Um time comemora a ida pra Libertadores, outro comemora o vice e três torcidas choram pelo rebaixamento. Assim o Brasileirão 2015 terminou. Para Atlético Mineiro valeu o vice, para o São Paulo a vaga na Libertadores e para Avaí, Vasco e Goiás a dura realidade com a queda pra Série B em 2016.
Bruno Cantini/Divulgação, André Costa/AE e João Lucas Cardoso/globoesporte.com
Galo passa fácil pela Chapecoense e fica com o vice, Grêmio fez sua parte e São Paulo bate o Goiás e vai pra Libertadores apesar de um ano problemático
Antes dos jogos da rodada os jogadores cruzaram os braços pedindo a renúncia de Marco Polo del Nero da presidência da CBF, pois ele se licenciou depois de ser indiciado pelo FBI por corrupção. A disputa pelo vice era entre Atlético Mineiro e Grêmio e deu Galo. Jogando no Mineirão o Galo bateu fácil a Chapecoense por 3 x 0 e o Grêmio venceu o já rebaixado Joinville por 2 x 0. O São Paulo ficou com a última vaga pra Libertadores ao vencer e rebaixar o Goiás com gol de Rogério salvando um ano que foi caótico dentro e fora de campo. O Inter bateu o Cruzeiro por 2 x 0, mas não ficou com a vaga na Liberta, apenas a vaga nas oitavas da próxima Copa do Brasil.
André Durão/globoesporte.com
Torcedores do Flamengo provocam o Vasco que caiu: derrota melancólica fecha ano ridículo dos cariocas
O Sport venceu a Ponte Preta por 1 x 0 e terminou o campeonato na ótima sexta colocação, o Santos curou a ressaca de perder a Copa do Brasil e aplicou 5 x 1 no Atlético Paranaense, já o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 x 1. Um final melancólico de temporada para o rubro negro que teve um campeonato oscilante, sonhou com a Libertadores, mas a série de derrotas tirou o sonho do clube, aliás que ano ridículo do futebol carioca, pois nenhum time ficou entre os dez primeiros do campeonato.
Caem Vasco, Avaí e Goiás
Guito Moreto/Ag. O Globo, Geraldo Bubniak e Felipe Rau/AE, Marcos Ribolli/globoesporte.com e Marco Favero (2)/RBS
Vasco lutou, mas não teve jeito, caiu junto de Goiás e Avaí e o Figueira escapou com vitória milagrosa sobre o Fluminense
A disputa mais interessante da última rodada foi a guerra contra o rebaixamento e cinco times iniciaram a rodada na corda bamba. Coritiba e Vasco fizeram confronto direto, Avaí e Figueirense precisariam vencer e Goiás tinha a missão impossível. Ao final da rodada Coxa e Figueira respiraram aliviados, já Goiás, Avaí e Vasco vão jogar na Série B de 2016. O Vasco precisava vencer e secar os rivais, lutou até o fim, mesmo em um gramado em péssimas condições no Couto Pereira, mas o Coritiba foi bravo e resistiu. O 0 x 0 rebaixou o Vasco pela terceira vez em oito anos e nem mesmo a ajudinha do Fluminense seria suficiente, pois o tricolor carioca perdeu para o Figueirense por 1 x 0 e o Furacão do Estreito garantiu sua permanência na elite. O Avaí foi até o Itaquerão e vencia o Corinthians de forma heroica, mas Vágner Love acabou empatando e como em 2012 decidiu o rebaixamento, desta vez do Avaí que caiu pra Série B. O Timão soma 81 pontos e consolida a melhor campanha da era dos pontos corridos desde 2006 quando o campeonato passou a ser disputado por 20 equipes.
Classificação final do Brasileirão 2015.
- Na Libertadores: Campeão Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo (disputará a Pré Libertadores) e Palmeiras (por ter sido campeão da Copa do Brasil)
- Internacional (garantido nas oitavas da próxima Copa do Brasil);
- Demais posições: Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético Paranaense, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Chapecoense, Coritiba e Figueirense (livres do fantasma).
- Rebaixados: Avaí, Vasco, Goiás e Joinville (três dos quatro que subiram ano passado voltam pra Série B).
E com isso o futebol brasileiro encerra sua temporada, os jogadores entram em férias e agora é esperar por 2016 cheio de novas emoções nos gramados do Brasil. A cobertura do Brasileirão termina aqui. Em 2016 tem mais.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.