Por dentro dos jogos Rio 2016: Atletismo

Kleber Nunes
By -
0
A partir de hoje a cobertura das Olimpíadas aqui no Blog de knunes ficará mais intensificada, pois estamos à 35 dias da cerimônia de abertura. Iniciamos hoje uma nova série que vai apresentar ao mesmo tempo os esportes do programa olímpico, os locais de competição, os grandes nomes e os atletas brasileiros que vão disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e para começar o esporte mais nobre dos jogos, o atletismo.




O atletismo reúne três modalidades: corridas, saltos e arremessos. Presente nos Jogos Olímpicos da antiguidade e desde a primeira edição da era moderna o atletismo é o mais nobre esporte dos jogos. As provas são disputadas em estádios, à exceção da maratona que é disputada nas ruas.

Provas de pista
  • Rasas: Disputadas em curtas distâncias são as mais velozes. As distâncias são de 100 (a prova mais rápida do mundo), 200 e 400 m. E ainda tem os 110 m com barreiras
  • Médio fundo: Estas são provas para quem tem fôlego e as distâncias variam de 800 à 1500 m. As corridas de 3000 metros são feitas com obstáculos. 
  • Fundo e longas distâncias: São corridas para super homens. Provas mais longas onde a resistência física é fundamental. 5000 e 10000 metros são as provas mais comuns.
  • Maratona: A prova que encerra os jogos olímpicos e tem sua origem na Grécia antiga quando o soldado Fidípedes percorreu 42 quilômetros até Atenas para anunciar a vitória grega sobre os persas. A distância oficial é de 42.195 m e vigora desde os jogos de Londres em 1908. 
Provas de campo
  • Arremessos: São quatro as provas. Arremesso de peso, arremesso de dardo, lançamento de disco e lançamento de martelo. São disputadas em áreas delimitadas por círculos e os competidores tem várias tentativas e vence quem obtiver a melhor marca.
  • Saltos: São disputadas em dois tipos: vertical e horizontal. No salto vertical as modalidades são o salto em altura e o salto com vara. As provas horizontais são o salto em distância e o salto triplo. No salto em altura os competidores realizam várias tentativas com o objetivo de saltar mais alto sem encostar no sarrafo, da mesma forma no salto com vara. Nas provas de salto em distância e salto triplo os saltadores pegam impulso e correm até uma faixa delimitadora que delimita o salto. O corredor que passar além da faixa tem seu salto considerado queimado e a aterrissagem é feita em uma caixa de areia. Vence quem saltar mais alto.
Provas combinadas

As provas combinadas existentes são o heptatlo (para mulheres) e decatlo (para homens). Essas duas provas são disputadas em dois dias e apontam o mais completo atleta capaz de correr, arremessar e saltar ao mesmo tempo. 

A pista


A pista de atletismo tem oito raias com espaço de 1,22 m entre elas, largura de 10 m e seu comprimento é de 400 metros de extensão com duas retas e duas curvas. Todas as pistas tem de ser feitas com material sintético emborrachado.

O local do atletismo nos jogos olímpicos Rio 2016



As competições vão acontecer no Estádio Olímpico Nilton Santos no bairro do Engenho de Dentro. O Engenhão foi inaugurado em 2007 e foi sede do atletismo nos Jogos Pan Americanos do Rio. O estádio passou por uma reforma na cobertura que apresentou problemas estruturais em 2013 e foi fechado. No começo deste ano a pista foi trocada e a reforma da cobertura foi concluída. O estádio está arrendado ao Botafogo e é de propriedade da prefeitura. No Pontal haverá a largada e a chegada da marcha atlética e a maratona terá a largada e a chegada no Sambódromo do Rio na Marquês de Sapucaí. 

O astro


O jamaicano Usain Bolt é a grande atração dos jogos. Bicampeão olímpíco nos 100 e 200 m rasos ele vem ao Brasil para tentar o tricampeonato e já declarou que esta será sua última olimpíada. 

O Brasil nos jogos

Vitor Hugo dos Santo GP Brasil de atletismo (Foto: Wagner Carmo/CBAT)

Até agora o país tem 49 atletas classificados para os jogos. O país terá 70 vagas. As definições vão acontecer no Troféu Brasil que vai até domingo. Nossas chances deverão ser no salto com vara com Fabiana Murer, na maratona com Marilson Gomes dos Santos e com Caio Bonfim na marcha atlética de 20 e 50 km. As equipes de revezamento ainda não estão fechadas. 

Amanhã a série fala do Badminton.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!