Marcos Ribolli/ge
Uma dinastia está surgindo no futebol brasileiro. O Clube de Regatas Flamengo se sagra bicampeão brasileiro no mais atípico campeonato da história e no dia que o Brasil atinge o triste recorde de mortos pela Covid- 19 que tirou a alegria da torcida comemora o título brasileiro numa rodada que teve ainda o quarto rebaixamento do Vasco. Assim foi o Brasileirão de 2020 que só termina agora em 2021.
Heber Gomes, Kely Pereira, Gabriel Machado e Diogo Reis/AGIF e Mailson Santana/Fluminense
Nos jogos que não valiam mais nada o Fluminense venceu o Fortaleza por 2 x 0 e garantiu vaga na Libertadores, mas depende do Palmeiras pra ir pra fase de grupos, o Atlético Goianiense venceu o já rebaixado Coritiba por 3 x 1. O Bragantino venceu o Grêmio com gol de Claudinho que termina como um dos artilheiros do campeonato junto de Luciano com 18 gols. O Ceará derrotou o Botafogo por 2 x 1 e o alvinegro termina o campeonato na lanterna e com a quarta pior campanha da era dos pontos corridos e ao mesmo tempo a partida marcou o fim da carreira do goleiro Fernando Prass. O Atlético Mineiro venceu o Palmeiras por 2 x 0 terminando o torneio em terceiro lugar. O Bahia venceu o Santos por 2 x 0, mesmo placar de Ahlético Paranaense e Sport com o Furacão garantido na terceira fase da Copa do Brasil.
A quarta queda de um gigante
André Durão/ge
E o Vasco acabou mesmo sendo rebaixado, apesar da vitória sobre o Goiás por 3 x 2 pois teria de tirar 12 gols de saldo, mas de nada adiantou e pela quarta vez o time cruzmaltino vai jogar a Série B que neste ano terá camisas pesadas e a competição será mais acirrada na briga pelas quatro vagas. Que Vasco e Botafogo se reergam assim como o Cruzeiro.
Flamengo é campeão com derrota
Alexandre Vidal/Fla Imagem, Amanda Perobelli (3)/Reuters, Nelson Almeida/AFP e Pedro H. Teisch/AGIF
A tensão estava em dois estádios: no Morumbi e no Beira Rio duas torcidas em alta voltagem. Flamengo e Internacional duelavam pelo título e o rubro negro tinha a vantagem, mas o São Paulo quase pôs água no chope rubro negro vencendo por 2 x 1 e pro Fla ser campeão o Inter não poderia vencer o Corinthians e o Colorado tinha a faca e o queijo na mão, mas o time tropeçou nos erros e ficou no 0 x 0 e o jejum de títulos brasileiros aumentou pra 42 anos. O Fla foi campeão um ponto à frente do Inter e com derrota, antes o Corinthians em 2005 também foi campeão e com derrota para o Goiás e o Inter perdeu pro Coritiba. Foi o campeonato que teve a Máfia do Apito que remarcou 11 jogos que foram anulados pois foram apitados por Edílson Pereira de Carvalho e o Corinthians acabou sendo beneficiado porque dois jogos foram remarcados. E dos 8 títulos conquistados este foi o segundo fora do Maracanã, antes em 1982 o Flamengo ergueu a taça no Estádio Olímpico, antiga casa do Grêmio.
Resumindo: o Flamengo é de novo o dono do melhor futebol do Brasil e foi uma campanha feita de superação, muitos obstáculos e a consagração nesta quinta. Tudo encaminhava para Jorge Jesus permanecer no comando do time, mas aí veio uma proposta sedutora do Benfica e o Mister voltou pra terrinha e a diretoria trouxe Domènec Torrent, ex- auxiliar de Pep Guardiola. O time começou mal o campeonato com duas derrotas nas duas primeiras rodadas, depois veio altos e baixos, o time passando por um surto de Covid-19 que afetou 19 jogadores, duas goleadas no final do primeiro turno e a demissão de Dome, aí veio Rogério Ceni, a desconfiança e as eliminações na Libertadores e Copa do Brasil, mas o time se recuperou e na garra arrancou para conquistar mais uma vez o Brasil e a liderança veio na penúltima rodada. O título veio com derrota, mas com sorte de campeão e Rogério Ceni comemorando a conquista no local onde como jogador do São Paulo viveu suas maiores glórias sendo o oitavo a conquistar o título como jogador e também como técnico na história. Diego Ribas e Everton Ribeiro chegaram ao quarto título e se aproxima dos recordistas Andrade, Zinho e Dagoberto que tem cinco títulos Pena que não teve torcida, o Brasileirão de 2020 ficará marcado como o campeonato que a pandemia tirou o público, mas não a paixão do torcedor.
Classificação final do Brasileirão 2020
- Na Libertadores: Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Grêmio e Santos.
- Na Copa Sul Americana: Athlético Paranaense, Bragantino, Ceará, Corinthians, Atlético Goianiense e Bahia.
- Limbo: Sport e Fortaleza
- Rebaixados: Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo.
Alexandre Vidal/Fla Imagem e Amanda Perobelli/Reuters
O blog de knunes saúda e parabeniza mais uma vez o Flamengo, bicampeão brasileiro.
A cobertura do Brasileirão 2020 termina aqui.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.