A semana que passou fica marcada por avanços na corrida pela vacina e uma nova tragédia nas estradas brasileiras.
1 - Guerra contra a Covid: Nesta semana a ciência deu um passo para avançar na busca pela vacina. O Reino Unido aprovou a vacina desenvolvida pela Pfizer com a Biontech e já pretende iniciar a campanha de vacinação na próxima semana. 10 milhões de doses serão disponibilizadas inicialmente. Já na Rússia a vacinação da população começou neste sábado. A Sputinik V ainda está na terceira fase de testes e de acordo com anúncio feito pelo governo russo 100 mil pessoas foram imunizadas. Aqui no Brasil o Ministério da Saúde divulgou o esboço preliminar de como será a campanha de vacinação que será dividido em quatro etapas, pois 4 vacinas estão em fase final de testes e caso precisem podem pedir uso emergencial à Anvisa. No Brasil já são mais de 6 milhões de casos e mais de 175 ml mortos na pandemia.
2 - Tragédia em estrada mais uma vez: Subiu para 18 o número de vítimas fatais de um novo acidente em estrada. Foi na BR 381 no município mineiro de João Monlevade. O ônibus com placa de Alagoas caiu no viaduto da rodovia e segundo a Polícia Rodoviária Federal o veículo perdeu o freio e despencou de uma altura de 15 metros. O motorista do veículo fugiu. O veículo segundo a ANTT havia sido autuado três vezes por transporte irregular.
3 - Terror em assalto à banco: Nesta semana duas cidades brasileiras sofreram com o terror de quadrilhas de assaltantes de bancos. Em Criciúma no estado de Santa Catarina um grupo fortemente armado com 30 pessoas encapuzadas invadiu a agência do Banco do Brasil e até o final da quinta mais de R$ 1 milhão foram recuperados. Outra agência do mesmo banco também foi alvo dos assaltantes. Foi na cidade de Cametá no Pará. O grupo com 10 homens tomou as ruas da cidade e na troca de tiros com a polícia um refém morreu.
4 - PIB em alta: O PIB do Brasil no terceiro trimestre subiu 7,7% em comparação com outros trimestres, o que configura que o Brasil saiu da recessão técnica, mas por outro lado essa alta não compensou o colapso da economia causado pela pandemia que mergulhou o país na crise e atingiu desemprego recorde. E pra piorar esta semana o gás de cozinha e a conta de energia elétrica aumentaram. O preço do GLP subiu 5% e as contas de luz deste mês de dezembro terão cobrança extra.
5 - Protesto em Paris: Neste sábado milhares de pessoas protestaram nas ruas da capital francesa para denunciar a violência policial e o plano de política de segurança pública. Os manifestantes enfrentaram a polícia e oito pessoas ficaram feridas e 64 foram detidas.
Imagem da semana
Durante um voo militar foi feito o registro do maior iceberg do mundo. Ele tem 4,2 km² e seu estado de conservação é deprimeite com rachaduras e pedaços de gelo se desprendendo do bloco. Existe a possibilidade de rumar para as ilhas do Atlântico Sul.
Sábado que vem tem o penúltimo Semana em resumo da temporada.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.