Terminou na noite de ontem a mais atípica disputa da história da Série B com título definido nos acréscimos e a última vaga pro acesso definida.
Bruno Haddad/Divulgação e R. Pierre/AGIF
Antes de falarmos dos jogos decisivos falaremos dos jogos que cumpriram tabela. A Ponte Preta se despediu do torneio aplicando a maior goleada da competição: 7 x 2 sobre o rebaixado Figueirense e terminou a competição em sétimo lugar. Já classificado pra disputar a Série A o Cuiabá perdeu pro CRB por 4 x 1. Os alagoanos terminaram na décima posição. O Sampaio Correa venceu o lanterna Oeste por 1 x 0 e terminou a competição em sexto lugar, a segunda melhor campanha de sua história e Caio Dantas terminou o torneio como artilheiro com 17 gols. O Operário fora de casa venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 x 0 e terminou a competição em oitavo lugar, também fora de casa o Vitória venceu o Brasil de Pelotas terminando em 14º lugar. Cruzeiro e Paraná empataram por 0 x 0 num jogo melancólico de despedida e a Raposa termina na 11ª posição numa campanha decepcionante e vai amargar mais um ano na divisão de acesso.
Juventude fica com última vaga
Arthur Dallegrave/Divulgação
O Juventude de Caxias do Sul está de volta à elite do futebol depois de 13 anos. O acesso foi conquistado vencendo fora de casa o Guarani com gol de Renato Cajá, velho conhecido da torcida do Bugre por ter sido jogador da Ponte Preta. Fora de campo teve confusão pois um narrador gaúcho insinuou que o CSA ofereceu a famosa mala branca pro time de Campinas. Inconformados membros da diretoria foram até a cabine de imprensa onde o narrador estava posicionado e um deles jogou uma garrafa d'água no profissional que teve de se transferir de cabine pra seguir seu trabalho. Após a partida Felipe Conceição deixou o clube e vai assinar com o Cruzeiro. O CSA precisava vencer e torcer por uma combinação de resultados pra assegurar o acesso, mas empatou com o Náutico por 1 x 1 e terminou o campeonato na quinta posição ficando a três pontos do Cuiabá. O Avaí tinha chances matemáticas mas perdeu pro América e terminou na nona posição.
Chape é campeã com gol nos acréscimos
Tarla Worski/Futura Press e Márcio Cunha/Divulgação
A disputa pelo título ficou entre América e Chapecoense. As duas equipes estavam rigorosamente empatadas em todos os critérios, mas o Coelho estava na frente no saldo de gols. Dentro de campo o Coelho venceu o Avaí por 2 x 1 e era o dono da taça até os acréscimos. Foi quando a Chapecoense chegava ao gol que deu o título no pênalti cobrado e convertido por Anselmo Ramon. Foi o gol da vitória de 3 x 1 sobre o Confiança que deu à Chape o título da Série B de 2020. No fim as duas equipes terminaram empatadas com 73 pontos, mas no saldo de gols e por ter um gol a mais a Chape ficou com o título. Um título que coroa o retorno um ano depois de cair. O capitão Alan Ruschel, um dos sobreviventes da tragédia que matou 71 pessoas em 2016 ergueu a taça da conquista e Neto, outro dos sobreviventes se emocionou com a conquista.
Depois de 38 rodadas veja como ficou a classificação final da Série B de 2020
- Campeã: Chapecoense
- Subiram pra Série A: América - MG, Juventude e Cuiabá
- Permanecem na Série B: CSA, Sampaio Correa, Ponte Preta, Operário, Avaí, CRB, Cruzeiro, Brasil de Pelotas, Guarani, Vitória, Confiança e Náutico
- Rebaixados à Série B: Figueirense, Paraná, Botafogo - SP e Oeste
- Subiram da Série C: Vila Nova, Remo, Londrina e Brusque.
E assim encerramos a cobertura da Série B de 2020 dando os parabéns à Chapecoense, América - MG, Cuiabá e Juventude pelo acesso. Em 2021, ou melhor daqui a pouco teremos uma nova Série B.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.