O quadro O Mês em resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de julho.
Em julho o terror causou enormes preocupações em todo o planeta. Uma série de ataques em massa assustou todos. No dia 14 de julho, dia da Bastilha a França voltou a ser alvo do terror pela terceira vez em um ano e meio, desta vez em Nice, na Riviera Francesa. O tunisiano Lahoujaned Bouhlel transformou um caminhão em arma e saiu atropelando quem vinha pela frente. O saldo da tragédia: 84 pessoas mortas e centenas de feridos. Depois de tiroteio ele foi morto pela polícia. Os ataques não pararam por aí. No dia 22 Munique voltou a viver o drama terrorista 44 anos depois do massacre nas Olimpíadas. Três atiradores invadiram um shopping no centro da cidade e mataram dez pessoas. Em Cabul, no Afeganistão um outro atentado matou 80 pessoas e de novo na França um padre foi degolado por dois franceses. O Estado Islâmico assumiu a autoria de quase todos os atentados. E nem o Brasil escapou. No dia 21 uma operação do serviço de inteligência prendeu dez pessoas suspeitas de preparar atentados que seriam executados durante a Olimpíada, mas que na realidade eram amadores.
Falando em Olimpíada o Rio começou a viver o clima em julho. Primeiro com o reforço na segurança que desde o dia 5 faz operações de patrulhamento e vigilância. São mais de 45 mil homens protegendo a segurança em todo o estado. No dia 24 a Vila Olímpica é inaugurada, mas a delegação da Austrália decide não se hospedar por encontrar diversas falhas no acabamento dos apartamentos. Numa gafe política o prefeito Eduardo Paes disse que a vila era ótima e que colocariam cangurus. A resposta australiana foi de imediato dizendo que não precisava de cangurus e sim de encanadores. Uma força tarefa de 600 pessoas foi convocada para realizar os reparos e três dias depois os australianos foram recebidos por Paes que entregou a chave da cidade e enfim a delegação foi se hospedar na Vila. A série de problemas prosseguiu no dia 30 quando uma das rampas provisórias da Marina da Glória veio abaixo devido à fortes ventanias.
Depois de ser afastado pelo Supremo da Presidência da Câmara Eduardo Cunha renunciou ao cargo numa tentativa de salvar seu mandato. Uma nova eleição foi realizada e Rodrigo Maia (DEM - RJ) é eleito no dia 14 para completar o mandato de Cunha na presidência da Câmara.
Em depoimento ao juiz Sérgio Moro o marqueteiro João Santana confessa ter recebido do PT dinheiro vindo do caixa dois do partido no valor de US$ 4,5 milhões e com isso a chance de Dilma Rousseff voltar ao Palácio do Planalto fica praticamente insustentável e até o PT já abriu mão de mobilizar os senadores na tentativa de mudar o seu voto no julgamento que já tem data marcada: começará em 29 de agosto. E o ex- presidente Lula acabou se tornando réu na Lava Jato junto de José Carlos Bumlai e Delcídio do Amaral, acusados de comprar o silêncio do ex- diretor da Petrobras Nestor Cerveró numa tentativa de obstrução da justiça.
E o ódio racista aflorou com a morte de dois jovens negros por policiais nos estados de Minnesota e Louisiana e em Dallas, no Texas seis pessoas morreram durante protestos pacíficos.
Na Turquia fracassa a tentativa de golpe militar contra o presidente Recep Erdogan. Tropas rebeldes tomaram as ruas de Istambul e Ancara, mas sucumbiram à força do governo. 245 pessoas morreram e Erdogan decide fechar 130 veículos de comunicação acusados de conspirar contra o golpe.
Donald Trump e Hillary Clinton são oficialmente os candidatos à sucessão de Barack Obama. Os dois postulantes foram confirmados nas convenções dos partidos Republicano e Democrata. Hillary se torna a primeira mulher à ser candidata à presidente na história política americana.
Theresa May assume o cargo de primeira ministra na Inglaterra depois do referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia.
A atriz e modelo Luiza Brunet é vítima de agressão pelo empresário Lírio Parisotto e resolve expor ao público em uma foto o rosto inchado. A agressão ocorreu em maio e a justiça decide proibir o empresário de se aproximar de Luiza.
