Dando sequência ao programa olímpico destacaremos hoje a escalada.
A escalada olímpica fará sua estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio e leva o desafio de escalar subidas íngremes num nível totalmente novo. Tendo como apoio as mãos e pés em uma vasta variedade os escaladores colocam a força e as habilidades em prática numa parede vertical.
Em Tóquio a escalada será disputada em três modalidades:
- Speed (velocidade): dois escaladores prendem cordas de segurança ao corpo e tentam escalar uma parede de 15 metros de altura num ângulo maior que 90 graus tentando ser mais rápido que o seu oponente. vence quem chegar primeiro ao topo.
- Boulder: nessa modalidade os atletas escalam todas as rotas possíveis em quatro minutos em uma parede de 4,5 metros de altura e equipada com tapete de segurança. Há variedade na dificuldade dos percursos e nenhum dos envolvidos não pode praticar com antecedência a escalada. As paredes possuem desafios e cabe a cada um planejar cada movimento cuidadosamente pensando no limite de tempo.
- Lead: a modalidade envolve atletas que tentam escalar o mais alto possível em uma parede de 15 metros de altura em seis minutos. Caso um dos competidores cair sua altura máxima será válida sendo vedadas novas subidas.
O local de disputas
O Aomi Urban Sports Park será sede das provas. O complexo também receberá os jogos do também estreante basquete 3 x 3.
O Brasil nos Jogos
O país não terá representante na estreia da escalada pois nosso melhor atleta ficou em sexto lugar no Pan americano de escalada em Los Angeles e somente o campeão ficaria com a vaga no Japão.
Amanhã o futebol.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.