A semana que termina registra um novo recorde de queimadas que vai sufocando o Pantanal e de novo a França vive o pesadelo com o terror.
1 - Pantanal em chamas: Setembro de 2020 se tornou o mês com maior número de queimadas registradas na região do Pantanal Matogrossense desde 1998. Do dia 1º até agora mais de 6 mil focos foram registrados, alta de 109% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em discurso na ONU o presidente Jair Bolsonaro disse que o país é vítima de uma brutal campanha de desinformação e acusou índios e caboclos como os responsáveis pela queimada.
2 - O terror de volta à França: Um ataque à faca na antiga sede do jornal satírico Charlie Hebdo deixou duas pessoas feridas. A agressão coincidiu com o julgamento do atentado terrorista ocorrido em 2015 e que deixou 12 mortos. O suspeito de ter cometido o ato disse que agiu contra o jornal que em 2006 publicou charges satirizando o profeta Maomé, ídolo religioso do Islã. O Charlie Hebdo voltou a publicar charges satíricas na véspera do julgamento, o que motivou o ataque.
3 - 100 mais influentes: Dois brasileiros fazem parte da tradicional lista dos 100 mais influentes da revista americana Time. O presidente Jair Bolsonaro e o youtuber Felipe Neto entraram na seleção que ainda tem outros nomes de destaque como o presidente americano Donald Trump, o candidato do Partido Democrata Joe Biden, o diretor da OMS Tedros Adhanon, a jogadora de futebol Megan Rapinoe e o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton além do movimento social Black Lives Matter.
4 - Lava Jato: O ex- advogado da família Bolsonaro Frederick Wassef foi denunciado por lavagem de dinheiro em desdobramento da Operação esquema $ que apura desvios de dinheiro em entidades do Sistema S carioca. Outras quatro pessoas também foram denunciadas por cometer crime de desvio de verbas no valor de R$ 4,6 milhões das entidades do Sistema S (Sesc, Senac e Fecomércio).
5 - Aposentado: O ministro do STF Celso de Mello decidiu antecipar sua aposentadoria para o dia 13 de outubro por razões estritamente médicas. O ministro enviou comunicado ao presidente Luiz Fux pois ele iria se aposentar compulsoriamente pois completa 75 anos em novembro.
Imagem da semana
Araquém Alcântara é fotógrafo e há 50 anos fotografa o Pantanal. Nas duas últimas semanas ele fotografou o drama causado pelas queimadas e suas fotos são um convite à reflexão e uma delas mostra o feito devastador da destruição que vem sendo causada pela ação predatória do homem. A resistência e a luta dos animais da região sensibilizaram o fotógrafo e numa delas o contraste com um mico leão escapando e do lado um jacaré morto pela queimada.
Semana que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.