A Rússia escapa de ser banida em sua totalidade das Olimpíadas pelo COI por causa do esquema de fraude no controle antidoping. Pior para o atletismo que teve o recurso negado e não estará nos jogos do Rio. Com isso atletas como a saltadora Yelena Isinbayeva ficam de fora, mesmo se conseguirem competir com a bandeira olímpica.
O futebol europeu fala português. A seleção de Portugal conquista seu primeiro título de expressão ao vencer a Eurocopa calando o Stade de France contra os donos da casa. O craque Cristiano Ronaldo sai de campo chorando por conta de dores, mas comanda do banco e incentiva o time. O gol da vitória portuguesa foi marcado por Eder que saiu do banco para se tornar um herói português com certeza.
O ator Guilherme Karam atuou em teatro, cinema e televisão tendo destaque na TV Pirata one fez papéis de destaque como o monstro Agronopoulos e o apresentador Zeca Bordoada. Sem atuar há 11 anos, pois sua última novela foi América ele descobriu ser portador da síndrome de Machado - Joseph, uma doença degenerativa e fatal e no dia 7 a doença levou o ator depois de dois anos. Dias depois da morte de Karam o jornalista da TV Record Arnaldo Duran anuncia ter a mesma doença que matou Guilherme Karam.
O escritor Elie Wiesel sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra Mundial em dois campos de concentração e em 1986 foi escolhido como Prêmio Nobel da Paz. Wiesel morre no dia 2 aos 87 anos.
Hector Babenco nasceu na Argentina, mas se tornou brasileiro na alma. Dirigiu inúmeros filmes com um olhar crítico da sociedade casando perfeitamente com a intimidade dos dramas. Dentre os filmes de destaque estão Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977), Pixote, a lei do mais fraco (1980), O Beijo da Mulher Aranha (1985) que deu um Oscar para William Hurt e Carandiru (2003).O último filme Meu Amigo Hindu de 2015 foi seu último. Hector Babenco morre no dia 13 devido à uma parada cardiorrespiratória.
Crítico dos mais aclamados do país Sábato Magaldi trocou a carreira de advogado e se tornou um dos mais importantes estudiosos do teatro brasileiro. A obra Panorama do teatro Brasileiro é considerada para muitos como a Bíblia do teatro. Escreveu também para o Jornal da Tarde e foi professor na Escola de Arte Dramática. Internado desde o começo do mês morre no dia 14 aos 89 anos devido à infecção generalizada.
O jornalista Eliakim Araújo começou carreira no rádio e em 1983 estreou na televisão ao assumir a bancada do Jornal da Globo onde conheceu sua mulher, a jornalista Leila Cordeiro e formaram o primeiro casal de jornalistas da TV. O casal passou pela TV Manchete e SBT e em 1997 foram para os Estados Unidos onde trabalharam no canal de notícias da CBS em português. Atualmente fazia o programa Conexão América na internet. Diagnosticado com um câncer no pâncreas Eliakim não resistiu ao tratamento e morreu no dia 17 aos 75 anos.
Outros mortos do mês: Michael Cimino, cineasta americano,vencedor do Oscar de melhor diretor pelo filme O Franco Atirador de 1979 (2 de julho), Ivald Granato, artista plástico (3 de julho), Abbas Karostami, cineasta iraniano vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1997 (4 de julho), Marco de Bari, fotógrafo especialista em fotografar carros, fez mais de 150 capas para a revista Quatro Rodas da Abril. Ele não resistiu à um traumatismo craniano causado pela queda de uma estrutura metálica (8 de julho), Luiza Barros, ex- ministra da Igualdade Racial no primeiro mandato do governo de Dilma Rousseff (14 de julho), Garry Marshall, diretor do filme Uma linda mulher, de 1990 que revelou a atriz Julia Roberts (19 de julho), Sérgio Machado, diretor do Grupo Editorial Record (19 de julho), Maria Lídia Martuscelli, a Lidoka do conjunto As Frenéticas que fez sucesso no final dos anos 70 com músicas que fizeram sucesso nas rádios e emplacou músicas de abertura de novelas como Dancin Days e Feijão Maravilha (23 de julho) e Silvio Navas, dublador que ficou conhecido ao dublar as vozes de personagens como Papai Smurf, Darth Vader e Mumm - Rá (30 de julho)
Em agosto o quadro estará de volta.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.