séries Originais que foi limado da grade e ele ficou sabendo que não faria mais parte dos planos pela própria TV.
A retrospectiva segue e a seguir as dez frases de maior impacto no ano.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.