O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de março.
A cidade de Suzano nunca mais será a mesma depois do dia 13 de março. Naquela quarta feira dois jovens transformaram em pesadelo a vida de milhares de estudantes da escola estadual Raul Brazil, antes mataram o tio de um deles e depois entraram tranquilamente e atiraram nos alunos que entraram em desespero. O saldo final: dez mortos entre eles os dois atiradores que se suicidaram. O Massacre de Suzano foi mais um fato triste nesse primeiro trimestre de 2019. Os dois atiradores eram ex- alunos do colégio: Guilherme Taucci e Luiz Henrique de Castro imitaram os dois jovens que em 1999 na cidade americana de Columbine cometeram o mesmo crime.
Menos de um ano depois um outro ex- presidente foi preso, mas a estadia de Michel Temer na prisão durou apenas quatro dias. Temer e outras nove pessoas foram presas no dia 21 por determinação do juiz Marcelo Bretas no esquema de pagamento de propina no escândalo dos portos, mas no dia 25 o desembargador Antônio Athiê determinou a soltura de Temer e dos demais.
E o ex- presidente Lula ficou 7 horas livre provisoriamente. Lula foi ao velório de seu Arthur, neto de 7 anos que morreu no dia 1º escoltado por um forte esquema de segurança.
O presidente Jair Bolsonaro polemizou no carnaval ao postar nas redes sociais um vídeo mostrando o comportamento promíscuo de dois homens. A expressão golden shower gerou polêmica. Sobre a Reforma da Previdência o governo acabou se atrapalhando com o Congresso numa discussão com o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia que por sua vez teve desentendimentos com o ministro da Justiça Sérgio Moro. Já no Ministério da Educação caíram o diretor do INEP e o responsável pela aplicação do ENEM. Fora isso o presidente esteve nos Estados Unidos onde visitou o presidente Donald Trump.
Marcola e outros membros do PCC são transferidos para um presídio de segurança máxima de Brasília o que gera revolta do governador Ibaneis Rocha que não gostou da atitude do governo em transferir presos preocupado com a segurança da população.
Se no Brasil tivemos massacre com armas na Nova Zelândia não foi diferente. Um atirador invadiu duas mesquitas e matou 50 pessoas no maior ataque à tiros na história do país da Oceania. O algoz transmitiu ao vivo a barbárie pelas redes sociais. Ogoverno decidiu banir o porte de armas semiautomáticas.
Na Venezuela o país enfrenta uma onda de apagões e blecautes no apogeu da crise. O autoproclamado presidente Juan Guaidó retornou ao país, mas foi proibido de exercer cargo público por 15 anos numa demonstração de ditadura que anda o país.
Perto de completar um ano o caso Marielle atinge uma reviravolta com a prisão de dois suspeitos de terem cometido o crime. O ex- policial reformado Ronnie Lessa é apontado como o autor dos disparos e na sua casa a PM apreende 117 fuzis M-16.
Em São Paulo a chuva forte mata 17 pessoas e deixa a cidade em estado de caos.
Cinco anos depois o casal que matou o menino Bernardo Boldrini foi condenado. Leandro Boldrini pegou 33 anos pelo crime de homicídio doloso, a madrasta Graciele pegou 34 anos por homicídio duplamente qualificado. Bernardo foi morto em abril de 2014 e o seu corpo foi enterrado em uma cova.
A Mancha Verde é a campeã do carnaval de São Paulo pela primeira vez. A escola trouxe a saga de Oxalá e a vitória veio no último quesito. A grande surpresa foi o rebaixamento da Vai Vai, tradicional escola multicampeã. No Rio a história dos heróis esquecidos num desfile perfeito deu à Estação Primeira de Mangueira seu 20º título da história. O enredo contou a trajetória de heróis que os livros de história não contam e fez uma homenagem à Marielle Franco.
Parceiro de Pelé no Santos, Coutinho formou umda dupla infernal no time da Vila Belmiro e conquistaram juntos o bicampeonato da Libertadores e do Mundial Interclubes entre 1962 e 1963. Também foi campeão mundial com a seleção em 1962 no Chile. Depois atuou como treinador. Coutinho morre no dia 11 de março devido à um infarto.
Polêmico e falastrão o cartola Eurico Miranda foi por duas vezes presidente do Vasco e esteve presente tanto nas maiores conquistas como também no rebaixamento de 2015. Ultimamente ele só aparecia de cadeira de rodas e com dificuldades para falar e acabou sucumbindo à complicações de um tratamento no cérebro no dia 12 aos 74 anos.
Domingos de Oliveira foi cineasta, escritor e ator. Se consagrou como diretor de filmes como Todas as mulheres do mundo e Barata Ribeiro, 716. No dia 23 se sentiu mal e acabou morrendo aos 82 anos.
Rafael Henzel foi o único jornalista que sobreviveu à tragédia com o avião da Chapecoense em novembro de 2016 onde 71 pessoas morreram. Logo depois de se recuperar lançou um livro que conta como é viver depois de ter sobrevivido. Mas ele acabou tendo uma peça pregada pelo destino quando jogava futebol com os amigos foi surpreendido por um infarto fulminante e fatal que o levou aos 45 anos dia 26 de março.
Outros mortos do mês: Luke Perry (4 de março), ator que participou do seriado Barrados no Baile, Maria Isabel de Lizandra (15 de março), atriz que fez inúmeras novelas na Tupi e Globo sendo seus maiores sucessos a primeira versão de Mulheres de Areia (1973) e vale tudo (1988), Márcia Real (15 de março), atriz que atuou em novelas por várias emissoras e Agnes Vardá (28 de março), cineasta do período da Nouvelle Vague francesa.
Em abril o quadro volta e sigo esperançoso que nesse próximo mês eu saia da crise e as coisas melhorem em todos os sentidos.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.